Autores: Ferreira, Wendel Menezes
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5118-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5119-9
DOI: 10.24824/978652515118.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
PREFÁCIO
EU JÁ PREFACIEI, HOJE NÃO PREFACIO MAIS. ELE PREFACIOU!.... 11
Ângelo F. Pitanga
FAZER DOCENTE: mudanças “difíceis”, mudanças necessárias.................13
As lições de uma “escola” de guaxinins..................................................13
CAPÍTULO 1
PLANEJAMENTO: o maior trabalho da professora .......................................17
1. Um olho no planejamento e o outro na aprendizagem .......................17
2. A descoberta de uma professora planejadora.....................................20
3. Planejamento com foco na aprendizagem..........................................22
4. Considerações Finais..........................................................................23
CAPÍTULO 2
ESTRATÉGIAS DE ENSINO OU DE APRENDIZAGEM: eis a questão?...27
1. Estratégias para ensinar a aprender ou para aprender a ensinar?.....27
2. Eu (não) preciso conhecer os estilos de aprendizagem dos alunos...29
3. Estratégias para converter conforto em confronto produtivo ..............34
4. Considerações Finais por enquanto....................................................36
CAPÍTULO 3
AVALIAÇÃO: “hoje eu vou à forra!” ou “eu acertei?”......................................39
1. A avaliação que eu faço e a que eu deveria fazer...............................39
2. De professor avaliador a professor avaliador da aprendizagem.........42
3. Sem Considerações Finais .................................................................48
CAPÍTULO 4
FOTONOVELA: interdisciplinaridade, luz, câmera e narração ......................51
1. Uma breve narrativa de estórias fotográficas......................................51
2. Proposta de Ferramenta Pedagógica .................................................53
3. Breves Considerações Finais..............................................................77
CAPÍTULO 5
EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO: práticas avaliativas e ludicidade ...83
1. Instrumentalizando o laboratório de práticas avaliativas.....................83
2. Propostas de Atividades Lúdicas ........................................................85
3. Considerações Finais..........................................................................91
CAPÍTULO 6
LUDO CURIE: “brincando” com a radioatividade...........................................97
1. Uma pequena dose de radiação lúdica...............................................97
2. Proposta do Jogo Didático Ludo Curie................................................98
3. Considerações não tão Finais assim ................................................102
CAPÍTULO 7
RASPADINHAS QUÍMICAS: ativando a remoção de entraves à
aprendizagem.................................................................................................111
1. Raspando aulas expositivas com metodologias ativas......................111
2. Propostas de Atividades Ativas ......................................................... 114
3. Brevíssimas Considerações Finais ...................................................133
CAPÍTULO 8
LAPBOOK: nas abas da aprendizagem criativa autodirigida.......................137
1. A criatividade mão na massa, ou melhor, no papel...........................137
2. Proposta de Confecção do Lapbook.................................................142
3. Considerações Finais........................................................................157
CAPÍTULO 9
PILHAS E BATERIAS: energia que se transforma em aprendizagem ........161
1. Pilhas e baterias: O que são? Para que servem? Como
são construídas?...............................................................................161
2. Propostas de Construção de Pilhas..................................................163
3. Considerações Finais........................................................................194
CAPÍTULO 10
MONTADOR QUÍMICO: (des)montando e nomeando compostos .............203
1. Uma montagem de transformações simuladas.................................203
2. Propostas de Atividades Hands-On ..................................................204
3. Considerações Finais sugestivas......................................................223
CONSIDERAÇÕES MAIS QUE FINAIS: um pouco da minha trajetória....225
ÍNDICE REMISSIVO ...................................................................................231