Capa do livro: QUESTÃO AGRÁRIA:<br> Desigualdades socioespaciais e educacionais

QUESTÃO AGRÁRIA:
Desigualdades socioespaciais e educacionais

Autores: Sousa, Raimunda Áurea Dias de

O livro Questão Agrária, desigualdades socioespaciais e educacionais – Volume 3  reúne trabalhos de pesquisa e extensão, desenvolvidos pelo Centro de Estudos Agrários (CEA) que compõe o Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco (GPVASF) em suas linhas de pesquisa: Agricultura camponesa, trabalho e conflitos sociais; Agronegócio e redes de produção global: interações cidade e campo, Educação e tem como objetivo apresentar à sociedade reflexões no que concerne à Geografia, particularmente, a Geografia Agrária no contexto da sala de aula na relação universidade/comunidade. Nesse sentido, apresentar parte dos trabalhos dos pesquisadores do CEA/GPVASF/curso de Geografia da UPE/Petrolina significa contribuir para que a comunidade e, em especial, as diversas modalidades de ensino reflitam a respeito da questão agrária e suas implicações.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4806-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-4802-1
DOI: 10.24824/978652514806.9
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO - 17
  • O SIGNIFICADO E A SIGNIFICÂNCIA DA GEOGRAFIA AGRÁRIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA - 23
  • O TRABALHO DE CAMPO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA AGRÁRIA - 39
  • A GEOGRAFIA AGRÁRIA NA RELAÇÃO COM O ENSINO E A EXTENSÃO: o papel do Centro de Estudos Agrários - 53
  • O CENTRO DE ESTUDOS AGRÁRIOS E OS DESAFIOS DA PESQUISA EM GEOGRAFIA AGRÁRIA - 75
  • ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 87
  • A INSERÇÃO DO AGRONEGÓCIO NAS ESCOLAS NO CAMPO: a realidade da Escola Professor José Arnaldo da Silva – Assentamento Jatobá - 103
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONVIVÊNCIA COM O SEMIARIDO: a realidade da EcoEscola Thomas a Kempis – Pedro II – PI - 127
  • A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: a realidade - 149
  • ÍNDICE REMISSIVO - 175
RAIMUNDA ÁUREA DIAS DE SOUSA

Licenciada em Geografia pela UPE – Campus Petrolina. Especialização em Programação em Ensino – Pedagogia pela mesma Instituição. Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe. Doutora pela UFS, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Lisboa-Portugal. Professora Associada IIF/Livre docência da UPE – Campus Petrolina – Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI).

BÁRBARA MARIA BARBOSA LEAL

Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Bolsista Facepe. Integrante do CEA – Centro de Estudos Agrários UPE/Petrolina, faz parte do GPVASP – Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e participa do Grupo de Estudo: A política no Brasil e a questão agrária.

DANIELLE BONFIM DE SOUZA

Acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina. Bolsista Facepe. Integrante do CEA – Centro de Estudos Agrários UPE/Petrolina, faz parte do GPVASP – Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e participa do Grupo de Estudo: A política no Brasil e a questão agrária.

JAQUELINE DOS SANTOS FERREIRA

Graduada em Geografia, participante do Grupo de Estudo: A Política no Brasil e a Questão Agrária. Integrante do GPVASF – Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA – Centro de estudos Agrários UPE – Petrolina, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão “Plantando Sementes”: uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão sobre a questão agrária/alimentar do vale do São Francisco e mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS.

LUCIANA DE MACEDO TELES

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina. Participante do Grupo de Estudo: A Política no Brasil e a Questão Agrária. Integrante do GPVASF – Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA – Centro de estudos Agrários UPE – Petrolina, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão “Plantando Sementes”: uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão sobre a questão agrária/alimentar do vale do São Francisco.

MÁRCIA VALÉRIA DE SOUSA NOGUEIRA

Graduada em Biologia, mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina.

MARIA GENÁRIA DE AMORIM TELES

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina. Participante do Grupo de Estudo: A Política no Brasil e a Questão Agrária. Integrante do GPVASF – Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA – Centro de estudos Agrários UPE – Petrolina, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão “Plantando Sementes”: uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão sobre a questão agrária/alimentar do vale do São Francisco.

MARIA HELOIZA BEZERRA DA SILVA

Graduada em Licenciatura em Matemática. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina.

MARIA KARINA SILVA SANTOS

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina. Participante do Grupo de Estudo: A Política no Brasil e a Questão Agrária. Integrante do GPVASF – Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA – Centro de estudos Agrários UPE – Petrolina, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão “Plantando Sementes”: uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão sobre a questão agrária/alimentar do vale do São Francisco.

MIRELA GOMES DE SÁ

Graduanda em geografia pela Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina.

PATRÍCIA RAYANE DOS SANTOS VIEIRA

Graduada em Geografia e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) – Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina.

VITOBERG LOPES SOUZA

Participante do Grupo de Estudo: A Política no Brasil e a Questão Agrária. Integrante do GPVASF – Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA – Centro de estudos Agrários UPE – Petrolina, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão “Plantando Sementes”: uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão sobre a questão agrária/alimentar do vale do São Francisco.