Capa do livro: Programa de avaliação institucional:<br>Exercício de gestão democrática na educação superior

Programa de avaliação institucional:
Exercício de gestão democrática na educação superior

Autores: Felix, Glades Tereza

A partir da evidência de que só se organiza a casa para as visitas do MEC/INEP, surgiu o desafio de elaborar um Programa de Avaliação Institucional autônomo, reativo, antecipativo e complementar aos SINAES contendo dez subprojetos para avaliar indicadores de qualidade de um centro de formação de professores de uma universidade pública. Implementou-se, então, sob o arcabouço da metodologia da Avaliação Institucional Participativa – AIP (LEITE, 2005), o ciclo avaliativo (2014/2017), que permitiu recolher um manancial de informações, as quais possibilitaram situar o caso no âmbito do contexto brasileiro e mundial. Para tanto, foram avaliados quantitativa e qualitativamente: docentes da graduação; docentes da pós-graduação; estudantes-estagiários; docentes-orientadores; instituições conveniadas; egressos; gestores; TAES; serviços de empresas privadas (cantina, copiadora, limpeza, segurança, portaria); Pesquisa e Extensão. A obra destina-se aos que estudam e trabalham com a temática, seja na pesquisa em Cursos de Graduação e Pós-Graduação, seja nas Comissões Próprias de Avaliação (CPA), como também nas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) das Instituições de Ensino Superior (IES).

Impresso
de R$ 38,87 por
R$ 29,90
Digital
de R$ 33,00 por
R$ 24,99

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4838-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4840-3
DOI: 10.24824/978652514838.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 74
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO COMPONDO UM LIVRO ACABADO DE UMA OBRA COMPLEXA - 9
  • NOTA INICIAL - 13
  • CAPÍTULO 1 AVALIAÇÃO: uma categoria de análise histórica - 19
  • CAPÍTULO 2 O PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - 29
  • CAPÍTULO 3 A METODOLOGIA - 37
  • CAPÍTULO 4 OS RESULTADOS - 49
  • NOTA FINAL - 61
  • REFERÊNCIAS - 67
  • ÍNDICE REMISSIVO - 71
GLADES TEREZA FELIX
Doutora em Educação e Pós-Doutora em Avaliação e Acreditação. Professora do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Avaliação no Ensino Superior, atua nos seguintes temas: Educação Superior, Avaliação Institucional, Avaliação Participativa, Autoavaliação, ENADE, Sistemas de Acreditação, Gestão Educacional, Qualidade, Gestão da Avaliação.