Capa do livro: DIÁLOGOS EM TRANSFORMAÇÃO

DIÁLOGOS EM TRANSFORMAÇÃO

Autores: DANIELLE SALES - JOSE DAMIRO DE MORAES

Esta publicação procura tecer uma rede de discussões sobre questões presentes no campo esportivo. Os textos apresentados são frutos de análises sobre temáticas sensíveis ao campo das práticas e reflexões sobre esporte e jogos. Nesta construção transdisciplinar, os leitores e leitoras irão acessar temas que passam por questões de ética, religiosidade, racismo, inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs), organização/sistematização de fontes e coletas de dados, jogos cooperativos, convivência e pandemia.
Cada tópico do livro poderá auxiliar grupos, profissionais de educação física, educadores e público interessado no campo esportivo e em seu potencial de integração social. As reflexões desenvolvidas também podem contribuir como temas geradores em estudos e ações sociais que envolvam as práticas esportivas. Esse esforço procura devolver à sociedade os resultados de uma ação pública que acreditamos poder gerar novas temáticas e um novo conjunto de aprendizagens. Esse movimento será capaz de mobilizar novas energias criativas que atendam anseios locais, regionais e nacionais.
Acreditamos que esse livro é uma contribuição para a importante pauta das práticas esportivas na sociedade, tendo como referência os princípios democráticos do Estado de Direito.

 

Impresso
de R$ 64,87 por
R$ 49,90
Digital
de R$ 59,90 por
R$ 37,43

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4557-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4558-7
DOI: 10.24824/978652514557.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO DA REITORIA - 9
  • APRESENTAÇÃO - 11
  • FONTES DE INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM ESPORTES NO ÂMBITO DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO - 13
  • A COLETA DE DADOS PARA PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, DA ATIVIDADE FÍSICA E DO ESPORTE - 19
  • RACISMO E PRÁTICA ESPORTIVA - 29
  • SOU PORQUE SOMOS: ética, estética e espiritualidade nas práticas da Educação Física - 43
  • ATIVIDADES FÍSICAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: acessibilidade e inclusão por meio do esporte - 57
  • EDUCAÇÃO, SUBJETIVIDADE E CONVIVÊNCIA - 71
  • ATIVIDADES DESPORTIVAS, SAÚDE MENTAL E ACESSIBILIDADE PARA CRIANÇAS E JOVENS SURDOS - 87
  • JOGOS COOPERATIVOS: jogar com o outro - 101
  • ÍNDICE REMISSIVO - 109
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 113
Ana Paola da Silva Salgado Araujo
Mestra em Memória e Acervos pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB, 2023). Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2022). Especialista em Gestão Eletrônica de Documentos pela Universidade Augusto Motta (UNISUAM, 2011 – 2012). Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2006 – 2010). Atuação como bibliotecária da Petróleo Brasileiro S.A. por intermédio da empresa Documentar Tecnologia e Informação (2011 – 2014) no setor de aquisição de publicações e no serviço de referência. Atuação na função bibliotecária do Exército Brasileiro como Oficial Técnico Temporário de Biblioteconomia (2014 – 2022). Atualmente, bibliotecária do Centro de Educação e Humanidades na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ).

Beatriz de Sousa
Acadêmica de enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, atualmente cursando um programa de mobilidade acadêmica – REARI-Utrecht na Universidade de Bergen, na Noruega.

Fábio Gomes da Silva
Bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO). Estudante de mestrado Profissional em Biblioteconomia no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa em Organização do Conhecimento para Representação da Informação (GP-OCRI) e Pesquisa sobre Organização do Conhecimento de Culturas Periféricas com foco na Classificação da Cultura Muçulmana em Esquemas de Classificação Bibliográfica.

Fabiola Santos Luna Chagas Costa
Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Participa do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas (GPMC) como estudante relacionado a linha racismo e antirracismo: infância, juventude, gênero e classe desde 2020 e do Grupo de Estudos Desafios e possibilidades atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos (UERJ). Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ, 2023). Especialista em Questões Históricas e Filosóficas da Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2023).

Fernanda Kelly do Espirito Santo Silva
Mestranda em História do PPGH – UNIRIO, na linha de Poder, Cultura e Representações. Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi Pesquisadora discente extensionista de Pós-Graduação do Projeto TransformAÇÃO, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UNIRIO (PROEXC-UNIRIO). Atua ainda como chefe de seção de Comunicação da ORÉ – Revista Discente de Estudos Históricos da UNIRIO, tendo sido anteriormente, editora associada do seu conselho editorial.

Gabriely Costa Alvarenga
Estudante do Curso de Pedagogia da Escola de Educação/UNIRIO.
Hedinene Silva da Costa
Pesquisadora no Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LAPEAR/UNIRIO). Mestranda no Programa Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC/UNIRIO). Possui pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (ENSP-FIOCRUZ). Bacharel em Turismo (UNIGAMA).

Hugo Santos Silva
Licenciando de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Jaciany Ferreira Honório
Graduanda de Pedagogia na Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro. Íntegra o grupo de estudos e pesquisa em Filosofia História da educação: perspectivas do século XX. Participou do projeto de ensino História das Instituições Escolares: acolhimento dos calouros. Atualmente participa do projeto de ensino Pensamento Educacional Brasileiro: Pensando a Educação Brasileira através do diálogo com os signatários da educação.

Jussara Duarte Soares Dias
Doutoranda em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania pela Universidade Federal de Viçosa. Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) e Pós-Graduada em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui curso técnico em Conservação e Restauro pela Fundação de Artes de Ouro Preto. Participou do curso de curta duração intitulado Gestão do Patrimônio Cultural e Especialização Inteligente pela Universidade de Évora/Portugal.

Laryssa Moulin Oliveira
Licencianda de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO). Possui experiência acadêmica em estudos dos pensamentos educacionais brasileiros e movimentos sociais, com ênfase em Teorias da Instrução.

Lauro Tomaz
Estudante de Licenciatura em Biblioteconomia pela UNIRIO. Durante sua jornada acadêmica fez parte de projetos que traçaram um panorama histórico nacional através do esporte, como Visões do Rio de Janeiro em revistas estrangeiras e Estádios Públicos construídos na Ditadura Militar. Recentemente, contribuiu para publicações que refletem a espiritualidade dentro do esporte e outras manifestações culturais no projeto Transformação.

Luciana Lemos Esteves
Discente de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Voluntária no Projeto TransformAção. Bolsista do Projeto Ecoar. Integrante do grupo de pesquisa GEORGEA. E-mail: lucianaesteves14@gmail.com

Maique Fernandes Polonini
Discente de graduação em Biblioteconomia – modalidade a distância da UNIRIO – em convênio com o CEDERJ.

Marcia Cristina de Aguiar Damas
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Letras/Língua Portuguesa e Literatura pelas Faculdades Integradas Simonsen. Experiência em mediação escolar (SEMED). Professora do Ensino Fundamental – Prefeitura de Saquarema/RJ.

Marcia Lobo de Carvalho
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro desde 2021.2. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, entre 2020 até 2021.1. Formação técnica em Formação de Professores. Extensionista em 2021 como discente bolsista pela Universidade do Estado de Minas Gerais no Projeto “Diálogos Interdisciplinares III: Universidade e Escola”. Extensionista em 2022 como discente bolsista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Projeto Interinstitucional “Multi-Foco TransformAção”. Professora Adjunta no Colégio Mopi, RJ. Extensionista em 2023, como aluna bolsista da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro no Projeto Interinstitucional Qualifica RJ.

Nanci Simão da Rocha
Bibliotecária, discente do Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista do Projeto TransformAção. Integrante do grupo de pesquisa GEORGEA. E-mail: nancisrocha@gmail.com

Patrick do Amaral Pacheco
Licenciando de Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO). Possui experiência acadêmica em estudos da História da Educação, focados no contexto do Brasil Império, e em estudos sobre a psicomotricidade no período escolar.

Pedro Henrique Cardozo Ansuatigui
Discente em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Atualmente, atua como auxiliar pedagógico no Ensino Fundamental I. Interessa-se por Sociologia, Educação, Filosofia e Espiritualidade.

Raquel Dias Bastos
Graduanda em Licenciatura de História pela PUC-Rio desde 2019 e em Pedagogia (UNIRIO, desde 2021). Pesquisa sobre o ensino de História e sobre Educação Inclusiva no Brasil.

Renata Evelyn Moraes de Souza
Estudante de Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Experiência na área de Educação Infantil e Arte e Educação.

Sarah Sabat Pereira Leal Soares
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui experiência acadêmica em estudos sobre o Bullying e Diversidade Social e Cultural.

Silvana Araújo Rufino
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi bolsista de Iniciação Científica da UNIRIO e participou do Grupo de Pesquisa em Filosofia e História da Educação (GPE FHE). Participa do grupo de pesquisa GEHER-Rio (Grupo de Estudos História da Educação e Religião). Atuou como mediadora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atualmente cursa Letras-Português/Inglês e atua como auxiliar de turma.

Silvia Prata
Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui experiência acadêmica em memória social. Possui um nível técnico na área da Saúde.  

Vanessa Batista da Silva
Bolsista de Programa de Capacitação Institucional do CNPq – Nível DC no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) no Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB) com o projeto “O Dataverse no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas”. Bacharel e mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2022). Bacharel em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (2006).

Vitória Regina Dias Lima
Discente de graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO). Bolsista do Projeto TransformAção. Integrante do grupo de pesquisa História da Educação: Perspectivas do século XX. E-mail: vitoria.regina79@edu.unirio.br