Capa do livro: PARENTALIDADE (RESPONSÁVEL):<BR> Investigações, intervenções e programas  volume 2

PARENTALIDADE (RESPONSÁVEL):
Investigações, intervenções e programas volume 2

Autores: Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim – Pereira, Veronica Aparecida (Orgs.)

O objetivo dessa coletânea, organizada em dois volumes, foi oferecer, aos profissionais da Psicologia e áreas afins que trabalham com famílias, um material atualizado e com evidências científicas. Para isso, as organizadoras reuniram pesquisadores brasileiros e portugueses com produção relevante e experiência no desenvolvimento de estudos e programas para pais. No volume 1 são apresentadas pesquisas voltadas a descrição de delineamentos e programas universais de intervenção com famílias, instrumentos e procedimentos para investigação desde a gestação até a idade escolar. O volume 2 encontra-se organizado em duas seções, a primeira voltada à investigações e intervenções com foco em famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista e, a segunda, com foco em famílias de diferentes contextos. A coletânea disponibiliza instrumentos e caminhos para pesquisa e intervenção com famílias, a fim de subsidiar a atuação de profissionais da Psicologia, Saúde e Educação, de forma sistemática e responsável.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4856-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4854-0
DOI: 10.24824/978652514856.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • CAPÍTULO 1 APRENDENDO COM IRMÃOS ADOLESCENTES DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: intervenções na perspectiva da resiliência familiar - 19
  • CAPÍTULO 2 ADAPTAÇÕES E COMPETÊNCIAS PARENTAIS DURANTE O PROCESSO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 43
  • CAPÍTULO 3 SOBRECARGA MATERNA NOS CUIDADOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO - 67
  • CAPÍTULO 4 PRÁTICAS EDUCATIVAS PARENTAIS: um programa para pais de crianças com transtorno do espectro autista - 89
  • CAPÍTULO 5 PAIS CO-TERAPEUTAS NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: um capacitação on-line baseada no modelo DREAM - 111
  • CAPÍTULO 6 VINCULAÇÃO DE CRIANÇAS COM HISTÓRICO DE ACOLHIMENTO: a transição para a parentalidade adotiva - 139
  • CAPÍTULO 7 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO COM MÃES DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI - 165
  • CAPÍTULO 8 ORIENTAÇÃO PARENTAL EM DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM ORAL NA INFÂNCIA: uma perspectiva fonoaudiológica - 189
  • CAPÍTULO 9 DEMANDAS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA PAIS DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO - 211
  • ÍNDICE REMISSIVO - 235
  • SOBRE OS AUTORES - 239
ALFREDO HAUER JUNIOR

Psicólogo, Especialista em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atua como professor da Faculdade Paranaense FAPAR.

ANA CARINA TAMANAHA

Fonoaudióloga, Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP. Tem Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da UNIFESP. É professora afiliada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

BÁRBARA BACKES

Fonoaudióloga, Especialista em Transtornos do Desenvolvimento, Mestre e Doutora em Psicologia pela UFRGS. Atua como fonoaudióloga clínica.

CARINA ALEXANDRA RONDINI

Matemática, Mestre em Matemática pela UNESP, São José do Rio Preto e Doutora em Engenharia Elétrica, pela USP/SP. Tem Pós-Doutoramento em Altas Habilidades/Superdotação pela Universidade de Purdue/USA e Especialização em Educação Especial Inclusiva pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Desenvolvimento e Aprendizagem, UNESP, campus de Bauru, SP e do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, da UNESP, campus de São José do Rio Preto, SP.

CARINE RAMOS DE OLIVEIRA-FRANCO

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua como Psicóloga Clínica.

CLEONICE ALVES BOSA

Psicóloga, PHD em Psicologia pelo Institute of Psychiatry, University of London e Pós-Doutorado pelo Children Medical Hospital, Ohio, USA. É professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DANIELA CRISTINA BOTTEGA

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela UFGD.

FRANCINNE GONZALEZ ANDRIONI

Psicóloga e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, pela UNESP, campus de Bauru, SP. Atua como psicóloga da RAIS.

GABRIELA MACHADO BRASIL

Psicóloga, Mestre e Doutora em Educação pela UFGD e Especialista em Educação Infantil pela UNIGRAN. Atua como psicóloga clínica.

GIOVANNA ISABELLA BAÚ

Psicóloga especialista em autismo, mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade do Porto, Portugal.

JACY PERISSINOTO

Fonoaudióloga, Mestre em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica – PUC, Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP. Tem Pós-Doutorado em Psicolinguística pela Université Rene Descartes – Paris V – Sorbonne. É professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

LARISSA LÍBIO

Psicóloga e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. É especialista em Saúde da Família pela UNIVATES. Atua como Psicóloga Clínica.

MAIRA AINHOREN MEIMES

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela UFRGS. Atua como psicóloga clínica infantil.

MORGANA DE FÁTIMA AGOSTINI MARTINS

Psicóloga pela UNESP, campus de Bauru, Mestre e Doutora em Educação Especial, pela UFSCar. Tem Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina). É professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD.

OLGA MARIA PIAZENTIN ROLIM RODRIGUES

Psicóloga pela Fundação Educacional de Bauru, Mestre em Educação Especial, pela UFSCar, Doutora em Psicologia Experimental (IP/USP/SP) e Livre Docente em Psicologia do Desenvolvimento, pela UNESP, campus de Bauru. É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da UNESP, campus de Bauru.

PAULA INEZ CUNHA GOMIDE

Psicóloga pela UEL, Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela USP/SP. É professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná.

PEDRO LOPES-DOS-SANTOS

É professor associado da Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Tem pesquisas na área de Ciência do Comportamento, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação.

PRISCILA DE CARVALHO ACOSTA

Psicóloga e Mestre em Educação pela UFGD. É Especialista em Transtorno do Espectro do Autismo e ABA pelas Faculdades Iguaçu. Atua como psicóloga clínica.

REGINA BASSO ZANON

Psicóloga, especialista em Transtornos do Desenvolvimento, Mestre e Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS. É professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia UFGD.

SELMA MIE ISOTANI

Fonoaudióloga. Colaboradora no Curso de Graduação em Fonoaudiologia – Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Doutorado em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UNIFESP. Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Campus Baixada Santista da UNIFESP. Pesquisadora do Núcleo de Investigação Fonoaudiológica da Linguagem da Criança e Adolescente nos Transtornos – NIFLINC.

VERONICA APARECIDA PEREIRA


Psicóloga e Mestre pela UNESP, campus de Bauru, Doutora em Educação Especial, pela UFSCar, com Pós-Doutorado na Universidade do Porto e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da UNESP, campus de Bauru. É professora Associada do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da UFGD. Representante da Área de Psicologia junto à Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção.