Autores: Paiva, Nágea Rodrigues – Valadão, Erasmo Baltazar
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4874-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4875-5
DOI: 10.24824/978652514874.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 80
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
PREFÁCIO .....13
Dr.ª Elisabete da Silveira Ribeiro
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS .....17
2. MEMORIAL .....19
3. O CONTEXTO SÓCIO-HISTÓRICO CULTURAL DE ARRAIAS .....31
4. A EDUCAÇÃO COMO ALAVANCA DA INCLUSÃO .....35
4.1 Barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados .....37
4.2 Barreiras atitudinais: atitudes ou comportamentosque impeçam ou prejudiquem a participação social dapessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas .....38
4.3 Barreiras tecnológicas: as que dificultam ou impedem o acesso da pessoa com deficiência às tecnologias .....40
5. DIÁLOGO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA .....47
5.1 Perspectiva das professoras da educação básica .....47
5.2 Perspectiva dos colegas de turma no ensino superior .....52
5.3 Perspectiva dos professores da educação superior .....58
5.4 Perspectiva do assistente administrativo que trabalha no Setor de Acessibilidade Informacional – SAI .....64
5.5 Questão em comum a todos: professoras da educação básica .....69
5.6 Questão em comum a todos: colegas de turma .....70
5.7 Questão em comum a todos: professores da educação superior e assistente administrativo .....72
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS .....75
REFERÊNCIAS .....77
ÍNDICE REMISSIVO .....79