Capa do livro: PSICOLOGIA EM PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS

PSICOLOGIA EM PESQUISAS CONTEMPORÂNEAS

Autores: De Marchi, Barbara Frigini - Missawa, Daniela Dadalto Ambrozine - Rossetti, Claudia Broetto (Organizadoras)

A palavra psicologia foi, inicialmente, popularizada como o estudo da mente. Apesar disso, a ideia de que a mente poderia ser objeto de estudo científico, utilizando o mesmo método das ciências naturais, recebeu forte oposição de filósofos renomados. Isso, porém, não impediu que o interesse pela psicologia crescesse no meio acadêmico - tanto que a pesquisa científica é hoje essencial para a sociedade moderna, pois promove avanço do conhecimento, inovação, melhoria de políticas públicas e da prática profissional.    

Nesse sentido, o presente livro contribui para o desenvolvimento da ciência psicológica e para a descolonização da psicologia, trazendo temáticas relevantes para a sociedade atual dentro de diferentes áreas, como psicologia do desenvolvimento, psicologia escolar, psicologia social, psicologia positiva e cyberpsicologia. Esta obra é, pois, uma coletânea de estudos que utilizam diferentes abordagens teórico-metodológicas e colabora para a construção do conhecimento sobre a psicologia contemporânea no Brasil. Assim, se espera que sua leitura seja prazerosa e informativa, proporcionando uma atualização sobre questões complexas da natureza humana e, especialmente, fortalecendo um panorama de avanços da psicologia brasileira.

Impresso
de R$ 88,00 por
R$ 76,00
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4844-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-4845-8
DOI: 10.24824/978652514844.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 298
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
    Katia C. Vione
  • AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E ATENÇÃO EM CRIANÇAS COM TDAH - 13
    Andréia Ferreira Araújo
    Daniela Dadalto Ambrozine Missawa
    Claudia Broetto Rossetti
    Mariane Lima de Souza
  • ANÁLISE DO PERFIL ATENCIONAL DE CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM O TRANSTORNO DO
    DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) - 31
    Daniela Dadalto Ambrozine Missawa
    Claudia Broetto Rossetti
    Pietra Giuliana Acioli
    Ariadne Dettman Alves
    Barbara Frigini De Marchi
  • INTELIGÊNCIA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL DE ALUNOS EM OFICINAS DE ROBÓTICA EDUCATIVA - 49
    Silvia Lorenzoni Perim Seabra
    Claudia Broetto Ambrozine Rossetti
    Jadson do Prado Rafalski
    Larissy Alves Cotonhoto
    Daniela Dadalto Missawa
  • CAPITAL PSICOLÓGICO E INFLEXIBILIDADE PSICOLÓGICA COMO PREDITORES DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS EM ADOLESCENTES - 69
    Valeschka Martins Guerra
    Sâmella Maria Pereira Germano
    Luciana Noia
  • HUMILDADE E HUMILHAÇÃO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES - 85
    Tatiana Machado Moraes
    Antônio Carlos Ortega
    Heloisa Moulin de Alencar
    Leandra Lúcia Moraes Couto
  • PERSPECTIVA DE FUTURO DE ADOLESCENTES EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL¹ - 105
    Joanna Fernandes Reblin Maretto
    Célia Regina Rangel Nascimento
    Edinete Maria Rosa
  • PRÁTICA DE RPG DE MESA DURANTE A PANDEMIA DE mCOVID-19: um estudo exploratório - 137
    Ana Carolina Martins Braga
    Claudia Broetto Rossetti
  • IMPACTOS DA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS SARS-COV-2 (COVID-19) NA QUALIDADE DE VIDA E NO BEM-ESTAR SUBJETIVO DE UNIVERSITÁRIOS ATENDIDOS PELO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL  BRASILEIRA - 157
    Samira Bissoli Saleme
    Claudia Broetto Rossetti
  • QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES QUE MIGRARAM PARA CARREIRAS LIGADAS ÀS MANUALIDADES COM FIOS:
    UM ESTUDO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 - 179
    Claudia Broetto Rossetti
    Maria Thereza Costa Coelho de Souza
    Barbara Frigini De Marchi
  • HOMOPARENTALIDADE: A PERCEPÇÃO DE PAIS HOMOAFETIVOS SOBRE ESTIGMA E APOIO SOCIAL NA CRIAÇÃO DOS FILHOS - 197
    Bruno Brito Vargas Fonseca
    Ariadne Dettmann Alves
  • DANO MATERIAL EM SALA DE AULA: JUÍZO DE PROFESSORAS SOBRE PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL - 219
    Leandra Lúcia Moraes Couto
    Heloisa Moulin de Alencar
    Tatiana Machado Moraes
  • REDES SOCIAIS DIGITAIS E MUDANÇAS NA ROTINA DE VIDA DE IDOSOS - 241
    Barbara Frigini De Marchi
    Claudia Broetto Rossetti
    Larissy Alves Cotonhoto
    Daniela Dadalto Ambrozine Missawa
  • ATENÇÃO NO VIDEOGAME DE AÇÃO: ANÁLISE DA LITERATURA CIENTÍFICA - 261
    Radael Rezende Rodrigues Junior
    Mariane Lima de Souza
  • SOBRE OS AUTORES E ORGANIZADORAS - 285
  • ÍNDICE REMISSIVO - 293
BARBARA FRIGINI DE MARCHI
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2013); especialista em Psicologia Hospitalar e Saúde (UNIVES, 2014); mestra (2019) e atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)/UFES. Psicóloga efetiva na Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA), lotada em instituição hospitalar, onde também atua como preceptora em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental (ICEPi/SESA). Tem experiência nas áreas de Saúde Mental e Psicologia do Desenvolvimento Humano, pesquisando sobre aspectos afetivos e cognitivos em idosos. Recentemente, passou a investigar qualidade de vida, prática de manualidades com fios e Psicologia Positiva.

DANIELA DADALTO AMBROZINE MISSAWA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004); Especialista em Neuropsicologia pelo CRP/ES; Mestrado (2006) e Doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Em 2021 concluiu o estágio pós-doutoral em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo com apoio FAPES/CAPES. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento, pesquisando sobre aspectos afetivos e cognitivos de crianças e adolescentes com TDAH. Recentemente, passou a pesquisar questões relacionadas a Neuropsicologia e avaliação em crianças e adolescentes.

CLAUDIA BROETTO ROSSETTI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), doutorado pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2010 e 2021). É Professora Titular da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.