Capa do livro: SABERES DOCENTES E ENSINO DE HISTÓRIA - VOLUME 1

SABERES DOCENTES E ENSINO DE HISTÓRIA - VOLUME 1

Autores: Reis, Ana Isabel RP Cortez – Magalhães, Marcelo de Souza – Andrade, Maria Lucelia (Orgs.)

Em tempos de terra plana e antivacina, a ciência como um todo virou alvo dos delírios reacionários. Mas o conhecimento histórico assume uma centralidade quando nos deparamos com a pujança de projetos genocidas no Brasil que trazem consigo o “Deus, pátria e família” integralista, o legado da ditadura militar e a presença de monarquistas na estrutura republicana, que negam o racismo e relativizam os horrores da escravidão. Para piorar, do lado das narrativas fascistas, há muito dinheiro na produção de materiais audiovisuais, livros e propagandas. Diante disso, talvez a nossa melhor arma seja a qualificação nos saberes docentes, que atravessam diversos níveis de discussão e que são analisados de forma aprofundada na presente obra [...]. O sucesso de todos os aspectos que constituem os saberes docentes passa por reflexões teóricas, experiências compartilhadas, percursos metodológicos e condições formativas discutidas de forma ampla e robusta na presente obra, que vem em momento mais que pertinente. Se vivemos um momento de esperança por um triz, que a educação histórica que empreendemos colabore na construção de uma sociedade democraticamente madura. Que ensinemos nossos/as estudantes a ler o mundo, a si e os tempos, sendo convictos/as naquilo que já havia sido cravado pelo poeta: o passado nunca mais!



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4932-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4929-5
DOI: 10.24824/978652514932.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 320
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Apresentando a série - 9
  • Apresentação - 11
  • Prefácio - 21
  • História e “ensino”de “história”, ainda? - 25
  • Autoria em aulas de História? “Lugar/espaço de docência” em tempos pandêmicos - 43
  • Que problemas professores conseguem resolver na aula de História? Estudo exploratório sobre uma economia do trabalho docente - 61
  • Ensino de História e formação de professores: histórias cruzadas? - 79
  • Saberes produzidos na docência: variações, interrupções e aberturas - 101
  • Com quais saberes se faz uma aula de História? - 119
  • Ensinar História por meio de museus: os saberes docentes e as visitas ao Museu Republicano “Convenção de Itu” (Itu/SP) - 145
  • Saberes e (dis)sabores da avaliação na aula de História: o que pode o professor aprender quando avalia? - 165
  • Formação profissional e inovação no ensino de história em tempos de pandemia - 193
  • Produtos educacionais e metaformação no ProfHistória: ao produzir ensino, o que aprende o/a professor/a de História? - 209
  • O ensino para a integração: estado e material didático na ditadura civil-militar brasileira - 235
  • As apropriações do livro didático de História: transição das aulas presenciais para remotas em plena pandemia do novo coronavírus (sars-cov-2) - 261
  • Jogando na cidade do Rio de Janeiro no tempo de D. João (1808-1821): uma proposta de ação pedagógica envolvendo estudantes da Educação Básica - 289
  • Índice remissivo - 309
  • Sobre os organizadores e autores - 315
ANA ISABEL RP CORTEZ REIS

Professora do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC e pesquisadora do INCT – Proprietas. Doutora em História Social pela UFC.

MARCELO DE SOUZA MAGALHÃES

Professor do Departamento de História, do Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO. Doutor em História pela UFF.

MARIA LUCELIA DE ANDRADE

Professora do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA. Doutora em História Social pela UFC.

ADRIANA SILVA TELES BOUDOUX

Professora do Colegiado de História do Departamento de Educação, no Campus XIV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na qual foi Coordenadora de Área do PIBID entre 2014 e 2017. Doutora em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
ADRIANA SOARES RALEJO
Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ). Professora de História.

ANA CRISTINA CASTRO DO LAGO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1990). Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Educación y Democracia – Universitat de Barcelona (2013). Professora da Universidade do Estado da Bahia desde 1996 na Pós-Graduação, no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória Uneb. Participou da Comissão colegiada da Coordenação Central de Estágio da UNEB, gestão 2018/2020. Foi coordenadora de Área Pibid Uneb do curso de Pedagogia no DEDC I, entre 2011 e 2018. Atuou como orientadora da Residência Pedagógica da Capes no DEDC I UNEB, no edital 07/2018. Professora da UNEAD – UNEB. Participa do Projeto de Extensão Ações de Libertárias Leitura e Escrita aos Privados de Liberdade. Líder do Grupo de Pesquisa interface: Investigação Interdisciplinar sobre a Formação do Educador.

ANA MARIA FERREIRA DA COSTA MONTEIRO

Doutora em Educação e mestra em História. Professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista de produtividade de Pesquisa 2 do CNPq. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da UFRJ.

ANTONIA MARYANE ALVES CAVALCANTE

Discente do curso de História da FECLESC/UECE e bolsistas de iniciação científica pela Funcap.

CARMEM ZELI DE VARGAS GIL

Possui graduação em História pela Faculdade Cenecista de Osório (1988). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2009). Estágio pós-doutoral na UBA/Argentina, com auxílio CAPES (2015). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Ensino de História. Membro da COMEX-FACED 2011-2012. Membro da Comissão de Graduação da História 2011-2012. Participa do Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS. Integrante do Grupo de pesquisa do LHISTE UFRGS. Professora no Mestrado Profissional em Ensino de História, na linha de pesquisa: Saberes históricos em diferentes espaços de memória. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Digital, Juventudes, Patrimônio Cultural e Produção de Materiais Didáticos e Ensino de História.

CAROLINA LIMA VILELA

Doutora em Educação UFRJ. Mestra em Geografia (UFRJ). Professora de Geografia do Colégio Pedro II (Ensino Fundamental e Médio), do curso de Pós-Graduação Teorias e Práticas da Geografia Escolar (Colégio Pedro II) e do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica (MPPEB). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, História do Currículo e das Disciplinas. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Currículo (UFRJ). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Práticas de Ensino de Geografia (NUPPEG – CPII), onde trabalha com o desenvolvimento de jogos para o Ensino de Geografia.

CRISTIANI BERETA DA SILVA

Professora do Departamento de História, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

FLÁVIA ELOISA CAIMI

Professora titular aposentada da Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós-Doutora em Educação pela Flacso/Argentina. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação (Gespe) e integrante do Grupo Oficinas de História.

FRANCISCO RÉGIS LOPES RAMOS

Professor Titular do Departamento de História da UFC e pesquisador do CNPq.

FRANCISCO SANTIAGO JUNIOR

Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí (2002). Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2009). Pós-Doutor pela Università di Bologna (2018). Trabalha na Universidade Federal do Rio Grande Norte, Campus de Natal (RN) como professor do Departamento de História, no Programa de Pós-Graduação em História e do ProFHistória-UFRN. Atuou como Coordenador do PPGH-UFRN e do ProFHistória-UFRN, e do PIBID-UFRN. Coordena o Grupo de Pesquisa “Espaços, Poder e Práticas Sociais” e o GT ANPUH Nacional Imagem cultura visual e história. Tem experiência com metodologia de pesquisa com multimeios, história visual e a relação historiografia e cinemas brasileiro e italiano, monumentos patrimônio e debate público sobre etnicidade e racialismo nas mídias brasileiras

HELENICE ROCHA

Pró-cientista da UERJ e Pesquisadora CNPq, com projetos da Faperj e do CNPq que apoiam a pesquisa e a produção do artigo.

ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA

Professora adjunta do curso de Pedagogia da UECE. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras (MIHL). Colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da URCA e da UERN. Líder do Grupo de Pesquisa História, Sociedade, Memória e Ensino.

JULIANA ALVES DE ANDRADE

Professora de Metodologia do Ensino de História na Universidade Federal Rural de Pernambuco e na Rede ProfHistória – UFPE. Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo.

MARCELO HENRIQUE LEITE

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Mestre em História, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é doutorando em História também pela na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Linha de pesquisa Patrimônio, Ensino de História e Historiografia, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e museu, atuando principalmente nos usos docentes de museus para ensinar história na Educação Básica. No atual estágio de pesquisa, os temas relacionados a ensino de história e ditadura militar são de relevância para o pesquisador. É também associado como estudante ao Grupo de Pesquisa Oficinas de História.

MARGARIDA DIAS

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduada em História (1988). Mestra em Sociologia (1994) pela Universidade Federal da Paraíba e Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Estágio Pós-Doutoral no PPGH/UFRJ (2020). Pesquisa sobre ensino de História, História do ensino de História e História dos cursos universitários de História, livros didáticos de História, formação de professores, sempre na interligação com a teoria da História e os temas historiografia, memória e patrimônio cultural (histórico). Diretora da Editora da UFRN de 2011 e 2015. Assessora do Ministério da Educação entre 2004 a 2015 como representante de História na Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD.

RAIMUNDO ITAMAR LOPES PINHEIRO FILHO

Discente do curso de História da FECLESC/UECE e bolsistas de iniciação científica pelo CNPq.

RENATA AUGUSTA

Doutora em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO – 2019). Mestra em História pela universidade Federal Fluminense (UFF – 1998), tendo também o diploma de graduação em Licenciatura e bacharelado em História pela mesma Universidade (Universidade Federal Fluminense), curso concluído em 1994. Atualmente é professora efetiva do Departamento de História do Instituto Federal Colégio Pedro II.

ROBERTA MARTINELLI E BARBOSA

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2001). Doutorado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora do Ensino Fundamental (2º segmento) e Médio – Colégio Pedro II. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: América Portuguesa (século XVIII), escravidão e diáspora africana, história do mundo atlântico, cidade do Rio de Janeiro, festas e rituais, cultura escrita e história social da cultura. Desenvolve reflexões acadêmicas e atuação profissional no campo do Ensino de História.

THAYS MEROLLA PIUBEL

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (PPGE/UFRJ). Professora de História em um município da região metropolitana do Rio de Janeiro.
tana do Rio de Janeiro.