Capa do livro: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DO PIBID:<br> Perejivanie de iniciação à docência no chão da escola

NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DO PIBID:
Perejivanie de iniciação à docência no chão da escola

Autores: Brito, Fernanda de Jesus Santos

A formação docente é um processo histórico e social, constituído e constitutivo de relações, permeado por tensões e negociações, no qual a trama do fazer educativo é tecida. Ao mesmo tempo, é mediante o movimento das relações históricas e sociais estabelecidas e das situações dramáticas vividas, que cada professora se apropria do fazer docente, de si mesma e da própria docência. Ela internaliza e constrói singularidade, individualidade e sua identidade profissional. Nesse processo, a escrita narrativa tem um papel potente e importante. Ela é formativa, pois possibilita não só a formação e a transformação de quem escreve, mas também poderá promover informações, formação e mudanças em quem as lê.

[...] tudo que escrevi não é sobre mim, nem sobre a constituição de minha identidade docente. [...] sou constituída por muitas e múltiplas mulheres. Minha voz e minhas letras são atravessadas por múltiplas vozes, palavras e letras. O que sou e os papéis que ocupo são perpassados por muitos papéis, lugares, sujeitos e significados, ou seja, por muitas perejivanie, pois o que aprendi sobre minhas particularidades e características, conheci, aprendi e extrai com as outras (pibidianas, professoras iniciantes, professoras supervisoras e regentes) e por meio delas. Minhas perejivanie são marcadas por perejivanie de outras.

Impresso
de R$ 59,80 por
R$ 46,00
Digital
de R$ 53,00 por
R$ 34,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4877-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4878-6
DOI: 10.24824/978652514877.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • QUANDO ESCREVER PARECE UMA TAREFA SIMPLES -17
  • O PIBID, O CHÃO DA ESCOLA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORAS: tecendo palavras iniciais - 27
  • A TEORIA HISTÓRICO- -CULTURAL E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: um diálogo necessário - 59
  • MEMÓRIAS DE MINHA VIDA E TRAJETÓRIA ACADÊMICA E A IMPORTÂNCIADE TER O PIBID COMO CENÁRIO DE ESTUDO - 79
  • PERCURSOS, BAGAGEM E FERRAMENTAS PARA VIAGEM - 93
  • PEREJIVANIE DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: uma pibidiana e o chão da escola - 113
  • REFERÊNCIAS - 125
  • SÍNTESE DOS ARQUIVOS INVENTARIADOS - 133
  • ÍNDICE REMISSIVO - 135
FERNANDA DE JESUS SANTOS BRITO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins-UFT, é Mestra em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP. Atualmente é doutoranda (bolsista CAPES) pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação na Universidade São Francisco - USF. É membro dos grupos de pesquisas: Relações de Ensino e Trabalho Docente; HiNaS e do GEPPPE/UFCG. Tem como principais temas de interesse: Formação Inicial de Professores; Narrativa (auto) biográfica e Teoria histórico-cultural.