Capa do livro: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA

Autores: Oliveira, Flavio Rodrigues de - Camargo, Janira Siqueira - Costa, Leila Pessôa da - Jardim, Marilza de Lima (Orgs.)

A pandemia da covid-19 trouxe para a sociedade um sem-número de transformações na forma de pensar e sobreviver a dias tão duros jamais vistos em níveis globais. A educação, como fenômeno social, não passou despercebida por essas transformações. Elas influenciaram e modificaram também o espaço escolar. A sala de aula tradicional passou por uma transformação geográfica, deixando o espaço escolar para ocupar salas, quartos, cozinhas ou banheiros nas casas ao redor do mundo. A lousa se tornou algo privado e tecnológico, com cada indivíduo usando seu celular, tablet, notebook, computador e outros dispositivos tecnológicos. Os professores foram obrigados a se distanciar fisicamente, mas ao mesmo tempo, se aproximar emocionalmente, adentrando nas casas dos alunos. O conceito de distância e presencialidade adquiriu novos significados teóricos. Para além de valorar essas mudanças, essa obra busca compreendê-las e trazer subsídios para que o leitor chegue às suas próprias conclusões quando o assunto é prática pedagógica em tempos de pandemia.

Impresso
de R$ 74,10 por
R$ 57,00
Digital
de R$ 66,00 por
R$ 42,75

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5048-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-5045-1
DOI: 10.24824/978652515048.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • CAPÍTULO 1 A DEFINIÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE BACHELARD - 15
  • CAPÍTULO 2 TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: diálogos sobre o Ensino Híbrido durante a pandemia da Sars-Cov-2 - 23
  • CAPÍTULO 3 REFLEXÕES SOBRE AS ENSINO REMOTO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: relações com as tecnologias - 39
  • CAPÍTULO 4 AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS E DEFASAGEM PEDAGÓGICA: um olhar para os anos iniciais do Ensino Fundamental - 53
  • CAPÍTULO 5 A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A FORMAÇÃO DO JOVEM PROTAGONISTA - 69
  • CAPÍTULO 6 ESPANTALHOS E LIBERDADE: o teatro e o ensino de Filosofia no Ensino Médio - 83
  • CAPÍTULO 7 O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA POR ADULTOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 93
  • CAPÍTULO 8 METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: uma aplicação possível? - 107
  • CAPÍTULO 9 RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: ressignificando os estágios curriculares com espaços de aprendizagem da docência - 121
  • CAPÍTULO 10 APRENDIZAGEM NO ENSINO A DISTÂNCIA: o impacto da linguagem regional em cursos de design - 133
  • CAPÍTULO 11 OS CURSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNICENTRO EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS PANDEMIA - 151
  • ÍNDICE REMISSIVO - 165
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 169
JANIRA SIQUEIRA CAMARGO

Psicóloga (UEM). Mestra em Psicologia da Educação (PUC/SP). Psicopedagoga clínica e institucional (FACO). Doutora em Educação para a Ciência e Matemática (UEM). Professora associada aposentada (UEM). Membro nato da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Paraná Norte.

FLÁVIO RODRIGUES DE OLIVEIRA

Graduado em Filosofia (UEM). Graduado em História (UEM). Graduando em Pedagogia (UEM). Mestre em Filosofia (UEM). Mestre em Educação (UEM). Doutor em História (UEM). Doutorando em Educação (UEM). Professor da Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância (UEM). Experiência há mais de 10 anos em Educação a Distância. Líder do Grupo de Educadores da Google de Maringá. Professor Formador. Professor da Rede da Educação Básica – Fundamental II. Membro do GPEaDTEC-UEM e do GPeLD-UEM. Professor do Departamento de Pedagogia – DPD-UEM/CRC. Escritor e organizador de diversos artigos e capítulos de livros na área da educação, metodologias ativas e tecnologias da informação e comunicação – TDICs.

LEILA PESSÔA DA COSTA

Pedagoga (PUC-SP). Licenciada em Matemática (UNIAN). Especialista em supervisão escolar e Psicopedagogia. Mestra em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação (UBC). Estágio de Doutoramento no Exterior pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI. É líder do GEPEME/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar. É coordenadora do time da Enactus-UEM – uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora. Em sua trajetória profissional atuou como professora, coordenadora, diretora, assessora em diferentes escolas, fundações, secretarias municipais e estaduais de educação em São Paulo, Paraná e Rondônia e em 2019 recebeu a láurea outorgada pela Câmara Brasileira de Cultura no grau honorífico de Dama Comendadora, pela sua contribuição na Gestão e Formação de Professores. Em 2022 recebeu o Prêmio Tilibra de Professor Universitário do Ano.

MARILZA DE LIMA JARDIM

Pedagoga (Unipar). Especialista em Pedagogia Escolar, com ênfase em Supervisão, Orientação e Administração Escolar (Facinter) e em Educação Especial Inclusiva, com ênfase em Dificuldades de Aprendizagem (Faculdade São Braz). Mestra em Educação (UEM). Pedagoga da rede estadual de educação do estado do Paraná. Atua como docente no curso de Pedagogia da Faculdade Cruzeiro do Oeste (Faco).

ANDRIELI DAL PIZZOL

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Bolsista CAPES (mar. 2019/jul. 2020). Pedagoga pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Pós-Graduada em Docência na Educação Superior pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Psicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Braz. Foi professora da rede Municipal de Cambé Educação Infantil (2014 – 2021). Atualmente é professora colaborada na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) unidade de Paranaíba-MS. Participa do grupo de estudo: 1) DidaTIC: Didática, aprendizagem e tecnologia. Realiza pesquisas nas áreas de Tecnologia na Educação, Mídias Educacionais, EAD, Formação de professores na Educação Infantil e Anos Iniciais, práticas educacionais com uso de tecnologias na Educação Básica, Gestão escolar, Políticas Educacionais como também na área de História da Educação.

AUGUSTO JOÃO MORETTI JUNIOR

Graduado em História (UEM). Especialista em Docência no Ensino Superior. Mestre e Doutorando em História (UEM). Experiência como professor do Ensino Fundamental II e Médio. Professor do Ensino Superior. Professor do Departamento de História EAD (Unicesumar). Professor de História da Faculdade Santa Maria da Glória. Líder do Grupo de educadores Google de Maringá. Google Educator Level 1.

CAMILA FERNANDES DE LIMA FERREIRA

Doutoranda em Educação (UEL). Mestra em Educação (UEL). Especialista em Pedagogia (Unopar), em Informática na Educação (UEL). Atualmente é Coordenadora Acadêmica Geral da EAD do Centro Universitário Filadélfia – UniFil. Atua, também como Docente na mesma instituição. Já coordenou os cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, na mesma instituição. Compõe o Banco de Avaliadores de Curso e de Avaliadores Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis. Possui experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Formação de Professores, Tecnologias e aprendizagem, Educação a Distância e Avaliação da Aprendizagem. Membro do Grupo de Pesquisa Didatic – didática, aprendizagem e tecnologia e do Grupo de Pesquisa Travessias Luso-Brasileiro na Educação da Infância.

DIENE EIRE DE MELLO

Graduada em Pedagogia com mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós-Doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: formação de professores, ensino, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do NDE (Núcleo de Desenvolvimento Estrututurante) do Curso de Pedagogia. Editora chefe da Revista Educação em Análise. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. Site do Grupo de Pesquisa: https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do NDE do Curso de Pedagogia. Membro representante do Curso de Pedagogia no FOPE-UEL (Fórum Permanente das licenciaturas). Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD– UEL). Coordenadora do GT-11 – Comunicação e Educação – Anped Sul.

GUARACY CARLOS DA SILVEIRA

Doutor em Design (UAM). Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (UPM). Mestre em comunicação (UMESP). Possui MBA em Gestão Estratégica do Ensino (UNISA). Bacharel em Comunicação Social (FAAP). Coordenou os cursos de comunicação das universidades UNISA, UNOESTE e UNISEAMA. Docente em programas de graduação e pós no Ensino Superior nas áreas de design, comunicação, educação e empreendedorismo. Autor de livros sobre games, educação e comunicação. No mercado atua como consultor em projetos de educação e inovação, bem como consultor de marketing para jogos digitais. Pesquisa a aplicação de jogos digitais em processos culturais e educacionais.

JAMILE SANTINELLO

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (UNOPAR). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM). Mestra em Educação (UEM). Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ). Programa de Formação Pedagógica (CEFET). Professora no Departamento de Pedagogia e no Mestrado em Educação (UNICENTRO). Membro dos Grupos de Pesquisa autorizados pelo CNPq: Comunicação e Interfaces Socioculturais – Linha: Comunicação e Educação; GETEC – Grupo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Educação e Cultura– Linha de Pesquisa: Tecnologia, Educação e Cultura; e GIEDH– Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano – Linha de Pesquisa: Processo de Ensino e de Aprendizagem. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNICENTRO). Coordenadora Adjunta da UAB/UNICENTRO. Avaliadora de Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná.

JENIFHER LOBATO LOPEZ

Pedagoga (UEM). Pós-Graduanda de Psicopedagogia no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é Educadora Social na Associação Assistencial e Promocional Rainha da Paz em Cianorte-PR.

LARISSA SIQUEIRA CAMARGO

Graduada em Design de Interiores e de Design de Moda (Unicesumar). Especialista em Docência do Ensino Superior; Gestão Educacional; e EAD e as Novas Tecnologias Educacionais (Unicesumar). Mestra em Engenharia Urbana (UEM). Doutora em Design (UAM). Coordenadora de cursos superiores desde 2014, atualmente atua na educação a distância.

LILIAN ALVES PEREIRA PERES

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2002). Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Sociedade Nacional de Ciência, Tecnologia e Educação – SOET em convênio com as Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – UNIVALE (2004) e pós-graduada em Educação a Distância pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM (2010). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM (2009). Doutora em Educação pela mesma Universidade (2017). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (DPD/UEM). Professora orientadora do Programa Residência Pedagógica PRP/CAPES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano; construtivismo; jogo de regras; processos educativos; psicopedagogia. Psicopedagoga Associada da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Sessão Paraná – Norte desde 2008. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa cadastrado no CNPq: “Processos de escolarização no cotidiano escolar: contribuições da Epistemologia Genética” da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

LUIZ ROBERTO ZANOTTI

Graduado em Engenharia de Produção (USP), em Filosofia (UFPR) e em Direito (Faculdade Estácio). Especialista em Literatura Dramática (UTFPR) e em Psicanálise Clínica (Faculdade Dom Bosco). Mestre em Administração (PUC/SP) e em Teoria Literária (Uniandrade). Doutor em Literatura (UFPR). Pós-Doutor em Literatura Comparada (UFMG) e em Bioética (UMSA). Atualmente atua como consultor independente.

NILSON FERREIRA DE ALMEIDA

Possui graduação em Arte – Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2015). Graduação em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Bolsista, enquadramento funcional: tutor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (2018/ 2021). Professor efetivo na Prefeitura municipal de Pinhão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: musicalização na educação infantil, constelações de aprendizagens, umbanda, educação, arte; religiosidade; cultura e musicalização, educação infantil, ludicidade e tecnologias na educação.

VANESSA BUENO DE CASTILHO

Doutoranda em História Política pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Mestra em Agroecologia pela Universidade Estadual de Maringá (2020). Graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Membro do Laboratório de Pesquisa em Educação e História Ambiental (LEHA) da UEM e do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (LabTempo) da UEM. Pesquisa sobre os temas Agroecologia e História no Tempo Presente a partir do projeto de agricultura familiar em base agroecológica no sertão do Piauí.

VANESSA FREITAG DE ARAÚJO

Graduada em Pedagogia (2007) e Filosofia (2016), pela Universidade Estadual de Maringá. Mestra em Educação (2010) e em Filosofia (2021). Doutora em Educação (2018), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP-UEM). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII).