Capa do livro: ASPECTOS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O JIU-JITSU BRASILEIRO: <br> Uma proposta de formação continuada

ASPECTOS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O JIU-JITSU BRASILEIRO:
Uma proposta de formação continuada

Autores: Marchiori, Gustavo Silva – Dutra, Flávia Barbosa da Silva – Blasi, Felipe Di

O livro “ASPECTOS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O JIU-JITSU BRASILEIRO: uma proposta de formação continuada” é uma obra indicada para todos os públicos, em especial aos educadores das mais diversas áreas do conhecimento. Utilizando o Jiu-Jitsu Brasileiro como uma “lupa”, o livro nos leva a observar fenômenos e aspectos relacionados à justiça social e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Trazemos ao leitor a voz dos praticantes com deficiência acerca de suas vivências na modalidade, assim como relatos de professores sobre sua atuação e preparação para ensinar de maneira inclusiva. Esta obra relata também a experiência de elaboração e condução de um curso de atualização profissional sobre aspectos da inclusão da pessoa com deficiência e o Jiu-Jitsu Brasileiro através da utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5043-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-5044-4
DOI: 10.24824/978652515043.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PESQUISA E ELABORAÇÃO DE UM CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL - 13
  • DESCRIÇÃO METODOLÓGICA - 15
  • ASPECTOS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 19
  • FOCO NA PESQUISA: questionário aplicado para praticantes de Jiu-Jitsu brasileiro com defi ciência - 35
  • ASPECTOS RELATIVOS AO ENSINO DO JIU-JITSU BRASILEIRO - 45
  • FOCO NA PESQUISA: questionário aplicado para professores de Jiu-Jitsu brasileiro - 63
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE A PESQUISA COM PROFESSORES E PRATICANTES COM DEFICIÊNCIA - 81
  • CURSO DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL “ASPECTOS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O JIU-JITSU BRASILEIRO” - 85
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE O CURSO DE ATUALIZAÇÃO - 99
  • REFERÊNCIAS - 101
  • ÍNDICE REMISSIVO - 107
GUSTAVO SILVA MARCHIORI

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ), Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), pós-graduado em Docência no Ensino Superior (UNESA) e graduado em Educação Física (UnB). Técnico em Assuntos Educacionais do CEFET/RJ, criador e professor do projeto de extensão “Jiu-Jitsu Brasileiro Híbrido” e do curso de atualização profissional “Aspectos da inclusão da pessoa com deficiência e o Jiu-Jitsu Brasileiro”, conduz pesquisas relacionadas a inclusão da pessoa com deficiência em ambientes formais e não-formais de ensino.

FLÁVIA BARBOSA S. DUTRA

Doutora em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), mestre em Motricidade Humana (UCB), graduação em Educação Física (UCB). Professora associada da Faculdade de Educação (UERJ), membro pesquisadora da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e coordenadora do Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID).

FELIPE DI BLASI

Doutor em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (UFRJ), mestre em sociologia do esporte (UGF), graduação em Educação Física (UFRJ). Professor I de Educação Física (SME/RJ), membro pesquisador da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e coordenador do Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID).