Capa do livro: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DOCENTES DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR<br>Série: CURRÍCULO: questões atuais <br>Volume 5

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DOCENTES DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR
Série: CURRÍCULO: questões atuais
Volume 5

Autores: Camila Lima Coimbra - Rita de Cássia M. T. Stano - Yara Pires Gonçalves - Mere Abramowicz (Orgs)

livro impresso
de R$ 46,91 por
livro digital
de R$ 46,91 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Um grupo de pesquisa se faz empreendendo investigação, reflexão e divulgação, num movimento caracteristicamente coletivo. No cenário de colaboração e de parceria de pensares e inquietações, necessidades e premências é que este livro surge. Resultante da caminhada de professores que indagam o currículo e seus desdobramentos, com vistas a contribuir para a melhoria do fazer educativo.

Esta obra, junto com as anteriores da Série Currículo: questões atuais, ajuda a sedimentar uma produção que se pretende sempre compartilhada, porque o grupo sabe que uma obra só se completa com a leitura do outro e, por isso, sua publicação é uma maneira de garantir a complementação dos dados e análises por meio do olhar daqueles que a lerem.

Mais que a necessidade da divulgação do que se tem produzido, os professores que aqui mostram o resultado de suas pesquisas esperam ensejar, em seus leitores, a vontade de colaborar, pensar e agir para que a educação que fazemos se realize à luz do que se espera de uma educação com sentido de qualidade. Sejamos todos sujeitos de um modo reflexivo de agir, atentando para uma prática docente fundada na dialogicidade, no compromisso e na possibilidade de contribuir para a qualidade na educação.

Que a leitura desta obra alimente esse caminho nem sempre fácil de ser professor, mas fértil quando revestido de cumplicidade e de cuidado com a própria ação de educar. Aceite o convite e

Caminhe conosco…

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-644-1
DOI: 10.24824/978858042644.1
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 168
Formato do Livro: 15x21 cm
Número da edição:5

Sumário

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DOCENTES DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR<br>Série: CURRÍCULO: questões atuais <br>Volume 5

Autores

ALDIERIS BRAZ AMORIM CAPRINI
Mestre em História pela UFES. Licenciado em História pelo Centro Universitário São Camilo e doutorando em Educação: Currículo pela PUC/SP. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e membro do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

ANTONELLA BIANCHI FERREIRA
Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Especialista em Matemática Superior na Fundação Severino Sombra (1989). Graduada no curso de Ciências com Habilitação em Matemática na Universidade do Planalto Catarinense-UNIPLAC na cidade de Lages-SC (1988). Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora efetiva da rede municipal de Lages de 1986 à 1991, lecionando Ciências e Matemática. Docente em Matemática da Educação Básica na rede pública estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da rede municipal da cidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/ SP.

CAMILA LIMA COIMBRA
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP (2007). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2000). Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Uberlândia (1997). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993). Professora de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Autora do livro: “A pesquisa e a prática pedagógica no curso de pedagogia: uma possibilidade de articulação entre a teoria e a prática”, fruto da tese de doutorado (2011). Uma das organizadoras do livro: “Qualidade em Educação” (2011). Organizadora do livro: “Didática para o ensino nas áreas de administração e ciências contábeis” (2012).

ELIANA DE OLIVEIRA
Doutora em Antropologia Social pela USP/SP. Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Especialista em Psicopedagogia e licenciada em Pedagogia pela FASP. Professora do Curso de Pedagogia da FACFITO – Faculdade de Ciências da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco-SP.  Professora convidada do CEA-USP para o Curso de difusão Cultural. Membro do NEINB-USP – Núcleo de apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

HELENA MARIA DOS SANTOS FELÍCIO
Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Coordenadora Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

JULIANA MIRANDA
Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e mestranda em Educação: Currículo pela PUC/SP. Coordenadora de avaliação da empresa Avalia Educacional, desenvolvendo projetos de avaliação educacional externa de redes e sistemas de ensino públicos e particulares, além de pesquisas educacionais e avaliações do terceiro setor. Integrante do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. 

LAURINDO CISOTTO
Doutor e Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Bacharel em Direito, pela USJD/SP. Bacharel em Filosofia, licenciado em Filosofia e História-USF/SP, pedagogo (Administração e Supervisão Escolar) pela Faculdade "Carlos Pasquale"-SP. Coordenador Psicopedagógico do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e Supervisor de Estágio. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

LISIE DE LUCCA
Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Linguagens das Artes pelo Centro Universitário Mariantonia da Universidade de São Paulo. Bacharel em Artes Visuais e licenciada em arte-educação pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Professora nas últimas séries do Ensino Fundamental II e Médio e coordenadora de cursos na rede particular em Santo André. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

LOURDES DE FATIMA PASCHOALETTO POSSANI
Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Supervisora Escolar na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Docente na Pós-graduação do Centro Universitário São Camilo (SP). Membro do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Autora do livro Educação de Jovens e Adultos: um olhar sobre a exclusão. Editora Articulação Universidade Escola (2007). Organizadora do livro Ação Supervisora: tendências e práticas. Editora CRV (2012).

MANOEL ANTONIO OLIVEIRA ARAÚJO
Mestre em Educação pela UFBA, especialista em Controladoria pela Fundação Visconde de Cairu, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e doutorando do Programa de Educação: Currículo na PUC/SP. Atualmente exerce o cargo de professor assistente na UESB, campus de Vitória da Conquista. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

MARCOS RODRIGUES DE LARA
Pós-Doutorado em Ciências Sociais, Doutor em Educação, Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Educação, Mestre em Filosofia e Mestre em Economia Internacional. Educador e orientador com atuação em instituições universitárias como INSPER, FAAP, ESPM e PUC/SP. Desenvolve pesquisas na área da Educação no Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP e na área das Ciências Sociais no projeto “Jovens urbanos: ações estético-culturais e novas práticas políticas” (PUC/SP) inserido no Grupo de Trabalho del Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales (CLACSO) “Juventud y nuevas prácticas políticas em América Latina” (abril de 2011-2013) como pesquisador. Tem publicações e orienta trabalhos acadêmicos nas áreas de estudos de "Jovens Urbanos e o Consumo" e na área de "Educação Superior".

MARIA APARECIDA DIAS DE OLIVEIRA
Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2012). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Campinas-SP (2007). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1991). Graduada em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo (1980). Doutoranda em Educação: Currículo na PUC/SP. Professora, coordenadora pedagógica e atualmente diretora de escola, na rede pública estadual paulista. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

MARIA ISABEL D' ANDRADE SOUSA MONIZ
Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Docente dos cursos de Pedagogia e Letras das Faculdades Integradas Torricelli – Anhanguera. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do curso de especialização em Alfabetização e Letramento na Infância da Universidade Cidade de São Paulo – Grupo Cruzeiro do Sul. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

MERE ABRAMOWICZ
Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Supervisão e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Responsável pela linha de pesquisa: Currículo e Avaliação sendo líder do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Autora de inúmeros livros e artigos além de assessorias e consultorias.

PATRICIA HORTA ANDRADE
Mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998) e Aperfeiçoamento em Gestão Educacional pelo Centro Universitário São Camilo (2009). Doutoranda em Educação: Currículo pela PUC-SP. Diretora de Ensino da União Social Camiliana e docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário São Camilo. Avaliadora do Sistema Basis – Inep/MEC. Membro efetivo do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro Universitário São Camilo, pertencente ao sistema CEP/CONEP.

RENILDA MARTINS GARCIA
Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP, Bacharel em Teologia pela UMESP, doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Pastora da Igreja Metodista do Jardim Botânico, Rio de Janeiro, Membro fiscal do Conselho Latino Americano de Igrejas - Região Brasil, CLAI Brasil, Professora no Núcleo de Capacitação Missionária da Igreja Metodista, Rio de Janeiro e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

RITA DE CÁSSIA M. T. STANO
Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP, professora associada da Universidade Federal de Itajubá-Unifei, docente no Mestrado de Ensino de Ciências, docente e pesquisadora do curso de especialização a distância em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais, efetuando pesquisas em TICs, docente e pesquisadora do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanas da Unifei. Pesquisadora do grupo Currículo: questões atuais da PUCSP, pós-doutoranda em Pedagogia Universitária pela Universidade do Minho, PT.

SANDRA FARIA FERNANDES
Mestre em Educação (UNISANTOS-SP). Licenciada em
Matemática (Universidade de Brasília-DF) e em Pedagogia
(Faculdades Don Domênico-SP). Doutoranda em Educação:
Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Supervisora de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo-SP e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP.

VIVIANE APARECIDA DA SILVA
Mestre em Educação: Currículo pela PUC/SP. Pedagoga e doutoranda do Programa Educação: Currículo da PUC/SP. Assessora da Rede Marista de Solidariedade desenvolvendo projetos de advocacy pelos direitos da primeira infância, sistematização de experiências e formação de professores. Membro do Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Coordenadora do Centro Marista de Defesa da Infância e uma das organizadoras do livro: Educação Infantil – reflexões e práticas para a produção de sentidos.

YARA PIRES GONÇALVES
Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UNESP de Marília/SP. Graduada em Letras e Pedagogia. Especialista em Linguística. Coordenadora Pedagógica das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente/SP. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Currículo: questões atuais da PUC/SP. Autora da obra “Ensinantes Aprendizes: bacharéis na prática da docência”