Capa do livro: O PROFESSOR DE ARTE-EDUCAÇÃO QUE ATUA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (CUIABÁ – MT)<br> narrativas de experiência

O PROFESSOR DE ARTE-EDUCAÇÃO QUE ATUA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (CUIABÁ – MT)
narrativas de experiência

Autores: Barros, Claudia Alexandra de Albuquerque Menezes

O texto propõe-se a compreender as dificuldades enfrentadas por arte-educadores em promover e efetivar estratégias de imersão e vivência artística para alunos da educação inclusiva. Umas das maiores fragilidades do ensino da Arte na educação inclusiva é justamente a formatação de exercícios e tarefas capazes de promover a autonomia criativa dos alunos, ficando os professores/professoras reduzidos à comemoração de datas festivas na escola. Ações dessa natureza, claramente não levam a uma alfabetização estética, muito menos permite ao aluno com deficiência explorar minimamente o seu potencial, mas essa realmente é uma tarefa difícil. Partindo das narrativas de professores de Arte das Secretarias Estadual e Municipal de Educação de Mato Grosso, tendo como lócus privilegiado o universo urbano de Cuiabá, Mato Grosso, foi que se buscou qualitativamente promover um diálogo entre realidade/legislação e sensibilidade para conhecer e apresentar práticas educativas para um contexto de inclusão.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5093-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5094-9
DOI: 10.24824/978652515093.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 128
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRESENTAÇÃO  - 9

PREFÁCIO  - 15

1. (AUTO)NARRATIVAS E O PROCESSO DA PESQUISA: vida, arte e o despertar para a educação especial - 17

2. NORMATIVAS: orientações e propostas que regem a educação especial e inclusiva - 41

3. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE ARTES: atravessamentos - 61

4. O CAMINHO METODOLÓGICO: a entrevista narrativa - 89

CONSIDERAÇÕES FINAIS  - 113

REFERÊNCIAS  - 119

ÍNDICE REMISSIVO  - 127

 

 

CLAUDIA ALEXANDRA DE ALBUQUERQUE MENEZES BARROS
É professora e atua em escolas do Estado e Município de Cuiabá, Mato Grosso. É graduada em Educação Artística, com habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação da UNIC (Universidade de Cuiabá). Atua na cena artística de Cuiabá como cantora e exerce o desenho e a pintura como práticas cotidianas.