Capa do livro: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: <br>Uma política progressista de indução à Educação Integral em Tempo Integral

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO:
Uma política progressista de indução à Educação Integral em Tempo Integral

Autores: Soares, José Nildo Oliveira

Este livro é o resultado de pesquisa de Doutorado em Educação: Currículo (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo – PUCSP), defendida em junho de 2020. Ele chega ao público no auge dos debates acerca da Educação Integral e do cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação, que prevê importante parcela da população em idade escolar matriculada em uma escola de tempo integral, em busca de mais educação. A pesquisa toma como objeto o Programa Mais Educação, política de indução à educação integral em tempo integral, entre os anos de 2007 e meados de 2016. Os estudos tiveram como objetivos as práxis desenvolvidas na cidade de Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo, em escolas de Ensino Fundamental. Em contexto acadêmico, o estudo insere-se nas investigações realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC), liderado pela Profª. Dra. Branca Jurema Ponce. Os dados foram levantados em produções acadêmicas sobre o tema (Teses, Dissertações e Artigos) e por meio de entrevistas com gestores, coordenadores, oficineiros, alunos e responsáveis, todos operadores do programa na cidade. Para aproximação, teórica, do objeto, realizaram-se estudos sobre Educação Integral em produções do MEC, bem como nos autores: Arroyo, (2012); Cavaliere, (2010); Gadotti, (2009); Maurício, (2009); Moll, (2012a, 2012b, 2013), entre outros. O Programa Mais Educação deixou legados concretos de transformações: de sujeitos, comunidades e unidades escolares e, também, a certeza de que é possível construir uma educação de qualidade social, capaz de desenvolver a Educação Integral das pessoas e promover justiça social.

Impresso
de R$ 68,14 por
R$ 52,41
Digital
de R$ 50,00 por
R$ 39,31

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5381-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5379-7
DOI: 10.24824/978652515381.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PREFÁCIO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: uma política progressista de indução à educação integral em tempo integral - 17

1. INTRODUÇÃO AS ORIGENS - 19

2. APRESENTAÇÃO O CONTEXTO DA OBRA E SEU AUTOR - 23

3. UTOPIA (RE)ALIMENTADA: mais tempos e espaços para a educação - 31

4. EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL - 49

5. PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: uma política progressista de indução à educação integral em tempo integral - 71

6. O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA - 107

7. TEORIA E METODOLOGIA - 165

8. REFERÊNCIAS - 187

9. POSFÁCIO CURRÍCULO E JUSTIÇA CURRICULAR: contradições na escola pública brasileira - 205

ÍNDICE REMISSIVO  - 227

JOSÉ NILDO O. SOARES
Graduado em Letras (FMU), e em Pedagogia (UNINOVE). Especialista em Globalização e Cultura (FESP), em Gestão da Qualidade (FAFLA), Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância e Educação; e Tecnologias: Gestão na Educação a Distância (UFSCar).  Mestre em Psicologia Educacional (UniFIEO). Doutor em Educação: Currículo (PUCSP). Docente no Ensino Superior e Professor de Educação Básica, do Estado de São Paulo.