Capa do livro: REINCIDÊNCIA NO SISTEMA PRISIONAL E SUA RELAÇÃO COM PROCESSOS EDUCATIVOS

REINCIDÊNCIA NO SISTEMA PRISIONAL E SUA RELAÇÃO COM PROCESSOS EDUCATIVOS

Autores: Silva, Maria da Conceição Valença (Conceição Valença)

Um sabático necessário, uma revisitação justa, uma análise meticulosa... Assim definimos o estudo de Conceição Valença, que em seu texto sintetiza as experiências que enriqueceram o seu pós-doutorado. Educação, segurança pública, cidadania e dignidade são substantivos de um eixo comum que focam no fenômeno da reincidência de pessoas privadas de liberdade. Conceição faz um arcabouço legal da ressocialização até aspectos epistemológicos do que é uma reintegração ao tecido social. Por outro lado, aborda metodologias e instrumentos para promover uma educação libertadora, bem como a formação de profissionais da educação que atuam neste estigmatizado sistema. Conceitos claros, dados precisos e janelas para reflexões. Uma leitura obrigatória para aqueles que pregam a educação como elemento de cidadania e de transformação social.

- Prof. Dr. Josealdo Tonholo
Magnífico Reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

A obra da Profª. Drª. Conceição Valença, para além dos dados relevantes ao desenvolvimento do processo educativo no Sistema Prisional, faz um convite especial ao leitor à reflexão sobre a educação como direito fundamental, sendo ela formal ou informal, trata-se da “própria expressão da vida”. Revela, ainda, um caminho possível quando propõe que ultrapassemos a visão reducionista de ressocialização como retreinamento de habilidades sociais e eleva o conceito à socialização ressignificada.

- Dr. Diogo Teixeira
Advogado e Secretário de Ressocialização e
Inclusão Social de Alagoas (Seris)

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5443-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5441-1
DOI: 10.24824/978652515443.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 19
  • INTRODUÇÃO - 23
  • CAPÍTULO 1 EDUCAÇÃO EM PRISÕES: contextos internacionais, nacionais e alagoanos - 29
  • CAPÍTULO 2 EDUCAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E REINTEGRAÇÃO SOCIAL: algumas aproximações - 41
  • CAPÍTULO 3 DESAFIOS DA PESQUISA NA ABORDAGEM DA REINCIDÊNCIA NO SISTEMA PRISIONAL: dilemas conceituais e metodológicos - 55
  • CAPÍTULO 4 REINCIDÊNCIA DE APENADOS EM REGIME FECHADO NO SISTEMA PRISIONAL DO ESTADO DE ALAGOAS (2014 A 2021) - 65
  • CAPÍTULO 5 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: contributos ao debate - 81
  • CAPÍTULO 6 A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO SISTEMA PRISIONAL DE ALAGOAS: que evidências? - 97
  • CAPÍTULO 7 EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NO SISTEMA PRISIONAL DE ALAGOAS: que evidências? - 113
  • CAPÍTULO 8 AGREGANDO OS PRINCIPAIS ACHADOS DA PESQUISA: para onde apontam os resultados? - 121
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 137
  • REFERÊNCIAS - 141
  • ÍNDICE REMISSIVO - 149
CONCEIÇÃO VALENÇA

Pedagoga, tem Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Estágio Doutoral pela Universidade do Porto, em Portugal, financiado pelo CNPq/Capes. Tem Pós-Doutorado em Educação pela  Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sob a supervisão do Prof. Dr. Timothy Denis Ireland. É professora do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); é líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação em Prisões (GPEP). Coordena pesquisas no âmbito do sistema prisional e integra a coordenação de cursos de formação continuada de profissionais que atuam em contexto de privação de liberdade.