Capa do livro: Vivência e constituição de sentidos sobre a educação

Vivência e constituição de sentidos sobre a educação

Autores: Melo, Letícia Cavalieri Beiser de

Neste livro, a autora apresenta o resultado de sua pesquisa de doutorado, na qual investigou as vivências que compõem o processo de escolarização de um grupo de jovens egressos do ensino médio, na tentativa de compreender como se formaram os sentidos pessoais sobre a educação, que aspectos estão envolvidos nesse processo de constituição de sentidos e como isso afeta a história escolar e a vida de cada um. O estudo foi desenvolvido com base no método do materialismo histórico-dialético e tem como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, que defende a importância dos processos educativos para o desenvolvimento psíquico dos indivíduos. A pesquisa aqui apresentada se constitui como um instrumento de reflexão sobre a educação dos adolescentes e jovens, sendo relevante tanto para os profissionais da psicologia como para os educadores.

Impresso
de R$ 89,70 por
R$ 69,00
Digital
de R$ 80,00 por
R$ 51,75

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4815-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-4816-8
DOI: 10.24824/978652514815.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 17
  • O MÉTODO MATERIALISTA HISTÓRICO-DIALÉTICO E A PESQUISA REALIZADA - 23
  • O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E A FORMAÇÃO HUMANA DOS SUJEITOS SINGULARES - 31
  • VIVÊNCIA E CONSTITUIÇÃO DE SENTIDO - 59
  • A PESQUISA EMPÍRICA: AS VIVÊNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DOS SENTIDOS SOBRE EDUCAÇÃO - 107
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 207
  • REFERÊNCIAS - 213
  • APÊNDICE A - 223
  • APÊNDICE B - 225
  • APÊNDICE C - 227
  • ÍNDICE REMISSIVO - 229
LETÍCIA CAVALIERI BEISER DE MELO

Psicóloga pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre e Doutora em Psicologia, com ênfase em desenvolvimento humano e processos educativos pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM/PR. Foi docente do curso de Psicologia da PUCPR e atualmente é professora do Departamento de Psicologia da UEM/PR. Atua também como psicóloga escolar e clínica e participa de grupos de pesquisa em psicologia com foco em Psicologia Escolar, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Histórico-Cultural.