Capa do livro: COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA:<br>Conhecimentos, contextos e práticas

COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA:
Conhecimentos, contextos e práticas

Autores: Neto, João Clemente de Souza – Mizukami, Maria da Graça Nicoletti – Andrade, Maria de Fátima Ramos de (Orgs.)

Esta coletânea é composta por relatos de pesquisas que assumem, teórica e metodologicamente, à docência como um processo de longa duração, contínuo, complexo, que envolve conhecimentos de diferentes naturezas, a partir de fontes diversas, e que ocorre em ambientes escolares e não escolares ao longo de toda a trajetória profissional de professores e educadores de uma maneira geral. Mais especificamente, o presente volume apresenta pesquisas relacionadas aos seguintes temas: narrativas de professoras experientes da educação básica; imigrantes e contextos escolares; educação e valores; desafios dos projetos político-pedagógicos em contextos de mudanças; educação em valores; contextos virtuais de colaboração para formação de valores; ações socioeducativas; metodologias ativas no ensino superior; organismos internacionais multilaterais e políticas públicas educacionais; práticas reflexivas em sala de aula e registros; reflexão e cotidiano escolar; cultura universitária e processo de mudança; formação de agentes educacionais não escolares; educação maker e aprendizagem baseada em projetos; contribuições educacionais de Carl Rogers e a “desregionalização” dos estudos amazônicos.

Impresso
de R$ 130,00 por
R$ 100,00
Digital
de R$ 115,00 por
R$ 75,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4575-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4574-7
DOI: 10.24824/978652514575.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 368
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRESENTAÇÃO  - 11

CARTAS NA DOCÊNCIA: um olhar sobre as narrativas de professoras experientes e um diálogo com o pesquisador - 19

MIGRAÇÃO E REFÚGIO: a busca pela visibilidade e pelo reconhecimento - 39

EDUCAÇÃO EM VALORES EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO CONFESSIONAL UTILIZANDO A CAPELANIA COMO INSTRUMENTO - 61

DESAFIOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E DO PEDAGOGO NA AÇÃO SOCIOEDUCATIVA - 81

METODOLOGIAS ATIVAS: estratégias propostas em práticas pedagógicas no curso de Publicidade e Propaganda - 139

ORGANISMOS INTERNACIONAIS MULTILATERAIS E OS ARTICULADORES NACIONAIS: a constituição de discursos de políticas públicas - 161

PRÁTICAS REFLEXIVAS EM SALA DE AULA: estratégias e desafios dos registros das aulas - 189

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma abordagem reflexiva no cotidiano escolar - 201

CULTURA UNIVERSITÁRIA E O PROCESSO DE MUDANÇA  - 223

O RESGATE DE CARL ROGERS: princípios e conceitos da abordagem humanista para a educação - 243

RELAÇÕES ENTRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO E AS NECESSIDADES FORMATIVAS DO ENFERMEIRO PARA A EXECUÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL - 267

EDUCAÇÃO MAKER E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: princípios epistemológicos - 303

A “DESGEOGRAFIZAÇÃO” DOS ESTUDOS AMAZÔNICOS: por uma interlocução interdisciplinar - 329

ÍNDICE REMISSIVO  -355

SOBRE OS ORGANIZADORES  - 361

SOBRE OS AUTORES  - 363

JOÃO CLEMENTE DE SOUZA NETO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1987), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Ciências Sociais, e pós-doutorado (2005) em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social da USP e líder do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Instituto Catequético Secular São José, da Associação Civil Gaudium et Spes e da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa, São Paulo, SP, atua no atendimento e defesa da criança, do adolescente e de famílias em situação de vulnerabilidade social.

MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia /CEFT - Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura).

MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e práticas pedagógicas.

ALICE VOLTOLINI GHIDONI

Mestra em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharela em Design de Produto, pela UNESP/Bauru, atuo há cinco anos e meio com fabricação digital e educação maker.  Durante a graduação tive minha primeira experiência com fabricação digital, quando integrei a equipe de implantação do CADEP - primeiro laboratório de prototipagem rápida da universidade. Anos depois integrei a primeira equipe do FAB LAB LIVRE SP - projeto da Prefeitura de São Paulo (2015).  Iniciei minha jornada na educação formal, dentro da Escola Concept SP - escola de ensino infantil e fundamental que adota como metodologia a Aprendizagem baseada em Projetos (ABP) - metodologia ativa de caráter investigativo, na qual os estudantes são postos frente a alguma questão ou problema do mundo real e, mediados pelo educador, agem de forma coletiva em busca de soluções, integrando, assim, teoria e prática.

AMANDA NICOLAIDIS

Pedagoga pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2020). Possui experiência como professora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e em produção de material didático. Atualmente cursa mestrado em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie e trabalha como professora do Ensino Fundamental I em escola da rede privada.

GABRIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021). Licenciado em Matemática pela UPM (2018) e Pedagogo pelo Centro Claretiano (2022). Atualmente é professor universitário na Faculdade de Computação e Informática (FCI) da UPM e professor do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio no Colégio Absoluto. Foi professor em projetos extensionistas e técnico do Laboratório de Ensino de Matemática, além de ter sido Estagiário Docente da disciplina de Tecnologias Digitais e Processos de Ensino e Aprendizagem (2020), todos na UPM. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS), registrado no CNPq.

GABRIEL RENAN NEVES BARROS

Professor EBTT de Geografia do Instituto Federal do Pará, possui licenciatura em Geografia (2011), especialização em metodologia do Ensino de Geografia, mestrado e doutorado em Educação, Arte e História pela Universidade Presbiteriana Mackenzie Atuou como professor efetivo de Geografia e Estudos Amazônicos da Educação Básica (Ensino Fundamental II) no município de Marabá de 2011 a 2018. Entre 2017 e 2018 atuou como professor formador da Educação do Campo na Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED). É líder (em regime de coparticipação) do grupo de pesquisa Geografia e Educação: territórios para ensino e pesquisa.

IGOR ALVES DANTAS DE OLIVEIRA

É Pós-Doutor, Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (Universidade Presbiteriana Mackenzie/2019). Bacharel em Relações Internacionais (FAAP/2010), Pós-Graduando em História da Arte e Especialista em Gerenciamento de Cidades (FAAP/2013) e Licenciado em Filosofia (CENUCLAR/2021). Possui certificado DELE C1 e certificado CCSE, ambos pelos Instituto Cervantes (2022). É professor dos cursos de Relações Internacionais, Ciências Econômicas, Jornalismo e Cinema da FAAP.

INGRID HÖTTE AMBROGI

Doutora em História Social - FFLCH-USP (2005), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP-USP (1997), graduada em Pedagogia pela PUC-SP (1985). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de História da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Cultura e Educação com temáticas sobre a cidade de São Paulo, organização e difusão de arquivos e acervos e estudos sobre história da educação brasileira.

JOSÉ ESTEVÃO FÁVARO

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018); Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Graduado em Psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1982). No mercado publicitário atuou em agências de comunicação tais como: Lintas Brasil; JWThompson e DPZ; em veículos de comunicação: na Revista Set Cinema e Vídeo da Editora Azul e no jornal SA O Estado de São Paulo. Foi coordenador da área de Comunicação e do curso de Publicidade e Propaganda nas Faculdades Integradas Rio Branco. Foi professor em cursos Latu Senso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; na Universidade Presbiteriana Mackenzie; na Escola Superior de Propaganda e Marketing e na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

MAIARA FRIDA ELSING

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo (2012). Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora titular do 1º Ano do Ensino Fundamental no Colégio Presbiteriano Mackenzie.

MARCELO COELHO

Doutor em Educação Arte e História da Cultura da UPM; Mestre em Ciências da Religião pelo programa de Ciências da Religião da UPM, especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa; Atuou como capelão militar e universitário por 20 anos, Pastor Presbiteriano desde 1996, Psicólogo Clínico especialista em psicoterapia familiar e de casais, Presidente da APA – Associação Presbiteriana Abraço - Beneficência, Educação, Esporte e Cultura.

MARIA CARLA VIEIRA PINHO

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Concluiu Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em 2009, pós-graduada em Acupuntura (2021), em Saúde Coletiva (2004), em Educação Profissional na Área da Saúde (2002) e em Centro Cirúrgico e Central de Material (2002). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na linha de pesquisa de Gestão do Cuidado. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atualmente é professora do Curso de Graduação em Enfermagem e Pós-Graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

MARILI MOREIRA DA SILVA VIEIRA

Pós-Doutorado pela na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação PUC-SP; Pedagoga (1988) pela PUC de São Paulo, com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre currículo e sociedade (GEICS), registrado no CNPQ e vinculado ao PPGEAHC da UPM. Membro do grupo de pesquisa CEPID, da PUC-SP. Associada à ANPED.

PAULO FRAGA DA SILVA

Doutor em Educação (ensino de ciências) pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Especialista em Bioética pela Universidade de São Paulo. Curso de Aperfeiçoamento (intensivo de Bioética) no Kennedy Institute of Ethics, Georgetown University, Washington, DC. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie atuando no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação, Arte e Histórica da Cultura da UPM.

ROBINSON GRANGEIRO MONTEIRO

Doutor em Ministério (DMin) pelo Reformed Theological Seminary (RTS) e Centro de Pós Graduação Andrew Jumper (CPAJ- 2019). Doutor em Educação no Programa de Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-2011). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-2008). Pós-Graduado em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-2016). Graduado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM - 2015), Bacharel em Teologia - Seminário Presbiteriano do Norte (1987), Teologia Ministerial pelo Instituto Bíblico Betel Brasileiro (1983). Atualmente é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo como Pastor Titular da Igreja Presbiteriana de Tambaú, em João Pessoa, PB (2000/2019). Atualmente é o Chanceler do Instituto Presbiteriano Mackenzie, instituição mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, das Faculdades, Colégios e Hospitais Mackenzie.

SANDRA CRISTINA ANDRADE LOIOLA

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (1998). Atualmente é professora de Ensino Fundamental 1 nas redes Estadual e Municipal de São Paulo e professora de Educação Infantil na rede Municipal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente em Alfabetização e Letramento e desenvolvimento infantil. possui experiência na gestão escolar como diretora, coordenadora pedagógica e orientadora educacional.

SELMA MARQUETTE MOLINA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (início em 2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, adolescência e juventude, medida socioeducativa em meio aberto, projeto político pedagógico, inclusão educacional de pessoas com deficiência.

THATIANA FRANCELINO GUEDES PINEDA

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2022); Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (2010), Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica, com Licenciatura em Pedagogia pela Unifieo/SP. Orientadora Pedagógica da Educação Infantil e 1º Ano, pelo Colégio Presbiteriano Mackenzie. Experiências na docência do ensino superior no Curso de Pedagogia em disciplinas presenciais e a distância (UNINOVE/SP).

VANESSA ZINDERSKI GUIRADO

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2022), Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2017), Especialista em Formação de Professores com Ênfase no Magistério Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP-SPO (2011), graduada em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU (2005) e graduada em Automação de Escritórios e Secretariado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC-SP (2000). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Paulo.