Capa do livro: EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA: <br>uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade <br>2ª edição

EDUCAÇÃO COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANA:
uma revisão em filosofia da educação ante a premência da utilidade
2ª edição

Autores: Zatti, Vicente - Pagotto-Euzebio, Marcos Sidnei

Este livro é um elogio à historicidade da formação, pois demarca as contribuições clássicas da filosofia na constituição do humano, que, constantemente reinterpretadas, tornam possível o sentido da educação. Sem esse enraizamento esclarecido não adquirimos consciência do declínio provocado pelos ataques do imperativo utilitário que, ao sequestrar o sentido da educação, torna-o disponível às demandas do mercado, fraudando nossas mais elevadas expectativas.
Ao reunir as contribuições mais expressivas do pensamento filosófico sobre a
experiência formativa, este livro leva adiante o alerta de Nietzsche de que “sem esse movimento para trás nos privaríamos do melhor que a humanidade produziu até hoje”. Afinal, a sensibilidade do discurso filosófico sobre a educação consiste em manter ativas as meditações sobre as experiências que constituem parte expressiva de nossa humanidade.

Nadja Hermann

Impresso
de R$ 59,80 por
R$ 46,00
Digital
de R$ 53,00 por
R$ 34,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4410-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4411-5
DOI: 10.24824/978652514410.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRESENTAÇÃO - 9
Nadja Hermann
INTRODUÇÃO  - 13
1. PAIDEIA GREGA  - 23
1.1 A paideia grega: definição e contexto - 23
1.2 Sofistas e a fundação da ciência da educação - 28
1.3 Paideia socrático-platônica: Sócrates  - 30
1.4 Paideia socrático-platônica: Platão  - 34
1.5 Aristóteles: a educação do homem livre - 40
1.6 Isócrates e a paideia helenística - 42
2. HUMANITAS LATINA - 47
2.1 Humanitas latina: definição e contexto - 47
2.2 Humanitas em Cícero - 54
2.3 Humanitas cristã: Santo Agostinho e Boécio  - 60
3.BILDUNG MODERNA  - 69
3.1 Bildung: definição e contexto  - 69
3.2 Jean-Jacques Rousseau: precursor da Bildung - 77
3.3 Immanuel Kant: pensar por si mesmo como ideia nuclear da Bildung  - 81
3.4 Bildung em Friedrich Nietzsche: a autoformação como tarefa estética - 90
4. FORMAÇÃO OMNILATERAL EM KARL MARX  - 95
4.1 Definição de formação omnilateral em Karl Marx  - 95
4.2 O trabalho como categoria ontológica e princípio educativo - 99
4.3 Trabalho em sentido negativo: alienação e unilateralidade  - 102
4.4 A expropriação capitalista do tempo livre do trabalhador - 105
4.5 Formação omnilateral e superação da contradição social - 107
5. HABERMAS E A RECONSTRUÇÃO COMUNICATIVA DO IDEAL DE FORMAÇÃO HUMANA - 111
5.1 Contexto da questão e do pensamento habermasiano - 111
5.2 A reconfiguração do logos como razão comunicativa  - 115
5.3 Mundo da vida como horizonte do agir comunicativo - 120
5.4 A reconstrução do ideal de formação humana - 124
6. ?SKHOLÉ E FORMAÇÃO HUMANA  -129
REFERÊNCIAS - 139

VICENTE ZATTI
Professor de Filosofia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Canoas. Doutor em Educação pela UFRGS, Pós-doutorado em Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP.

MARCOS SIDNEI PAGOTTO-EUZEBIO
Professor de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP e no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Doutor em Educação pela USP.