Capa do livro: ALUNOS COM SÍNDROME CONGÊNITA PELO ZIKA VÍRUS E OUTRAS ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: <br>sistemas de apoio, processos pedagógicos e materiais didáticos acessíveis

ALUNOS COM SÍNDROME CONGÊNITA PELO ZIKA VÍRUS E OUTRAS ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
sistemas de apoio, processos pedagógicos e materiais didáticos acessíveis

Autores: Santos, Jaqueline Leandra de Menezes Pereira dos - Fernandes, Edicléa Mascarenhas

Este livro representa a ação de pesquisadores, professores, familiares, demais profissionais de educação e crianças com síndrome congênita pelo Zika Vírus (SCZV) e outras alterações de desenvolvimento na luta diária pelos direitos inalienáveis à educação. O nascimento de crianças com SCZV reapresentou ao cenário educacional a necessidade da educação precoce como modalidade de atendimento especial na Educação Infantil, revelando a importância do acesso à educação nesta etapa de desenvolvimento. As autoras agradecem imensamente à Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, às professoras participantes da pesquisa e a todas as famílias e alunos indiretamente participantes do estudo.

Impresso
de R$ 62,32 por
R$ 47,94
Digital
de R$ 55,50 por
R$ 35,96

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4994-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-4995-0
DOI: 10.24824/978652514994.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PREFÁCIO 1 .....................................................9
Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão
PREFÁCIO 2 .....................................................15
Helio F. Orrico
PRÓLOGO .....................................................17
Natalia Araújo de Sá
INTRODUÇÃO .....................................................19
CAPÍTULO 1 A CRIANÇA COM SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS E OUTRAS ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO  ...........................................29
CAPÍTULO 2 EDUCAÇÃO INFANTIL E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL .....................................................45
2.1 A realidade socioeconômica da criança com SCZV.....................................................50
2.2 A inclusão na Educação Infantil, pesquisas contemporâneas sobre alunos com SCZV e o Protocolo de Atendimento Educacional para crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus e outras alterações do desenvolvimento, elaborado por Monteiro e Fernandes .....................................................52
2.3 Protocolo de Atendimento Educacional para as crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus.....................................................60
CAPÍTULO 3 A PESQUISA.....................................................65
3.1 Metodologia.....................................................65
3.2 Grupo focal.....................................................72
3.3 Contextualizando a rede municipal de Nova Iguaçu .....................................................76
3.4 Discussão e resultados .....................................................80
3.4.1 Primeiro Grupo de Atendimento – 1º Encontro – Assuntos abordados.....................................................90
3.4.1.1 Protocolo de Educação Precoce.....................................................90
3.4.2 Primeiro Grupo de Atendimento – 2º Encontro – Assuntos abordados.....................................................93
3.4.2.1 Conhecendo os bebês envolvidos na pesquisa – o olhar atento durante a estimulação .....................................................93
3.4.2.1.1 Protocolo de Atendimento.....................................................93
3.4.3 Primeiro Grupo de Atendimento – 3º Encontro – Assuntos abordados.....................................................96
3.4.4 Primeiro Grupo de Atendimento – 4º Encontro – Assuntos abordados.....................................................96
3.4.5 Primeiro Grupo de Atendimento – 5º Encontro – Assuntos abordados.....................................................96
3.4.6 Primeiro Grupo de Atendimento – 6º Encontro – Assuntos abordados.....................................................96
3.4.7 Primeiro Grupo de Atendimento – 7º Encontro (último) – assuntos abordados e considerações finais .....................................................96
PONDERAÇÕES FINAIS.....................................................99
REFERÊNCIAS.....................................................103
ANEXO1 DADOS DE ENVIO NA PLATAFORMA BRASIL.....................................................109
ANEXO 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE PESQUISA..................................................... 111
ANEXO 3 ROTEIRO DE QUESTIONÁRIO PARA PROFESSORES .....................................................113
ANEXO 4 ROTEIRO DE QUESTIONÁRIO PARA RESPONSÁVEIS .....................................................115
ANEXO 5 PLANO DE ENSINO DO CURSO.....................................................117
ÍNDICE REMISSIVO .....................................................149

JAQUELINE LEANDRA DE MENEZES PEREIRA DOS SANTOS
Mestra em Educação, Cultura e Comunicação pela UERJ. Psicopedagoga. Graduação em Pedagogia. Exerceu a função de Professora Tutora pelo CECIERJ, no curso de Pedagogia nas disciplinas de Educação Especial Inclusiva e a disciplina de EJA. Articuladora de Projetos Educacionais – Secretaria Municipal de Educação – Duque de Caxias. Tutora do curso de Atualização em Educação Especial e Inclusiva, na disciplina de Inclusão de Alunos com deficiência visual, parceria UFF/MEC. Professora do curso de Atualização em Educação Precoce NEEI/UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Produção de Materiais Didáticos Acessíveis.

EDICLÉA MASCARENHAS FERNANDES
Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da Faculdade de Educação (www.nucleoneei.org). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias da FEBF/UERJ, Diversidade e Inclusão. Doutorado em Ciências, Tecnologia e Inclusão/UFF. Doutora em Ciências da Saúde da Criança e da Mulher/Fiocruz. Mestra em Educação/UERJ. Psicóloga, pedagoga e psicopedagoga. Pró-cientista do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Produção de Materiais Didáticos Acessíveis para alunos com deficiências em contextos formais e informais de educação.