Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4789-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4787-1
DOI: 10.24824/978652514789.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 13
- PREFÁCIO - 15
- EDUCAÇÃO INFANTIL E PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: entre perspectivas internacionais, nacionais e locais - 19
- DIRETRIZES DA UNESCO E OCDE ACERCA DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS - 31
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL, CHILE E CUBA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO COMPARADA - 41
- O ESTADO DO CONHECIMENTO: contribuições para compreender as origens das reformas na educação brasileira e no trabalho docente - 51
- A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DE IN/EXCLUSÃO NA BOLÍVIA, BRASIL E URUGUAI: metapesquisa - 65
- RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL E URUGUAI: um Estado do Conhecimento - 77
- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DURANTE AS DITADURAS NO BRASIL (1964-1985) E NO CHILE (1973-1990): Estado do Conhecimento - 87
- AS INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E ARGENTINA: um Estado de Conhecimento - 99
- ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E O ACESSO DO SUJEITO SURDO A SERVIÇOS PÚBLICOS - 111
- O DIREITO À EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES E REFUGIADOS NA AMÉRICA LATINA: em busca por um Estado da Arte - 123
- QUANDO PENSO QUE SEI VEJO QUE HÁ DIANTE DE MIM UMA INFINIDADE DE DESCOBERTAS A SEREM FEITAS: as contribuições do Estado do Conhecimento - 135
- PRODUÇÕES SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: um Estado do Conhecimento - 147
- GÊNERO, ORGANISMOS INTERNACIONAIS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: um Estado do Conhecimento sobre as temáticas - 159
- GÊNERO, MATERNIDADE, ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: um Estado do Conhecimento - 171
- PESQUISAS RECENTES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DIRECIONADAS PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS, RAIZALES, PALENQUES E CIMARRONES NO BRASIL, COLÔMBIA E EQUADOR - 183
- ÍNDICE REMISSIVO - 195
IDORLENE DA SILVA HOEPERS
Doutora em Educação e docente-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – PPGE-IFC e no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Atua na Linha de Pesquisa Processos Educativos e Inclusão com investigações relacionadas aos processos inclusivos na perspectiva social.
AIRTON ZANCANARO
Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento e docente-pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – PPGE-IFC, no Ensino Médio e Graduação. Atua na Linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão em temas relacionados ao uso das tecnologias no contexto educacional.
ALEXANDRE VANZUITA
Doutor em Educação, com estudos pós-doutorais em Educação, atuando como docente-pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – PPGE-IFC, no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Ensino Médio Integrado. Desenvolve investigações na Linha de Pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais em temas relacionados à formação inicial, inserção profissional e construção de identidade(s) profissional(is).
ADRIANE CORRÊA RIBEIRO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
ALESSANDRA CRISTINA BERNARDINO
Mestranda do Curso de Pós-Graduação Mestrado em Educação – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC Camboriú, SC – Brasil.
ANA PAULA ROSA DA SILVA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú; Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU/FUMDES Pós-Graduação). Graduada em Pedagogia na Faculdade Guilherme Guimbala.
BÁRBARA KRISTENSEN
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC); Bolsista da CAPES.
DÁVILA CAROLINA INÁCIO DE SOUZA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
EVELISA MEIRINHO LIMA
Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, Instituto Federal Catarinense (IFC).
FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA
Doutora em Educação. Docente Orientadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
GUILHERME MIGLIORINI
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú; Técnico Administrativo em Educação no IFC – Campus Araquari.
HELEN P. MIRANDA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
ISISLEINE DIAS KOEHLER
Mestranda em Educação pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú.
JOSÉ GALOTTA LUCENA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
LIANE VIZZOTTO
Doutora em Educação. Docente Orientadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
MARIA HELENA NUNES ALMEIDA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
MARIANA SEVERIANO PEREIRA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
PRISCILA CORTES RAMOS
Licenciada em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC).
ROSELI NAZÁRIO
Doutora em Educação – Docente Coorientadora, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER
Doutora em Educação – Docente Orientadora, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
SOLANGE APARECIDA ZOTTI
Doutora e Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP; professora do PPGE IFC – Campus Camboriú e das Licenciaturas em Física e Matemática do IFC – Campus Concórdia.
SÔNIA REGINA DE SOUZA FERNANDES
Doutora em Educação – Docente Orientadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).
VAGNER VIEIRA
Mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Camboriú.
VALÉRIA PAZ AREND ROSA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).