Capa do livro: ENSINO MÉDIO NO BRASIL:<br>consensos e dissensos um estudo de avaliação de políticas públicas no campo da educação brasileira

ENSINO MÉDIO NO BRASIL:
consensos e dissensos um estudo de avaliação de políticas públicas no campo da educação brasileira

Autores: Elione Maria Nogueira Diógenes

A temática sobre o ensino médio tem sido muito estudada no Brasil desde meados de 1970 em diante. Com a reforma da educação de nível médio a partir da promulgação da terceira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (que está em vigor) muito coisa mudou e quase nada ficou de pé da antiga ordem. É disto que o livro ENSINO MÉDIO NO BRASIL: consensos e dissensos - Um estudo de avaliação de políticas públicas no campo da educação brasileira trata, compreendendo que as amplas mudanças que ocorreram no ensino médio brasileiro, fazem parte das políticas de educação elaboradas e implantadas no contexto da mundialização do capital e da reestruturação produtiva do trabalho, e são funcionais a essa nova ordem. Nesta nova configuração educacional, é conteúdo básico deste trabalho a dinâmica reformista “Novo Ensino Médio: Educação Agora é para a Vida”, política social – de corte educacional – constituída na conjuntura histórica da reforma do Estado brasileiro no governo de Fernando Henrique Cardoso. O grande diferencial do livro é a sua abordagem, pois a reforma do ensino médio é pesquisada do ponto da avaliação das políticas públicas. A autora fez um esforço ímpar para conjugar análise e avaliação em torno de uma temática instigante e que permanece sendo o grande "nó" do sistema educacional brasileiro, tendo em vista que é palco das tensões e das lutas sociais em torno de projetos societários diferenciados. A autora da ênfase a essas questões e conclui que as mudanças que adentraram o espaço escolar espraiam-se na realidade social como um todo. Suas limitações são visíveis, no atual contexto, em que a intenção das políticas públicas de corte educacional é a de consertar, o que entendem serem os defeitos na escola pública e não condição estrutural da ordem estabelecida.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-724-0
DOI: 10.24824/978858042724.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

ENSINO MÉDIO NO BRASIL:<br>consensos e dissensos um estudo de avaliação de políticas públicas no campo da educação brasileira

Elione Maria Nogueira Diógenes

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará, onde concluiu também o Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas. O doutorado em Políticas Públicas foi realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. É professora adjunta II da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como professora-colaboradora no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP/UFC), onde orienta projetos de pesquisa no campo da avaliação de políticas públicas de educação. É líder do GEPE (grupo de pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira) e faz parte dos seguintes grupos: "Gestão e Avaliação Educacional (GAE)", "Juventudes, culturas e formação", "Caminhos da Educação em Alagoas" e "História da Educação no Ceará" em que estuda os seguintes temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, avaliação de políticas públicas, educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares, direitos humanos e história da educação. Atualmente está realizando um pós-Doctor na UFMA sob a orientação da prof. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva, em que desenvolve a pesquisa CONCEPÇÕES E PESQUISAS NO CAMPO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO apoiada financeiramente pelo CNPq.