Capa do livro: ENSINO DE HISTÓRIA E DIFERENÇAS - VOLUME 3

ENSINO DE HISTÓRIA E DIFERENÇAS - VOLUME 3

Autores: Santos, Joaquim dos – Florencio. Thiago (Orgs.)

Em contraposição à História Única, que teima em se impor, é preciso falar, escrever, gritar, denunciar as atrocidades, silenciamentos e apagamentos históricos que excluem as possibilidades de diferenças. Para tal, enquanto profissionais da História, precisamos lutar contra os apagamentos, os silenciamentos, os epistemicídios e, então, trazer para nossas atividades histórias outras e seus ensinos. Histórias outras que evidenciem as diferenças, as multiplicidades de gênero, de raça, de etnia, de classe de forma interseccional, ou seja, de modo a compreendê-las de maneira integrada e complementar.

- Elison Antonio Paim



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5091-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5089-5
DOI: 10.24824/978652515091.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 318
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Apresentando a série - 9
  • Apresentação - 11
  • Prefácio Ensino de história e diferenças: histórias que gritam, querem, precisam e devem estar na escola - 15
  • Um currículo que permita ensinar a história de todos, todas e todes para todas, todos e todes - 23
  • “Ideologia de gênero” e negacionismo do racismo: a perspectiva neoconservadora como desafio para a História em tempos de crise democrática - 43
  • A BNCC e os desafios para ensino de História: silenciamento e retrocessos sobre as relações étnico-raciais no Ensino Médio - 61
  • O pensamento decolonial como uma perspectiva epistemológica para a visibilidade das mulheres negras no ensino de História - 83
  • Por uma pedagogia do “sem forma”: reflexões sobre saberes indígenas e ensino de História - 107
  • Transexuais no ensino de História: ausências/presenças sensíveis - 131
  • Questões de gênero e sexualidade na escola: narrativas de professores(as) de História - 153
  • Vozes negras: professoras de História no interior da Bahia e a profissionalização docente nas décadas de 1980 e 1990 - 171
  • Os silêncios que (des)educam: mulheres e o ensino de História de Rondônia - 193
  • A professora catequista: Igreja, educação feminina e ensino no Ceará das primeiras décadas do século XX - 213
  • Ressignificações de gênero e de uma tradição artística eurocêntrica nas obras de Camila Soato - 233
  • O ensino de História e a Lei nº 10.639/2003: livros didáticos – objeto cultural e instrumento curricular - 251
  • Literatura, ensino de História e discursos raciais: permanências e releituras acerca das representações negras - 263
  • O rap na sala, a aula como rap - 287
  • Índice remissivo - 305
  • Sobre os organizadores e autores - 311
JOAQUIM DOS SANTOS

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória (URCA) e do Mestrado Profissional em Educação – PMPEDU (URCA). Possui Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutor em História pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2017). Líder do Núcleo de História Oral, Memória e Diversidades – NHISTAL (URCA/CNPq) e vice-líder do Grupo Imagens da Morte – a morte e o morrer no mundo Ibero-americano (UNIRIO/CNPq). Desenvolve estudos com ênfase em: Formação de professores e ensino de história; ensino de história em espaços educativos não escolares; História da morte e sensibilidades; Educação patrimonial; Memória oral e religiosidade; Gênero e sexualidade. Tem experiência no ensino de história na educação básica; Organização, gestão e ação educativa em museus; Formação inicial e continuada de professores; Organizações não Governamentais em defesa do patrimônio cultural.

THIAGO FLORENCIO

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória (URCA). Possui graduação, bacharelado e licenciatura em História (2003). Mestrado em História Social da Cultura (2007) e Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (2014) pela PUC-RIO. Pós-Graduação latu sensu em História da África e do Negro no Brasil (2005) pelo Centro de Estudos Afro-Asiáticos da Universidade Candido Mendes. Líder do Grupo de Pesquisa NEDESA (Núcleo de Estudos de Descolonização do Saber). Atua nas áreas de História, Literatura, Cinema e Performance e desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre crítica ao colonialismo, epistemologias decoloniais, identidades étnicas e raciais.

ANA CAROLINA DA SILVA ANDRADE

Graduada em História pela UERJ – Faculdade de Formação de Professores. Mestranda pelo Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória – UERJ. Professora de História da Rede Estadual do Rio de Janeiro.

ANTONIO JUSCELINO BARBOSA DOS SANTOS

Mestre em História pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Regional do Cariri (URCA). É professor de História e Geografia da Rede Municipal de Educação de Trairi-CE. É especialista em Ensino de História, e graduado em Pedagogia e também em História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

CÉLIA SANTANA SILVA

Doutora em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora do Departamento de Ciências e Tecnologia e do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XVIII. Pesquisadora do ensino de História, da formação de professores e professoras e das relações étnico-raciais.

CRISTIANI BERETA DA SILVA

Professora do Departamento de História, do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas (UDESC/CNPq).

DANIEL PINHA SILVA

Doutor em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É professor do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e do Mestrado Profissional em Ensino de História. Atualmente é Coordenador do ProfHistória da UERJ.

ELIS DA SILVA OLIVEIRA

Graduada em História pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro dos grupos de pesquisa Centro de Documentação e Estudos Avançados em Memória e Patrimônio de Rondônia (História – UNIR) e Jurupari – Cultura, Memória, Patrimônio e Identidade na Amazônia (História – UNIR). Atualmente é professora de História e História de Rondônia na Educação Básica.

FRANCISCO GOUVEA DE SOUSA

Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor e mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Licenciado em História e também Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

JÉSSICA CORREIA DUARTE NUVENS

Mestra em Ensino de História pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Regional do Cariri (URCA). Graduada em História pela URCA. Especialista em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Integrada de Patos. É professora de História na Rede Pública Municipal de Ensino de Santana do Cariri/CE.

JOSÉ CLAUDIO LEÔNCIO GONÇALVES

Mestre em Ensino de História pelo ProfHistória da Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Ensino de História, Suas Metodologias e Pesquisa pela URCA. Graduado em História pela URCA. Professor da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC/CE). Pesquisa os seguintes temas: Ensino de História, Gênero e Sexualidade.

MARA GENECY CENTENO NOGUEIRA

Graduada em História pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora Adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e professora do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários.

MARIA LUCELIA DE ANDRADE

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará. Mestra em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em História Social, pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri – URCA e do Mestrado Profissional de História (ProfHistória-URCA).

MARIA TELVIRA DA CONCEIÇÃO

Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História.

MARISTELA CARNEIRO

Professora da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (FCA/UFMT). Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo concluído período sanduíche na Universidade de Nápoles Federico II, na Itália (UNINA). Mestra em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Possui graduação em História e Filosofia e especialização em História Cultural e Epistemologia do Sul pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

FERNANDO SEFFNER

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Geologia e Licenciatura Plena em História pela UFRGS. Mestre em Sociologia e Doutor em Educação pela UFRGS. Docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. É líder do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – GEERGE. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – CA ED – Educação.

HELENA MARIA MARQUES ARAÚJO

Graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É professora do Departamento de História da UERJ e do Mestrado Profissional de Ensino de História – ProHistória/UERJ. É líder do Laboratório de Ensino de História – LEh-CAP/ UERJ.

PABLO DE OLIVEIRA DE MATTOS

Doutor em História Social da Cultura na PUC-Rio. Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/CAPES, sob a co-orientação do Professor Dr. Hakim Adi, na Universidade de Chichester, West Sussex, Inglaterra. Pós-Doutorando na Université Libre de Bruxelles, vinculado ao Centro de Pesquisa Interdisciplinar AmericaS, sediado na Maison des Sciences Humaines.

PEDRO HENRIQUE CORRÊA RODRIGUES

Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social e utilização do rap como ferramenta auxiliadora em sala de aula. Atualmente é mestrando em Ensino de História pelo ProfHistória (UERJ).

PRISCILA SPINDLER CORRÊA NUNES

Professora de História do Ensino Fundamental do município de Canoas/RS. Graduada em História pela Universidade Luterana do Brasil, e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Ensino de História e Geografia: saberes e fazeres da contemporaneidade pela UFRGS. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – ProfHistória / UFRGS. Integrante do Projeto de Pesquisa CLOSE – Centro de Referência da História LGBTQI+ do RS.

REGINALDO FERREIRA DOMINGOS

Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto de Formação de Educadores – IFE; Campus Brejo Santo-CE. Graduado em História (Universidade Regional do Cariri – URCA). Especialista em História e Sociologia (URCA). Mestre e doutor em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC).

RITA DE CÁSSIA DOMINGUES DOS SANTOS

Professora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT), com bolsa da CAPES doutorado sanduíche na Bangor University (UK). Coordenadora do grupo de pesquisa ContemporArte. Professora da Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT). Mestra em Artes pela ECA-USP. Graduada em Composição e Regência pela UNESP e em Educação Artística pela FASM (SP). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

ROGÉRIO DE LIMA SILVA

Graduado em Licenciatura Plena em História – Faculdades Integradas Simonsen. Extensão em Mídia e Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Graduado em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento, no Rio de Janeiro. Professor de História no Ensino Fundamental II e na Educação de Jovens e Adultos.

ROSÁLIA FELIPE DA SILVA

Graduada em Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (Universidade Federal do Cariri – UFCA), Instituto de Formação de Educadores – IFE e integrante do Núcleo de Estudos em Educação, História, Diversidade, Raça, Etnia e Movimentos Sociais – NEEHDREM.

TÚLIO HENRIQUE PEREIRA

Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Piauí, no Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB/UFPI) com financiamento pelo PNPD/Capes.

VILSON ANDRÉ MOREIRA GONÇALVES

Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (2020). Graduado em Licenciatura em Artes Visuais (2006) e Especialista em História, Arte e Cultura (2008), ambos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente investiga adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema, cultura pop e convergências entre arte, política e cultura digital. É administrador do perfil “História da Arte com o Tio Virso” no Instagram.

VIVIANE DA SILVA ARAUJO

Doutora em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é Professora Adjunta vinculada ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

KÉVIA DANIELE DA SILVA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA). Especialista em Ensino de História e Formação Cidadã pela Faculdade de Educação da Lapa (FAEL). Graduada em Pedagogia pela FAEL. Graduada em História pela URCA. Membro do Grupo de Pesquisa Marx, Classes Sociais, Ideologia, Estado e Revolução (URCA/CNPq) e do Núcleo de Estudos em História Social e Meio Ambiente – NEHSA (URCA).

ZULEIDE FERNANDES DE QUEIROZ

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduada em Pedagogia pela UFC. Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora aposentada da URCA. É professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) e dos Programas de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (URCA), ProfHistória (URCA) e PRODER/UFCA.