Capa do livro: AUTONOMIA E EDUCAÇÃO EM IMMANUEL KANT E PAULO FREIRE

AUTONOMIA E EDUCAÇÃO EM IMMANUEL KANT E PAULO FREIRE

Autores: Zatti, Vicente

Este livro problematiza o papel da formação autônoma do sujeito singular através do processo educativo que é essencialmente intersubjetivo e social. Inicialmente conceitua a autonomia a partir de uma revisão histórico-filosófica. Segue com a análise da elaboração da autonomia na modernidade, particularmente pelo filósofo Immanuel Kant, debatendo sobre suas implicações pedagógicas. Após, dialoga com o educador Paulo Freire, tematizando sua concepção de autonomia e as heteronomias às quais se opõe. Por fim, transita nas confluências e dissonâncias entre Paulo Freire e Immanuel Kant, para pensar uma educação para autonomia em nosso tempo.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-5868-808-2
ISBN DIGITAL:978-65-5868-804-4
DOI: 10.24824/978655868808.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:2

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A AUTONOMIA - 13
  • O CONTEXTO FILOSÓFICO DO ILUMINISMO E A CENTRALIDADE DA AUTONOMIA NA FILOSOFIA PRÁTICA DE KANT - 21
  • A HETERONOMIA A QUE PAULO FREIRE SE OPÕE - 45
  • A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA EM PAULO FREIRE - 65
  • IMMANUEL KANT E PAULO FREIRE: confl uências e dissonâncias - 79
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 97
  • ÍNDICE REMISSIVO - 109
VICENTE ZATTI

Professor de Filosofia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Canoas. Doutor em Educação pela UFRGS, Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP.