Capa do livro: Formação de professores e práticas pedagógicas na educação básica e superior:<br> Estudos e pesquisas na Amazônia Paraense

Formação de professores e práticas pedagógicas na educação básica e superior:
Estudos e pesquisas na Amazônia Paraense

Autores: Hage, Zakiee Castro Mufarrej – Cruz, Maria Claudene da Silva – Hage, Maria do Socorro Castro

Os estudos e pesquisas acerca da formação dos professores e suas práticas pedagógicas na Educação Básica e Superior têm se configurado em um debate relevante que possibilita a busca por uma maior aproximação entre a Universidade do Estado do Pará – UEPA e as escolas públicas. Ao voltarmos o nosso olhar investigador para a realidade da Amazônia Paraense, este processo ganha uma maior visibilidade e importância nos meios educacionais. Com o objetivo de promover essa análise mais próxima, é que trazemos esta obra, como resultado de diferentes pesquisas realizadas pelos integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e formação Docente: Um enfoque interdisciplinar – GPEFORP.
Os desafios de promover as ações de pesquisa no interior da Universidade Pública é algo que nos impulsiona como docente a superar os obstáculos e proporcionar aos acadêmicos a oportunidade de publicar o resultado de seus estudos como forma de dar visibilidade às ações educativas que são desenvolvidas nos Municípios do Estado do Pará, no interior dos diferentes Campi que esta IES atende, e aqui mais especificamente, o Campus X / UEPA / Igarapé Açu.
Convidamos você à leitura dessa obra que nos é tão importante e merece ser socializada.

Impresso
de R$ 75,40 por
R$ 58,00
Digital
de R$ 67,00 por
R$ 43,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5100-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-5101-4
DOI: 10.24824/978652515100.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • CAPÍTULO 1 OS GRUPOS DE PESQUISA QUE ATUAM NO CAMPUS X/ IGARAPÉ-AÇU E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS - 19
  • CAPÍTULO 2 O USO DA DRAMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR - 25
  • CAPÍTULO 3 A MONITORIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO EM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: um relato de experiência - 33
  • CAPÍTULO 4 OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: Uma abordagem a partir das vivências com os educandos da EMEF Germano Melo em Igarapé-Açu (PA) - 39
  • CAPÍTULO 5 EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: um estudo realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental - 45
  • CAPÍTULO 6 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE: práticas e desafios da sala de aula - 53
  • CAPÍTULO 7 O PEDAGOGO NO AMBIENTE NÃO FORMAL: contribuição dos movimentos sociais para a transformação da realidade ambiental - 63
  • CAPÍTULO 8 O SABER/FAZER DOCENTE: um olhar para as especificidades na Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 69
  • CAPÍTULO 9 HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE PROFESSORAS DE CLASSES MULTISSERIADAS DO CAMPO: algumas reflexões - 79
  • CAPÍTULO 10 A DIVERSIDADE PRESENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Analisando as particularidades existentes no desenvolvimento de crianças do maternal e jardim de uma escola da rede particular do município de Igarapé-Açu (PA) - 89
  • CAPÍTULO 11 AS CONTRIBUIÇÕES DO CURRÍCULO ESCOLAR PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE QUILOMBOLA: analisando o contexto de uma escola na comunidade de Macapazinho – Castanhal (PA) - 97
  • CAPÍTULO 12 INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS DEFICIENTES: um breve olhar sobre os desafios e possibilidades - 107
  • CAPÍTULO 13 USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE NOÇÕES DE ESTATÍSTICA: um relato de experiência no 9º ano do Ensino Fundamental - 119
  • CAPÍTULO 14 POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: trajetória histórica e perspectivas inclusivas - 125
  • CAPÍTULO 15 A EDUCAÇÃO CONTINUADA E O EDUCADOR INFANTIL - 131
  • CAPÍTULO 16 LEITURA E ESCRITA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: diálogos com professores de uma escola pública em Igarapé-Açu (PA) - 141
  • CAPÍTULO 17 ESCOLA E PRÁTICAS ARTÍSTICAS: realidades marcadas pelo trabalho em sala de aula em uma escola pública de Igarapé-Açu (PA) - 149
  • CAPÍTULO 18 UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE ENSINO LEITURA E ESCRITA: o uso de atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento dos alunos do 6º ano da escola Germano Melo em Igarapé-Açu (PA) - 155
  • CAPÍTULO 19 PEDAGOGIA SOCIAL: experiências vivenciadas a partir do NAE-UEPA em dois espaços não escolares no município de Igarapé-Açu (PA) - 161
  • CAPÍTULO 20 TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PANDEMIA DE COVID-19: considerações a respeito da formação e da prática pedagógica na teia das produções acadêmicas - 169
  • CAPÍTULO 21 OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CONTEXTO DO ENSINO MULTISSERIADO DO CAMPO: Um breve olhar - 179
  • ÍNDICE REMISSIVO - 187
  • SOBRE OS AUTORES - 189
ANA PAULA CONCEIÇÃO ALVES

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBIC) e integrante do grupo de pesquisa GPEFORP. Professora voluntária no projeto de leitura e escrita do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

ALEYSE DA SILVA E SILVA

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Pedagogia / Campus X/ Igarapé/Açu. Integra o Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

ANA FLÁVIA COSTA FREITAS

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus X em Igarapé-Açu/PA. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Foi voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID 2018-2019). Monitora na disciplina Educação Infantil no contexto atual brasileiro na UEPA.

BÁRBARA DA SILVA IVO

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Gestão e Educação Infantil pela UNIASSELVI. Professora da Rede Pública de Ensino. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

BRUNA IARA COSTA SILVA

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Voluntária no Cursinho itinerante: Educação ativa e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

CARLOS RENATO DE FREITAS CRUZ

Técnico Pedagógico da EEEFMFA (PA). Mestrando em Ciências da Educação na FICS. Especialista em Psicopedagogia no Gama Filho. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

CRISLANE NAZARÉ DE SOUZA BEZERRA

Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista e intérprete de LIBRAS pela Faculdade de Bragança (FABRA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Atualmente, professora de uma rede de ensino particular.

DENISE AGUIAR CORDEIRO

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Pará-Uepa. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Pará. Psicopedagoga, pela Faculdade Educacional da Lapa-FAEL. Graduanda do Curso de Direito pela Universidade da Amazônia-Unama.

DIEGO GESSUALDO SABÁDO DE SOUZA

Docente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor de Filosofia da SEDUC. Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Presidente da ONG Instituto Lumiee. Pesquisador nas temáticas de Filosofia e Interdisciplinaridade. Escritor de livros acadêmicos, de romance, poesia e literatura infanto-juvenil.

DANIELE CRISTINA DA SILVA PALHETA

Graduanda de Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Monitora na área de cartografia na Universidade Federal do Pará (UEPA). Ex-professora voluntária do Cursinho Itinerante Educação Ativa.

DENISE SENA DA SILVA

Especialista em Educação Infantil pela FIG. Especialista em Políticas de Igualdade Racial, Saberes Africanos e Afro-Brasileiros na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Coordenadora Pedagógica na UEPA, Campus X – Igarapé Açu.

ELIZANGELA GOMES SILVA

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)/ Campus X – Igarapé-Açu, PA; Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

EMILLY RAFAELLE BOTELHO DE FREITAS

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

EMILY DA COSTA MADEIRA

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Matemática, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Mestranda em Ensino de Matemática no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da UEPA. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Integrante do GCEM-EAB.

ERICA LETICIA DA SILVA MADEIRA

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Matemática, suas Tecnologias e Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora da Rede Pública do Estado do Pará. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Integrante do GCEM-EAB.

ESTER MARQUES DA CONCEIÇÃO

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Práticas Pedagógicas na Educação do Campo (FAED/UFPA). Mestranda em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/NEB/UFPA).

EVELIN CAMILI BAIA DOS SANTOS

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Voluntária do Cursinho Itinerante: Educação Ativa e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

FRANCO DEYVIS LIMA DE SENA

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela UNINTER. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorando em Educação em Ciências e Matemática na UFPA. Professor da SEDUC/PA. Integrante do GEDIM. Integrante do GCEM-EAB.

GABRIELLE MONTEIRO PEREIRA

Graduanda do 9º período de Psicologia no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Extensionista do projeto de plantão psicológico no CESUPA. Escritora de livros de romance. Pesquisadora das temáticas de relações sociais, sofrimento psíquico e solidão.

GEYCIANNE EMANUELLE LEAL

Formação: Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Professora voluntária no projeto de leitura e escrita do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

GILBERTO GONÇALVES DE SOUSA

Discente do Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).

ISABELA DOS SANTOS DA PAIXÃO

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPFORP).

IVANILDO DO SOCORRO MENDES GOMES

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UFPA). Especialista em Psicologia da Educação pela UEPA. Mestre em Educação pela UFPA. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

JOELMA DE OLIVEIRA GOMES

Graduanda de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Estagiária da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Castanhal-PA. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

JOSUÉ DE CARVALHO CASSEB JÚNIOR

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro de Ensino Superior de Vitória. Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na qual está vinculado à linha de pesquisa de formação de professores e práticas pedagógicas. Professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Belém (PA).

KAMILLY VITÓRIA MAIA DA SILVA

Graduando do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Bolsista voluntária no Projeto de Ensino, Leitura e Escrita. Bolsista voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Estagiária no setor administrativo da UEPA pela Associação Proativa do Pará.

LAÍS DIAS DE LIMA

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do programa de monitoria da UEPA de 2021 a 2022. Professora dos anos iniciais na rede pública de educação. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPFORP).

LARA MARIA DA CRUZ NOGUEIRA

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2020). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

LORAMES BISPO DOS SANTOS CRUZ

Mestra em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pedagoga graduada pela UNEB. Bacharel em Administração pela Faculdade Castro Alves. Especialista em MBA de Gestão de Negócios. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Especialista em Alfabetização e Letramento. Cursando especialização em Informática Aplicada à Educação pela IFRJ.

LUCAS MORAIS DO NASCIMENTO

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. Especialista em Educação Especial com ênfase na Inclusão pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA). Especialista em Ensino de Matemática e Física pela UniBF. Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

MARIA CLAUDENE DA SILVA CRUZ

Mestranda em Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS, especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento pela FIG. Especialista em Políticas de Igualdade Racial: Saberes Africanos e Afro-brasileiros na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

MARIA DO SOCORRO CASTRO HAGE

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado em Educação no Programa de Educação: Currículo pela PUC/SP. Mestre em Educação pela PUC/SP. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UEPA). Professora Adjunta da UEPA. Líder do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (PUC-SP).

MARIA GIRLANE DA COSTA OLIVEIRA

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UEPA), Campus X – Igarapé-Açu, PA. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Pedagogia (2018-2019). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

MICHELLE DA SILVA FARIAS

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Estagiária na Secretaria da UEPA, Campus X – Igarapé-Açu pelo Centro de Integração Empresas-Escola (CIEE).

MAURO LAURENO DO AMARAL

Graduando no curso de Licenciatura Plena em Matemática na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus I. Foi monitor no Programa Novo Mais Educação e no Programa Novo Mais Alfabetização. Integrante do Grupo de Pesquisa e Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

NAILA CRISTINA AGUIAR MEDEIROS

Graduanda no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Monitora de Didática. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Voluntária no cursinho itinerante: Educação Ativa. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte e do Exercício (GEPPEE).
 
NADINE DA SILVA MORAES

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faveni (2023). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Docente pela Prefeitura de Castanhal desde 2022 com a turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e na Educação Infantil (4 e 5 anos).

NATALINA DOS SANTOS MEDEIROS

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenadora Administrativa do Campus X da UEPA. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

NAYANE TAMBORINI MARTINS

Bacharela em Ciências Contábeis. Pós-Graduada em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil pelas Faculdades Integradas de Castanhal (FCAT). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pós-Graduanda em Educação Especial Inclusiva no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

NUBIANE AMARAL FERREIRA

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Graduada em Pedagogia pela UEPA. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Entre Rios. Especialista em Política de Igualdade Racial pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Trabalhou como técnica pedagógica na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) da Prefeitura Municipal de Igarapé-Açu. Professora de Educação Infantil no município de Ananindeua.

PALOMA DE SOUSA FILOMENO

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

RAYANE TAMBORINI MARTINS

Especialista em Docência para a Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Discente do curso de Especialização em Informática Aplicada à Educação pelo IFRJ. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora na Rede Municipal de Castanhal. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

REBECA DE OLIVEIRA COSTA

Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus X – Igarapé-Açu. Ex-bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

RICARDO PHILLIPE LIMA AMARAL

Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Práticas Pedagógicas em Linguagem, Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pedagogo na Secretaria Municipal de Assistência Social de Igarapé-Açu (PA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

RIAN LIMA FERREIRA

Graduanda no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ex-Estagiário do CIEE/UEPA. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

RODRIGO RAFAEL SOUZA DE OLIVEIRA

Professor de Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UEPA. Coordenador do Campus X da UEPA – Igarapé-Açu. Líder do Grupo de Pesquisa de Observação Espacial, Socioambiental e Climática da Amazônia. Doutor e Mestre em Ciências Ambientais pelo Instituto de Geociências da UFPA/ Embrapa/ Museu Emílio Goeldi). Especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Universidade Candido Mendes (RJ). Bacharel e Licenciado Pleno em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

SINTHYA MADALENE SENA DOS SANTOS

Graduada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus X – Igarapé-Açu. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Pós-Graduanda em Educação Especial na Perspectiva inclusiva pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Assistente de Alfabetização no Programa Tempo de Aprender. Docente da Educação Infantil na rede privada de ensino.

SYANNE NUNES CARVALHO

Graduanda em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Voluntária no cursinho itinerante: Educação Ativa. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

SILVIO DA ROCHA SILVA

Graduando em Artes Visuais pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Artista Plástico.

TADEU MONTEIRO DO NASCIMENTO

Graduando do 8º período no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduando no curso de Serviço Social do Centro Universitário Braz Cubas (UBC). Dedica-se aos estudos sobre Infâncias e Territorialidades no contexto amazônico na perspectiva do ensino e aprendizagem. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP).

TEIVISON MONTEIRO DO NASCIMENTO

Licenciado Pleno em Pedagogia e Especialista em Transtorno do Espectro Autista – TEA pela Universidade do Estado do Pará, Mestrando em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares – PPDRGEA pelo Instituto Federal do Pará – IFPA, Campus Castanhal e Pedagogo do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, Igarapé-Açu. Integrante do GPEFORP.

THAMIRES DE SOUSA NASCIMENTO

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Voluntária no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2019). Professora no Centro de Aprendizagem Eliana Veiga.

THAYLA PEREIRA FARIAS

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Voluntária no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2019). Professora no Centro de Reforço Escolar Aprender.

WALÉRIA DUARTE SILVA

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Pós-Graduanda em Pedagogia Hospitalar pela UNINTER. Coordenadora Pedagógica numa escola privada.

WANESSA NOGUEIRA SILVA

Mestra em Estudos Antrópicas na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA) da Universidade Federal do (UFPA). Especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial pela FAVENI. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora da Educação Básica da rede pública municipal de Maracanã (PA). Membro do Grupo de Pesquisa GPEFORP.

WANESSA COSTA DE LIMA

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Voluntária no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2018-2019).

YVINAH CARLA CARDOSO CAVALCANTE

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE). Integrante do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: um enfoque interdisciplinar (GPEFORP). Professora voluntária no projeto de leitura e escrita na brinquedoteca Paulo Freire no Campus-X da UEPA.

ZAKIEE CASTRO MUFARREJ HAGE

Docente dos cursos de Psicologia e Fisioterapia do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Doutorado e Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Abordagem Centrada na Pessoa pela Faculdade Inspirar em São Luís. Graduada em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Pesquisadora das temáticas: mulheres, redes sociais e padrões de beleza. Psicóloga Clínica.