Capa do livro: A OBRA DE BERNARD CHARLOT: <br> Por seus intérpretes

A OBRA DE BERNARD CHARLOT:
Por seus intérpretes

Autores: Cavalcanti, Dilson – Rego, Teresa Cristina (Orgs.)

Neste livro estão reunidos textos de autores de diferentes partes do mundo. Apesar da diversidade de nacionalidades, origens, filiações teóricas e perfis, três traços unem os integrantes desse conjunto heterogêneo de destacados nomes no cenário da pesquisa educacional brasileira e internacional. Um é o reconhecimento inequívoco do imenso valor das pesquisas realizadas e das teses defendidas por Bernard Charlot, sobre a relação com o saber e outros temas de igual relevância. O outro, o fato de todos terem tido algum tipo de parceria acadêmica com Bernard Charlot ao longo de sua longeva carreira (como parceiros de pesquisa, em coautorias de textos, na organização de encontros acadêmicos, em participação de bancas etc.). E, finalmente, o fato de todos estabelecerem um laço de amizade, de respeito e de admiração por esse simpático e generoso francês, que sempre foi um cidadão do mundo, com sua notável capacidade de interagir com o outro, esteja ele em que lugar estiver e que posição ocupar.

Impresso
de R$ 84,37 por
R$ 64,90
Digital
de R$ 80,00 por
R$ 48,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5190-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5187-8
DOI: 10.24824/978652515190.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Apresentação - 11
  • Prefácio - 13
  • Capítulo 1 Discurso de homenagem a Bernard Jean Jacques Charlot, Doutor Honoris Causa (Dr. H. C.) pela Universidade Federal de Pernambuco - 21
  • Capítulo 2 Desafios da educação na contemporaneidade: entrevista com Bernard Charlot - 37
  • Capítulo 3 Uma interlocução com a obra de Bernard Charlot: a escola do direito à diferença e do direito à semelhança entre os seres humanos - 57
  • Capítulo 4 Educação, escola e pedagogia: a contribuição de Bernard Charlot para a formação do pensamento crítico-dialético em educação no Brasil - 87
  • Capítulo 5 Bases epistemológicas da pedagogia crítica: as contribuições de Bernard Charlot a este campo de conhecimento - 99
  • Capítulo 6 A genealogia acadêmica de Bernard Charlot no Brasil - 109
  • Capítulo 7 Contos e encontros da relação com o saber: histórias e aprendizagens de aventuras humanas - 123
  • Capítulo 8 O mundo escolar, a relação com o saber e figuras de si - 135
  • Capítulo 9 O aluno, o aprendizado e a inclusão social: desafios e perspectivas de pesquisa - 149
  • Capítulo 10 Algumas contribuições dos trabalhos de Bernard Charlot para aqueles que se dedicam ao ensino de matemática - 161
  • Capítulo 11 Bernard Charlot e suas contribuições para os estudos sobre a aprendizagem - 175
  • Índice remissivo - 187
ALTAIR ALBERTO FÁVERO

Professor Titular do Curso de Filosofia, Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade de Passo Fundo.

BETANIA LEITE RAMALHO

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade do Rio Grande do Norte – UFRN.

CÉSAR NUNES

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

CHRISTINE DELORY-MOMBERGER

Professora da Universités en Sciences de l’Éducation et de la Formation da Universidade Sorbonne Paris Nord e professora associada em Ciências da Educação na Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

CLAUDIA BROITMAN

Professora da Universidad Nacional de La Plata, Argentina.

DILSON CAVALCANTI

Professor Doutor do Núcleo de Formação Docente da Universidade Federal de Pernambuco.

GEORGIOS STAMELOS

Professor da Universidade de Patras, Grécia.

JOSÉ CARLOS LIBÂNEO

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).

LÚCIA EMÍLIA NUEVO BARRETO BRUNO

Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

MARIA AMÉLIA SANTORO FRANCO

Professora Titular da Universidade Católica de Santos (Unisantos).

SOLEDAD VERCELLINO

Professora da Universidad Nacional de Río Negro – Argentina.

TERESA CRISTINA REGO

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

VELEIDA ANAHÍ CÁPUA DA SILVA CHARLOT

Professora Titular da Universidade Federal de Sergipe.