Capa do livro: PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA: <br>percepções de professores do ensino fundamental II de uma escola estadual de Mogi das Cruzes, SP

PROGRAMA SÃO PAULO FAZ ESCOLA:
percepções de professores do ensino fundamental II de uma escola estadual de Mogi das Cruzes, SP

Autores: Prado, Rosana Maria

Este livro é o resultado do trabalho realizado durante o curso de mestrado, com discussões de políticas públicas educacionais, mas tendo como tema a política pública do material didático do Programa São Paulo Faz Escola (PSPFE) e sua aplicabilidade em uma escola periférica, localizada em um bairro afastado da região central e que apresenta grandes problemas sociais.
O programa teve seu início em 2008 e consiste numa proposta curricular implantada através da entrega regular e gratuita para as escolas da rede estadual, pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Os docentes, responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, são atores fundamentais em relação às análises e avaliações do material didático, por isso, a necessidade de discussão sobre as percepções dos professores, verificando as potencialidades e fragilidades do material, além de questões que englobam a escola como um todo e as dificuldades do ensino no momento da pandemia do novo Coronavírus.
Espero que os leitores encontrem nesse livro reflexões que auxiliem o trabalho pedagógico e a construção de políticas públicas voltadas ao material didático.

Boa leitura!

Rosana Maria Prado

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5120-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5121-2
DOI: 10.24824/978652515120.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 106
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

1. APRESENTAÇÃO......................................................................................13
1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................15
PREFÁCIO
OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO
PAULO............................................................................................................49
Luci Bonini
2. OBJETIVOS ...............................................................................................51
2.1 Objetivo geral ....................................................................................51
2.2 Objetivos específicos ........................................................................51
3. MÉTODO ....................................................................................................53
3.1 Natureza do estudo...........................................................................53
3.2 Área de estudo..................................................................................53
3.3 Análise do rendimento dos alunos ....................................................55
3.4 Participantes da pesquisa e método de coleta de dados..................58
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES ..............................................................61
4.1 Perfil dos participantes......................................................................61
4.2 Análise do material didático São Paulo Faz Escola ..........................63
CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................87
REFERÊNCIAS..............................................................................................91
ÍNDICE REMISSIVO ...................................................................................103

ROSANA MARIA PRADO
Mestra em Políticas Públicas (UMC), especialista em Gestão da Aprendizagem (UBC), graduada em Letras/Tradução (UMC) e Pedagogia (FALC). Atua como professora do ensino técnico e médio da escola pública estadual onde também exerce a função de coordenadora pedagógica da área de linguagens.