Capa do livro: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA PARAENSE: <BR>Experiências e práticas educativas

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA PARAENSE:
Experiências e práticas educativas

Autores: Pacheco, Tatiana do Socorro Corrêa – Rosário, Hilda Rosa Moraes de Freitas – Russo, Dayane Viviany Silva de Souza

O livro apresenta a riqueza da diversidade e realidade da Amazônia Paraense, seus autores trazem para o debate processos interativos, significados históricos e culturais que permeiam as experiências, as relações e práticas educativas nesse contexto que é permeado por uma simbiose de valores e de grandes desafios para os que trabalham com a educação. É uma obra que centra-se na heterogeneidade da vida, que reforça a singularidade e as especificidades das experiências e práticas educativas, num processo que ressalta a complexidade da vida humana e a importância de cada sujeito e da valorização do que lhe é peculiar e específico nas suas formas de se relacionar com o mundo. É um livro que conclama pelo direito à diferença, que evidencia a pluralidade sociocultural nas múltiplas formas de ser e estar no mundo. Vivemos um passado que reflete um processo histórico de déficit de direitos dos diferentes grupos sociais, nossa história está marcada pela exclusão, pela violência da discriminação e pela negação de direitos. Somos o que fizemos no passado, mas o melhor de tudo é que somos as nossas possibilidades futuras, somos pessoas de realizações e de mudanças em prol de uma educação para as diferenças e diversidade humana.

Impresso
de R$ 75,40 por
R$ 58,00
Digital
de R$ 67,00 por
R$ 43,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5071-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-5072-7
DOI: 10.24824/978652515071.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • DIÁLOGO INICIAL - 13
  • EPISTEMOLOGIAS DO SAGRADO: vivências no contexto do povo de terreiro e a teia de saberes que emergem desses espaços - 17
  • EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19 - 35
  • COMO SENTIR FALTA DAQUILO QUE NÃO SE SABE QUE EXISTE? FORMAÇÃO DE PROFESSORES SEM EDUCAÇÃO DO CAMPO - 55
  • COMUNIDADES RIBEIRINHAS E TIDICS: é possível usar estas ferramentas para educação ambiental? Uma experiência na Vila do Poção, Garrafão do Norte, Pará - 89
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS: experiências e práticas educativas na educação básica - 99
  • O LUGAR DA DIVERSIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA DA AMAZÔNIA - 113
  • VIVÊNCIAS SURDAS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE: narrativas de resistências e lutas no espaço escolar - 131
  • CRIAÇÃO DA SALA VERDE AMANAJÉ: experiência piloto para a implantação de um espaço de educação ambiental integrador escolauniversidade - 151
  • EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE PESSOAS LGBTQIA+ EM SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 163
  • ÍNDICE REMISSIVO - 179
  • SOBRE OS AUTORES - 183
ANA LÍDIA CARDOSO DO NASCIMENTO

Doutora em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental/Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA)/UFPA. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento-PLADES-Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA-UFPA. Especialista em Educação Ambiental/Núcleo de Meio Ambiente-NUMA/UFPA. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará-UFPA. Professora efetiva da Universidade Federal Rural da Amazônia/UFRA na área de Planejamento e Legislação, lotada no Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos-ISARH. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (GEDAM), coordenação da linha de pesquisa Produção de saberes interdisciplinares no contexto amazônico: estudo das relações entre ambiente, cultura e sagrado. Coordenadora da pesquisa A relação entre sagrado, natureza e cultura na realidade amazônica e as implicações para o bem-viver à luz dos saberes tradicionais. Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID)-UFRA. Coordenou o curso de Licenciatura em Pedagogia (2019-2020). Consultora para elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos de cursos de Graduação. Presidente da Comissão para Implementação da Política de Ações Afirmativas para Discentes Indígenas e Quilombolas da UFRA. Coordenadora do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM)-UFRA. Experiência na área de ensino, pesquisa e extensão em Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Assentamento de Reforma Agrária, Educação Ambiental Empresarial, Educação Ambiental e organização de comunidades, Elaboração de Projetos e Programas Ambientais e Educacional, Religião Afro-brasileira e a relação com os fenômenos da natureza.

ANA CAROLINA DE SOUZA SALES

Formada em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Campus Capitão Poço, PA, possui experiência na área de Ecologia aquática e Educação Ambiental. Atualmente participa do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais - PPGAQRAT da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Campus Belém, PA, sob orientação da Dra. Bianca Bentes da Silva. Linha de pesquisa atual: Ecologia Aquática e Manejo de Recursos Naturais.

ANTÔNIO ALVES CAVALCANTE JUNIOR

Mestrando em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-POSLET- UNIFESSPA. Especialista em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2023). Especialista em Ensino e Interpretação de Libras (UniBF/2021). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas: Saber, Poder e Resistência Cultural (UNIFESSPA). Graduado em licenciatura em Letras Libras (UFRA/2020). Participa do Grupo de Estudos em Língua de Sinais Brasileira (GELIS) e do Laboratório de Libras e Surdez (LabLibras), ambos vinculados a Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB. Atualmente atua como técnico especializado em Libras/Língua portuguesa no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica? NAIA-UNIFESSPA (Desde 2020). Tem experiência na docência ministrando a disciplina “Língua Brasileira de Sinais” e “Fundamentos da Educação Especial” em cursos de graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Interesse nas áreas de: Libras; Políticas Linguísticas; Narrativas Identitárias, Estudos Surdos; Governamentalidade; Discurso; Educação Especial; Foucault & Educação.

CHARLESTON SILVA DE SOUZA

Graduação em Pedagogia (em andamento). Possui graduação e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2014). Atua principalmente nos seguintes temas: História da filosofia, filosofia contemporânea, Hermenêutica, Filosofia da diferença e educação, pensamento pós-colonial. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS, da Universidade do Estado do Pará, onde desenvolve pesquisas relacionadas ao pensamento pedagógico rizomático de Deleuze e Guattari no contexto da Amazônia, assim como estudos sobre a filosofia latino-americana. Cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), onde desenvolve pesquisa sobre as possibilidades de uma pedagogia rizomática no contexto amazônico.

DAYANA VIVIANY SILVA DE SOUZA RUSSO

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará; Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará; Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará; Professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), ICIBE/campus Belém; Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação do Campo e Agroecologia na Amazônia (MOTIRÕ/UFRA); Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA); Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (GEDAM/UFRA); Pesquisadora da Rede Universitas-BR; Sub Coordenadora Pró Tempore do Curso de Pedagogia da UFRA. Coordenadora de Área do Subprojeto Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/UFRA.

FERNANDA CARNEIRO ROMAGNOLI

É doutora em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, tendo realizado parte do curso no Centro de Estudos e Documentação da América Latina, Universidade de Amsterdam. É mestre em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009). Possui graduação em Biologia (Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006) e Ciências e Biologia (Licenciatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus Capitão Poço. Tem experiência nas áreas de Etnobiologia, Ecologia Política, Ecologia Humana, Manejo e Conservação, Ecoturismo. Faz parte do Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM-UFRA).

HILDA ROSA MORAES DE FREITAS ROSÁRIO

Professora Adjunto III da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), lotada no Instituto Ciberespacial (ICIBE) e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (GEDAM). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (2017). É Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004), Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2009) e Psicóloga pela Universidade Federal do Pará (2012) com Especialização em Gestão e Docência na Educação Superior, pela Universidade da Amazônia (2007) e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, da Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência nas áreas de Inclusão Educacional, Educação de Surdos, Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, Intervenções Assistidas por Animais e Pesquisa Qualitativa (Teoria Fundamentada nos Dados).

JOSÉ VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado I da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do CUNTINS (PPGEDUC/UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/EDUCANORTE). Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Vice-coordenador e Pesquisador do Grupo ANARKHOS - Micropolíticas, Performances e Experimentações Literárias (Diretório CNPQ).

LARISSA FERREIRA PEREIRA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Desenvolve pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação e na área de saberes interdisciplinares no contexto amazônico pelo Grupo de Estudo e Diversidade na Amazônia - GEDAM/UFRA.

LEIDIANE GONÇALVES TAVARES

Formada em Ciências Biológicas (Bacharelado), pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) - Campus Capitão Poço-PA, possui experiências na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Educação Ambiental.

LUCINEIDE SOARES DO NASCIMENTO

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2007) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Tem experiência na Gestão da Educação Básica. Atua principalmente na Área das Ciências Humanas, em várias disciplinas como: Filosofia e História da Educação, Currículo e Diferença, Didática, Pesquisa Educacional, Metodologia Científica, Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico, Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC e Estágios Supervisionados Obrigatórios.

LUIZ AUGUSTO SOARES MENDES

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre, licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenador Adjunto do PARFOR/UFRA (Programa de Aperfeiçoamento e Formação de Professores). Pesquisador na área de Geografia Humana com ênfase na urbanização da Amazônia, possui experiência com atuação nos seguintes temas: produção, gestão e planejamento urbanos; processos de periferização; metodologia da pesquisa e do trabalho científico; processos segregatórios; espaços rural-urbanos; condomínios fechados; especulação imobiliária; espaços híbridos e metropolização do espaço. Desenvolve pesquisas acerca da metropolização e dos movimentos sociais urbanos, diversidade e racialidade bem como os impactos na Escola e nas relações étnico-raciais.

MARIA CILENE DE SOUSA TAVARES

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Atua na Linha de pesquisa História da Educação: sujeitos, espaços e práticas educativas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia - GEDAM/UFRA. Exerce a função de secretaria no Colégio e Idiomas Aslan Couser. Tem interesse nas temática :da Educação de jovens e adultos (EJA), Educação das relações étnico-raciais; Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva e educação ambiental na prática educacional; Práticas educacionais em ambiente não escolares.

MATHEUS AUGUSTO RIBEIRO SOARES

Graduando do curso de Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Desenvolve pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação e na área de saberes interdisciplinaares no contexto amazônico pelo Grupo de Estudo e Diversidade na Amazônia - GEDAM/UFRA. Bolsista PIBIC do Museu Paraense Emílio Goeldi atuando na área da linguística no contexto de pesquisas sobre línguas indígenas.

SUZANE CUNHA DA LUZ

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Atua na Linha de pesquisa História da Educação: sujeitos, espaços e práticas educativas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia - GEDAM/UFRA.

TATIANA DO SOCORRO CORRÊA PACHECO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1996), Especialização em Alfabetização Infantil (UEPA-2000), Mestrado em Educacão pela Universidade Federal do Pará, na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores (2008) e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ICED/UFPA) na linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. É professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Coordenadora do Grupo de pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia/GEDAM. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Infantil, Experiências educativas de crianças, Infância, Educação Inclusiva, Formação de Professores.

TAYNÁ DA SILVA SANTOS

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, 2021), licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI, 2022), e especialização em bioinformática (Unyleya, 2022). Atualmente é mestranda no Programa de pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFPA-2023) e membro do grupo de pesquisa em Educação Ambiental na Amazônia (GEAMAZ/ UFPA). Durante a graduação foi diretora de comunicação do centro acadêmico de Biologia (CABio/UFRA-2020), monitora voluntária da disciplina de biotecnologia (UFRA, 2019) e aluna de iniciação científica (PIVIC/UFRA-2019 e 2020). Tem interesse em Biodiversidade, biotecnologia, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

VITÓRIA FERNANDES BORGES

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Desenvolve pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação e na área de saberes interdisciplinares no contexto amazônico pelo Grupo de Estudo e Diversidade na Amazônia - GEDAM/UFRA.