Autores: Santos, Jaqueline Leandra de Menezes Pereira dos - Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4994-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-4995-0
DOI: 10.24824/978652514994.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
PREFÁCIO 1 .....................................................9
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão
PREFÁCIO 2 .....................................................15
Helio F. Orrico
PRÓLOGO .....................................................17
Natalia Araújo de Sá
INTRODUÇÃO .....................................................19
CAPÍTULO 1 A CRIANÇA COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E OUTRAS ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO ...........................................29
CAPÍTULO 2 EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL .....................................................45
2.1 A realidade socioeconômica da criança com SCZV.....................................................50
2.2 A inclusão na Educação Infantil, pesquisas contemporâneas sobre alunos com SCZV e o Protocolo de Atendimento Educacional para crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus e outras alterações do desenvolvimento, elaborado por Monteiro e Fernandes .....................................................52
2.3 Protocolo de Atendimento Educacional para as crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus.....................................................60
CAPÍTULO 3 A PESQUISA.....................................................65
3.1 Metodologia.....................................................65
3.2 Grupo focal.....................................................72
3.3 Contextualizando a rede municipal de Nova Iguaçu .....................................................76
3.4 Discussão e resultados .....................................................80
3.4.1 Primeiro Grupo de Atendimento – 1º Encontro – Assuntos abordados.....................................................90
3.4.1.1 Protocolo de Educação Precoce.....................................................90
3.4.2 Primeiro Grupo de Atendimento – 2º Encontro – Assuntos abordados.....................................................93
3.4.2.1 Conhecendo os bebês envolvidos na pesquisa – o olhar atento durante a estimulação .....................................................93
3.4.2.1.1 Protocolo de Atendimento.....................................................93
3.4.3 Primeiro Grupo de Atendimento – 3º Encontro – Assuntos abordados.....................................................96
3.4.4 Primeiro Grupo de Atendimento – 4º Encontro – Assuntos abordados.....................................................96
3.4.5 Primeiro Grupo de Atendimento – 5º Encontro – Assuntos abordados.....................................................96
3.4.6 Primeiro Grupo de Atendimento – 6º Encontro – Assuntos abordados.....................................................96
3.4.7 Primeiro Grupo de Atendimento – 7º Encontro (último) – assuntos abordados e considerações finais .....................................................96
PONDERAÇÕES FINAIS.....................................................99
REFERÊNCIAS.....................................................103
ANEXO1 DADOS DE ENVIO NA PLATAFORMA BRASIL.....................................................109
ANEXO 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PESQUISA..................................................... 111
ANEXO 3 ROTEIRO DE QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES .....................................................113
ANEXO 4 ROTEIRO DE QUESTIONÁRIO PARA RESPONSÁVEIS .....................................................115
ANEXO 5 PLANO DE ENSINO DO CURSO.....................................................117
ÍNDICE REMISSIVO .....................................................149