Capa do livro: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM PARA AULAS DINÂMICAS, CRIATIVAS E COLABORATIVAS

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM PARA AULAS DINÂMICAS, CRIATIVAS E COLABORATIVAS

Autores: Ferreira, Wendel Menezes

Dar aulas é simples. Fazer aulas, nem tanto. No primeiro caso, os alunos podem receber ou recusar. No segundo, eles são protagonistas de suas aprendizagens. Todavia, para que isso aconteça é preciso que você professor(a) continue aperfeiçoando as estratégias selecionadas, planejadas e aplicadas para que as experiências oferecidas aos seus alunos sejam cada vez mais eficazes. Pois, não é aceitável que os alunos encarem os desafios do século XXI baseando-se numa educação firmada em um ensino limitado às estratégias de professores que ainda não se desencerraram do século XX. Para tanto, você professor(a) deve assumir o papel de coprotagonista e ajudar os alunos a alcançarem seus objetivos. Eu sei que não é tão fácil. Por isso, com o intuito de contribuir com o seu fazer docente, apresento neste livro algumas estratégias que podem ser, se necessário, adaptadas para diversas áreas do conhecimento e, como resultado, atribuir significado ao que será ensinado, ou melhor, apreendido. Faça isso por você, por eles e com eles, transforme sua prática de ensino e promova uma aprendizagem significativa, criativa e colaborativa.

Impresso
de R$ 87,72 por
R$ 67,48
Digital
de R$ 80,90 por
R$ 50,61

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5118-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5119-9
DOI: 10.24824/978652515118.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PREFÁCIO
EU JÁ PREFACIEI, HOJE NÃO PREFACIO MAIS. ELE PREFACIOU!.... 11
Ângelo F. Pitanga
FAZER DOCENTE: mudanças “difíceis”, mudanças necessárias.................13
As lições de uma “escola” de guaxinins..................................................13
CAPÍTULO 1
PLANEJAMENTO: o maior trabalho da professora .......................................17
1. Um olho no planejamento e o outro na aprendizagem .......................17
2. A descoberta de uma professora planejadora.....................................20
3. Planejamento com foco na aprendizagem..........................................22
4. Considerações Finais..........................................................................23
CAPÍTULO 2
ESTRATÉGIAS DE ENSINO OU DE APRENDIZAGEM: eis a questão?...27
1. Estratégias para ensinar a aprender ou para aprender a ensinar?.....27
2. Eu (não) preciso conhecer os estilos de aprendizagem dos alunos...29
3. Estratégias para converter conforto em confronto produtivo ..............34
4. Considerações Finais por enquanto....................................................36
CAPÍTULO 3
AVALIAÇÃO: “hoje eu vou à forra!” ou “eu acertei?”......................................39
1. A avaliação que eu faço e a que eu deveria fazer...............................39
2. De professor avaliador a professor avaliador da aprendizagem.........42
3. Sem Considerações Finais .................................................................48
CAPÍTULO 4
FOTONOVELA: interdisciplinaridade, luz, câmera e narração ......................51
1. Uma breve narrativa de estórias fotográficas......................................51
2. Proposta de Ferramenta Pedagógica .................................................53
3. Breves Considerações Finais..............................................................77
CAPÍTULO 5
EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO: práticas avaliativas e ludicidade ...83
1. Instrumentalizando o laboratório de práticas avaliativas.....................83
2. Propostas de Atividades Lúdicas ........................................................85
3. Considerações Finais..........................................................................91
CAPÍTULO 6
LUDO CURIE: “brincando” com a radioatividade...........................................97
1. Uma pequena dose de radiação lúdica...............................................97
2. Proposta do Jogo Didático Ludo Curie................................................98
3. Considerações não tão Finais assim ................................................102
CAPÍTULO 7
RASPADINHAS QUÍMICAS: ativando a remoção de entraves à
aprendizagem.................................................................................................111
1. Raspando aulas expositivas com metodologias ativas......................111
2. Propostas de Atividades Ativas ......................................................... 114
3. Brevíssimas Considerações Finais ...................................................133
CAPÍTULO 8
LAPBOOK: nas abas da aprendizagem criativa autodirigida.......................137
1. A criatividade mão na massa, ou melhor, no papel...........................137
2. Proposta de Confecção do Lapbook.................................................142
3. Considerações Finais........................................................................157
CAPÍTULO 9
PILHAS E BATERIAS: energia que se transforma em aprendizagem ........161
1. Pilhas e baterias: O que são? Para que servem? Como
são construídas?...............................................................................161
2. Propostas de Construção de Pilhas..................................................163
3. Considerações Finais........................................................................194
CAPÍTULO 10
MONTADOR QUÍMICO: (des)montando e nomeando compostos .............203
1. Uma montagem de transformações simuladas.................................203
2. Propostas de Atividades Hands-On ..................................................204
3. Considerações Finais sugestivas......................................................223
CONSIDERAÇÕES MAIS QUE FINAIS: um pouco da minha trajetória....225
ÍNDICE REMISSIVO ...................................................................................231

WENDEL MENEZES FERREIRA
Licenciado e mestre em Química (UFS). Especialista em Ciências da Natureza e suas Tecnologias (UnP), em Língua Brasileira de Sinais (FACEB), em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica (FAMA) e em Robótica Educacional (UNYLEYA). Atua como professor no Instituto Federal de Sergipe Campus Itabaiana e realiza pesquisas voltadas à aprendizagem (experimentação, jogos, atividades lúdicas etc.). Ama o que faz e faz com amor, não por amor.