Capa do livro: PRÁTICAS MATEMÁTICAS E DOCÊNCIA:<br> Modos de ser professor em escolas de surdos

PRÁTICAS MATEMÁTICAS E DOCÊNCIA:
Modos de ser professor em escolas de surdos

Autores: Kipper, Daiane

A formação de professores que trabalham com o ensino de alunos surdos é um tema do nosso tempo. Pensando nessa questão, o presente livro objetiva problematizar modos de ser docente em escolas de surdos do sul do Rio Grande do Sul (RS), a partir de suas práticas matemáticas. A escrita desta obra se dá pelas mãos de uma professora que atua com alunos surdos desde 2010 e apresenta neste livro a suas experiências como professora de surdos. Assim, por meio de oficinas temáticas com professores de duas escolas de surdos do Sul do Rio Grande do Sul, inventa-se Dagmar, personagem conceitual e estético, que, no decorrer da trama, passa a dar vida aos modos de ser docente em Matemática com alunos surdos. Do escrutínio do material, formaram-se três subcomposições da personagem conceitual: na primeira, marcam-se as linhas duras de Dagmar, seu território, suas estrias oriundas da educação matemática, que marcam práticas na educação de surdos; na segunda, a gagueira, o que, na educação de surdos, faz desterritorializar a docência em Matemática; na terceira, apresenta-se o que do encontro da educação matemática com o menor, estamos produzindo na educação de surdos, isto é, a reterritorilização de Dagmar.

Impresso
de R$ 98,80 por
R$ 76,00
Digital
de R$ 87,00 por
R$ 57,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4564-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4565-5
DOI: 10.24824/978652514564.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 17
  • UMA PROFESSORA-RIZOMA A APRESENTAR UMA TESE - 19
  • DA COMPOSIÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA - 35
  • DA COMPOSIÇÃO DOS AFETOS - 51
  • DA COMPOSIÇÃO DOS ENCONTROS - 69
  • DOS PROFESSORES QUE COMPÕEM DAGMAR - 89
  • DA OFICINA DA PESQUISA: como criar disparadores? - 107
  • DO OFÍCIO DE PROFESSORA ÀS OFICINAS DE MATEMÁTICA - 125
  • DAS PRÁTICAS MATEMÁTICAS: forma-ações de Dagmar - 151
  • DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: o que gagueja? - 179
  • DO MENOR: o que estamos inventando? - 203
  • COMPOSIÇÕES FINAIS - 223
  • REFERÊNCIAS - 233
  • ANEXOS - 249
  • ANEXO A – COMPOSIÇÃO INICIAL CRIADA NO PADLET - 251
  • ANEXO B – PARECER CONSUBSTANCIADO DO CEP - 253
  • ANEXO C – CARTA DE ACEITE DA INSTITUIÇÃO – ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE CARMEM REGINA TEIXEIRA BALDINO-RS - 257
  • ANEXO D – CARTA DE ACEITE DA INSTITUIÇÃO – ESCOLA ESPECIAL ALFREDO DUB-RS - 259
  • ANEXO E – TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) - 261
  • ANEXO F – QUESTIONÁRIO ENTREGUE AOS PROFESSORES INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES PARA A PESQUISA - 263
  • ANEXO G - SITUAÇÕES MATEMÁTICAS - 265
  • ÍNDICE REMISSIVO - 267
DAIANE KIPPER

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Licenciada em Ciências – Habilitação: Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Educação Especial e em Libras pela Uniasselvi. Atualmente é professora de Matemática de classes de surdos na E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário e é professora da disciplina de Língua Brasileira de Sinais e Matemática na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).