Capa do livro: NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: <br>Pesquisas em diálogos sobre e na Amazônia Coleção Nas Teias da Amazônia Vol. V

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA:
Pesquisas em diálogos sobre e na Amazônia Coleção Nas Teias da Amazônia Vol. V

Autores: Neves, Joana d’Arc de Vasconcelos – Brasileiro, Tânia Suely Azevedo – Costa-Hübes, Terezinha da Conceição (Orgs.)

Esta obra Nas teias da Amazônia: pesquisas em diálogos sobre e na Amazônia – Volume V, organizada em forma de coletânea, socializa os estudos originados de dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação Linguagens e Saberes da Amazônia e Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, cujas temáticas estabeleceram diálogos com o Projeto/PROCAD – Nas Teias da Amazônia, instituído por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – Edital nº 21/2018, desenvolvido por meio da parceria entre PPSLA (UFPA), PPGSAQ (Ufopa) e o PPGL (Unioeste).



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4490-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4488-7
DOI: 10.24824/978652514490.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 342
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • COM A PALAVRA, AS ORGANIZADORAS DA OBRA DIZENDO UM POUCO DE CADA CAPÍTULO - 11
  • PREFÁCIO - 19
  • LITERATURA DE VIAGEM E A REPRESENTAÇÃO DA AMAZÔNIA: uma análise da obra South American Memories of Thirty Years - 23
  • MATRIZES PEDAGÓGICAS DO MST MIMETIZADAS NA PEÇA FATOS E LENDAS CHAMADOS QUINTINO - 45
  • CRIANÇAS E AS DISCURSIVIDADES NO TRABALHO DA CASA DA FARINHA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO AMÉRICA DA AMAZÔNIA BRAGANTINA - 65
  • “VILA QUE É”: historiografia, população e atividades produtivas - 87
  • SABERES, MEMÓRIAS, LUTAS E CONQUISTAS NO UNIVERSO DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NA AMAZÔNIA - 109
  • O SABER-FAZER DO ARTESÃO NA MODELAGEM DE VASOS NA AMAZÔNIA BRAGANTINA-PA - 127
  • OS SABERES LOCAIS E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL: o caso da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua, nordeste do Pará, Costa Amazônica brasileira - 145
  • TUCUMÃ COMO MATÉRIA-PRIMA PARA ARTESANATO FEITO POR MULHERES, RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓSARAPIUNS, BRASIL - 167
  • CRIAÇÃO E GESTÃO DA FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓSPARÁ, BRASIL - 187
  • POLÍTICAS PÚBLICAS E SUAS INTERFACES: bases teóricas de um estudo sobre as reservas extrativistas, nordeste do Pará, Costa Amazônica brasileira - 211
  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL EMPRESARIAL EM TERRITÓRIO AMAZÔNICO: uma percepção dos moradores locais quanto ao setor portuário em Miritituba-PA - 233
  • POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA E DE ORLA DE SANTARÉM-PA E SUAS RELAÇÕES COM O TERRITÓRIO URBANO AMAZÔNIDA - 253
  • ECOLOGIA DE SABERES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: interfaces com o paradigma decolonial - 275
  • RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, SABER HISTORIOGRÁFICO E SABER HISTÓRICO-ESCOLAR NO NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DA FAHIST/CBRAG/UFPA - 295
  • A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 315
  • ÍNDICE REMISSIVO - 337
JOANA D`ARC DE VASCONCELOS NEVES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa. Professora da UFPA – Campus de Bragança-PA, na Faculdade de Educação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Saberes da Amazônia. Coordena o Grupo de Estudo em Educação de Jovens e Adultos e diversidade Amazônica – GUEAJA e o Projeto de Pesquisa Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidade, linguagens e diversidade.

TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO

Pós-Doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/ 2009). Estágio Pós-Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana – Cuba (2009). Doutorado em Educação – Universidad Rovira I Virgili/Espanha (2002) – revalidado na Faculdade de Educação da USP. Integra o Projeto de Pesquisa Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidade, linguagens e diversidade.

TEREZINHA DA CONCEIÇÃO COSTA-HÜBES

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UFSC. Atualmente, professora da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste Paranaense), atuando no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Mestrado em Letras (Profletras). Integra o Projeto de Pesquisa Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidade, linguagens e diversidade. 

ADRIANE BEATRIZ LIMA DE SOUZA

Mestra em Linguagens e Saberes da Amazônia. (PPLSA/UFPA).

ADELSON DA CRUZ

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA).

ANA PAULA VIEIRA E SOUZA

Doutora em Educação da Universidade Federal do Pará, do Programa Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), na linha de Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Integrante do Projeto PROCAD/Capes – Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades (UNIOESTE, UFOPA e UFPA).

ANDREA ARAÚJO DA SILVA

Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

ANDREA SIMONE RENTE LEÃO

Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Docente do Instituto de Ciências da Sociedade.

ANTÔNIO VANDELSON OLIVEIRA SANTOS

Mestre em Linguagens e Saberes da Amazônia (UFPA). Técnico de TI do Campus Universitário de Bragança (UFPA).

CÉSAR AUGUSTO MARTINS DE SOUSA

Professor da Universidade Federal do Pará. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia. Editor da Nova Revista Amazônica/UFPA. É integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/Amazônia) por meio do Projeto “Teias da Amazônia” numa cooperação entre a UFPA, UFOPA e UNIOSTE.

CLÁUDIA NUNES-SANTOS

Bióloga. Doutora em Biologia e Genética Molecular pela Universidade Federal do Pará/Universität Bremen, com Pós-Doutorado em Biotecnologia na Universidade Federal do Amazonas e Pós-doutorado em Etnobiologia na Universidade Estadual de Feira de Santana/BA. Professora na Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Biologia/Centro de Ciências Biológicas e da Saúde).

DANIEL GOMES DE SOUSA

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará. Endereço: Alameda Leandro Ribeiro, S/N, CEP: 68.600-000 – Bragança, Pará, Brasil.

DEYVERSON LUENER DE OLIVEIRA FERREIRA

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia – PPLS, vinculado a Linha de Pesquisa: Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus de Bragança. Professor do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – UNIPLAN, Unidade de Bragança-PA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação – GEPTE, vinculado a Linha de Pesquisa Trabalho e Infâncias.

ELIRIANY LIMA DA SILVA

Discente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Membro do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (ProextCIMA/UFOPA).

ELTON LUIS DA SILVA JÚNIOR

Doutorando em Sociologia, Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa Geração, Gênero e Relações Étnico-Racial. Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia, Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Bragança/PA.

EVERTON CRISTO DE ALMEIDA

Doutor em Ciências Ambientais pelo PPGSND/UFOPA. Docente do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA

Professor da Universidade Federal do Pará com doutorado em Biologia Ambiental, pertence aos Programas de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia e Biologia Ambiental. Participa do grupo de pesquisa do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA), Campus de Bragança. Integra o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/Amazônia) por meio do Projeto “Teias da Amazônia” (UFPA/UFOPA/UNIOSTE).

GEORGINA NEGRÃO KALIFE CORDEIRO

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA).

GISLENE DA SILVA OLIVEIRA

Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) – Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Especialista em Língua Portuguesa – Uma Visão Discursiva (UFRJ) e Docente da rede estadual de ensino SEDUC-PA.

HELIONORA DA SILVA ALVES

Doutora em Agricultura Tropical pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Docente do IBEF e do PPGSAQ da UFOPA. Integrante do Projeto PROCAD/Capes – Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades (UNIOESTE, UFOPA e UFPA).

ITAMAR RODRIGUES PAULINO

Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Integrante do Projeto PROCAD/Capes – Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades (UNIOESTE, UFOPA e UFPA). Coordenador do Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia (ProextCIMA/UFOPA), membro do Grupo de Estudos em Epistemologia do Romance (UnB) e do Programa Internacional de Investigação Científica Nantes-Aveiro-Brasília (PICNAB).

JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA

Doutor em Linguística (USP). Docente da Faculdade de Letras do Campus Universitário de Bragança. (UFPA).

JOSÉ DIAS SANTANA

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA/UFPA), Universidade Federal do Pará (UFPA).

LÍVIA ALENCAR PACÍFICO TAVARES

Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia – PPLSA/UFPA. Licenciada em Letras (Língua Inglesa) pela UFPI. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Pará.

MARCELO DO VALE OLIVEIRA

Doutor em Sociologia (UFPA), Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA/UFPA) e vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA).

MARIA DA LUZ FARIAS

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS

Licenciada em Letras pela UFPA e em Geografia pela UFRR. Mestra em Geociências – UFAM, Doutora em Educação – UNICAMP e Pós-doutorado – UNIOESTE/Campus Cascavel – Professora da UFOPA/ICED, Integrante do PROCAD UFOPA/UFPA/UNIOESTE. Coordenadora do GEPEEA.


MARIA ROSEANE CORRÊA PINTO LIMA

Professora da Universidade Federal do Pará. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UFPA) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM). Coordena o Inventário Nacional de Referências Culturais da Marujada de Bragança e seus principais temas de pesquisa são História das populações negras na Amazônia, trabalho, imigração e racismo.

NEIDIVALDO SANTANA CRUZ

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estágio de Sá – Polo de Castanhal. Tem experiência profissional como Técnico em Enfermagem no Hospital Geral de Bragança, Assistente Administrativo na Faculdade de Educação, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, cedido pela Prefeitura Municipal de Viseu-PA.

NORMA CRISTINA VIEIRA

Doutora em Biologia Ambienta Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA) – Universidade Federal do Pará, Campus Bragança. Integrante do Projeto PROCAD/Capes – Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades (UNIOESTE, UFOPA e UFPA.  

RAQUEL AMORIM DOS SANTOS

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta A da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Linha de Pesquisa: Educação, Linguagens e Interculturalidades na Amazônia. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros – NEAB/UFPA. Pesquisadora do Núcleo de estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais – GERA/UFPA.

ROGÉRIO ANDRADE MACIEL

Doutor em Educação (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia.

SANDRA NAZARÉ DIAS BASTOS

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS-UFPA), Faculdade de Ciências Biológicas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança. Integrante do Projeto PROCAD/Capes – Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades (UNIOESTE, UFOPA e UFPA.

ANTONIO MAGNO GOMES DO LIVRAMENTO

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia / PPLSA, Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança. Linha Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia.

SEBASTIÃO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR

Doutor em Sociologia (UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia. Integrante do Projeto PROCAD/Capes – Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades (UNIOESTE, UFOPA e UFPA).

THIAGO ALMEIDA VIEIRA

Pós-Doutor pelo Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs) da Universidade do Algarve (UAlg). Docente do IBEF; do PPGSND; e do PPGSAQ da Ufopa. Coordenador do Projeto PROCAD/Capes – Nas teias da Amazônia: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades (UNIOESTE, UFOPA e UFPA).

RAUL DA SILVEIRA SANTOS

Professor substituto da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia/UFPA. Seus principais temas de pesquisa são Políticas Públicas e Ações Afirmativas em áreas costeiras do nordeste paraense.

VÂNIA VIEIRA VIDAL

Bacharela em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFOPA, Mestra em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela UFOPA, Integrante do GEPEEA.