Capa do livro: Processos educativos e inclusivos nas políticas públicas de educação em diálogo com a américa latina

Processos educativos e inclusivos nas políticas públicas de educação em diálogo com a américa latina

Autores: Hoepers, Idorlene da Silva - Zancanaro, Airton - Vanzuita, Alexandre

Processos Educativos e Inclusivos nas Políticas Públicas de Educação em Diálogo com a América Latina explora pesquisas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (PPGE-IFC). Trata-se de estudos relacionados às políticas públicas de educação e inclusão, bem como estudos e pesquisas sobre relações étnico-raciais e gênero, aprovado e financiado pelo Edital 20/2020 de Chamada Pública da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC). O livro apresenta resultados de pesquisas documentais e bibliográficas elaboradas por pesquisadores(as) no sentido de problematizar criticamente a influência dos organismos multilaterais na construção de políticas educacionais inclusivas na América Latina. As pesquisas elaboradas são de abordagem qualitativa, com características descritivas e interpretativas, com vários estudos do tipo de estado do conhecimento. Vale destacar que o movimento da pesquisa como princípio científico, educativo e formativo, no âmbito do mestrado, possibilita que pesquisadores se apropriem e aprofundem o conhecimento científico. É um exercício de autonomia e olhar crítico que propicia a constituição do pesquisador em diálogo com os diferentes níveis da educação.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4789-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4787-1
DOI: 10.24824/978652514789.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 15
  • EDUCAÇÃO INFANTIL E PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: entre perspectivas internacionais, nacionais e locais - 19
  • DIRETRIZES DA UNESCO E OCDE ACERCA DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS - 31
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL, CHILE E CUBA SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO COMPARADA - 41
  • O ESTADO DO CONHECIMENTO: contribuições para compreender as origens das reformas na educação brasileira e no trabalho docente - 51
  • A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS DE IN/EXCLUSÃO NA BOLÍVIA, BRASIL E URUGUAI: metapesquisa - 65
  • RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO BRASIL E URUGUAI: um Estado do Conhecimento - 77
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DURANTE AS DITADURAS NO BRASIL (1964-1985) E NO CHILE (1973-1990): Estado do Conhecimento - 87
  • AS INFLUÊNCIAS DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL E ARGENTINA: um Estado de Conhecimento - 99
  • ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E O ACESSO DO SUJEITO SURDO A SERVIÇOS PÚBLICOS - 111
  • O DIREITO À EDUCAÇÃO DE IMIGRANTES E REFUGIADOS NA AMÉRICA LATINA: em busca por um Estado da Arte - 123
  • QUANDO PENSO QUE SEI VEJO QUE HÁ DIANTE DE MIM UMA INFINIDADE DE DESCOBERTAS A SEREM FEITAS: as contribuições do Estado do Conhecimento - 135
  • PRODUÇÕES SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS: um Estado do Conhecimento - 147
  • GÊNERO, ORGANISMOS INTERNACIONAIS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: um Estado do Conhecimento sobre as temáticas - 159
  • GÊNERO, MATERNIDADE, ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: um Estado do Conhecimento - 171
  • PESQUISAS RECENTES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DIRECIONADAS PARA COMUNIDADES QUILOMBOLAS, RAIZALES, PALENQUES E CIMARRONES NO BRASIL, COLÔMBIA E EQUADOR - 183
  • ÍNDICE REMISSIVO - 195
IDORLENE DA SILVA HOEPERS

Doutora em Educação e docente-pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – PPGE-IFC e no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Atua na Linha de Pesquisa Processos Educativos e Inclusão com investigações relacionadas aos processos inclusivos na perspectiva social.

AIRTON ZANCANARO

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento e docente-pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – PPGE-IFC, no Ensino Médio e Graduação. Atua na Linha de pesquisa Processos Educativos e Inclusão em temas relacionados ao uso das tecnologias no contexto educacional.

ALEXANDRE VANZUITA

Doutor em Educação, com estudos pós-doutorais em Educação, atuando como docente-pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense – PPGE-IFC, no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Ensino Médio Integrado. Desenvolve investigações na Linha de Pesquisa Processos Formativos e Políticas Educacionais em temas relacionados à formação inicial, inserção profissional e construção de identidade(s) profissional(is).


ADRIANE CORRÊA RIBEIRO

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

ALESSANDRA CRISTINA BERNARDINO

Mestranda do Curso de Pós-Graduação Mestrado em Educação – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – IFC Camboriú, SC – Brasil.

ANA PAULA ROSA DA SILVA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú; Bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU/FUMDES Pós-Graduação). Graduada em Pedagogia na Faculdade Guilherme Guimbala.

BÁRBARA KRISTENSEN

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC); Bolsista da CAPES.

DÁVILA CAROLINA INÁCIO DE SOUZA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

EVELISA MEIRINHO LIMA

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia, Instituto Federal Catarinense (IFC).

FILOMENA LUCIA GOSSLER RODRIGUES DA SILVA

Doutora em Educação. Docente Orientadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

GUILHERME MIGLIORINI

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú; Técnico Administrativo em Educação no IFC – Campus Araquari.

HELEN P. MIRANDA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

ISISLEINE DIAS KOEHLER

Mestranda em Educação pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú.

JOSÉ GALOTTA LUCENA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

LIANE VIZZOTTO

Doutora em Educação. Docente Orientadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

MARIA HELENA NUNES ALMEIDA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

MARIANA SEVERIANO PEREIRA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

PRISCILA CORTES RAMOS

Licenciada em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense (IFC).

ROSELI NAZÁRIO

Doutora em Educação – Docente Coorientadora, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SOLANGE APARECIDA DE OLIVEIRA HOELLER

Doutora em Educação – Docente Orientadora, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

SOLANGE APARECIDA ZOTTI

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP; professora do PPGE IFC – Campus Camboriú e das Licenciaturas em Física e Matemática do IFC – Campus Concórdia.

SÔNIA REGINA DE SOUZA FERNANDES

Doutora em Educação – Docente Orientadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).

VAGNER VIEIRA

Mestrando(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Camboriú.

VALÉRIA PAZ AREND ROSA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Catarinense (IFC).