Capa do livro: INCLUSÃO EM PERSPECTIVA:<br> Será a escola a “ponte” entre a pessoa com deficiência e o mundo trabalho?

INCLUSÃO EM PERSPECTIVA:
Será a escola a “ponte” entre a pessoa com deficiência e o mundo trabalho?

Autores: Pereira, Mônica

Nesta obra, você encontrará resultados de um estudo que problematizou a escolarização a qual tem possibilitado as pessoas com deficiência acessar o mundo do trabalho. O estudo tratou da relação de proximidade entre as políticas de inclusão e as práticas pedagógicas, que destacam o mundo do trabalho como uma das etapas da formação humana. Nesse sentido, foram escolhidas, como sujeitos da pesquisa, pessoas com deficiência as quais ocupam diferentes funções em nossa sociedade e/ou ainda estão se profissionalizando. Para tal, com base na Teoria Crítica, algumas das questões do estudo foram: quais são as políticas educacionais que se relacionam com a formação para o mundo do trabalho da pessoa com deficiência? Como se estabelece, do ponto de vista legal/político, a passagem da escola para o mundo do trabalho da pessoa com deficiência? A escola regular alicerçou a construção de um “ideário trabalhista” para a pessoa com deficiência? As pessoas com deficiência, inseridas no mundo do trabalho formal, têm seus estudos valorizados? Os resultados da pesquisa revelam que escolas são “pontes” que permitem a transição da pessoa com deficiência para o mundo do trabalho, mas existem limites encontrados no processo educativo que dificultam esse “caminhar”.

Impresso
de R$ 73,00 por
R$ 63,00
Digital
de R$ 73,00 por
R$ 51,10

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4608-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4609-6
DOI: 10.24824/978652514608.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO- 17
  • INTRODUÇÃO - 21
  • FORMULAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA: perspectivas inclusivas em educação sobre/para a pessoa com deficiência - 27
  • HISTÓRICO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL: inclusão em educação e mundo do trabalho - 41
  • INCLUSÃO ESCOLAR/EDUCACIONAL E MUNDO DO TRABALHO: caminhos e descaminhos - 67
  • CONCEPÇÃO METODOLÓGICA DO ESTUDO: análises à luz da teoria crítica – interseções entre os mundos da escola e do trabalho - 89
  • NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DA PESQUISA: perspectivas inclusivas em análise - 103
  • CONCLUSÕES - 163
  • REFERÊNCIAS - 173
  • APÊNDICE 1 DIALÉTICA DA INCLUSÃO: será a escola a “ponte” entre a pessoa com deficiência e o mundo do trabalho? - 183
  • APÊNDICE 2 QUESTIONÁRIO - 185
  • APÊNDICE 3 - 187
  • ÍNDICE REMISSIVO - 189
MÔNICA PEREIRA

Doutora em Educação. Pesquisadora sobre o mundo do trabalho para a pessoa com deficiência. Professora de Física e Ciências da Natureza. Pedagoga, Especialista em educação especial, neuropsicopedagogia, psi- copedagogia e em educação a dis- tância. Pesquisadora e Coordenadora da Comissão de Articulação Política do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI).