Capa do livro: O trabalho do assistente social na educação básica privada/confessional: <br> Experiências profissionais no estado de são paulo

O trabalho do assistente social na educação básica privada/confessional:
Experiências profissionais no estado de são paulo

Autores: Martins, Eliana Bolorino Canteiro (Org.)

A presente coletânea reúne trabalhos sobre a educação básica privado-confessional no Brasil. Na parte I, apresenta ao leitor um conjunto de textos com caráter teórico-conceitual sobre a educação, financiamento, educação inclusiva e a especificidade da educação privado-confessional. Na parte II, há um leque de textos resultantes de pesquisas desenvolvidas pela organizadora desta coletânea e experiências profissionais no campo específico da educação básica privado-confessional em vários municípios brasileiros.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4862-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4857-1
DOI: 10.24824/978652514862.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 274
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • APRESENTAÇÃO - 13
  • O AVANÇO DO PROJETO PRIVATISTA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO GOVERNO BOLSONARO: o avesso do mesmo lugar! - 23
  • O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO FUNDEB - 35
  • A TRAJETÓRIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA: disputas entre público e privado - 59
  •  EDUCAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO: Lei da Filantropia e seus desdobramentos para o Serviço Social - 81
  • O TRABALHO DE ASSISTENTES SOCIAIS EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS EM ESCOLAS CONFESSIONAIS - 99
  • BALANÇO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL EM INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PRIVADAS/CONFESSIONAIS: tese/dissertações e anais dos fóruns serviço social na educação – GEPESSE - 121
  • TENDÊNCIAS DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADO-CONFESSIONAL: a sistematização de experiências paulistas - 147
  • O SERVIÇO SOCIAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRIVADA: reflexões sobre estudo socioeconômico - 175
  •  O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA OBRA SOCIAL MADRE MARINA: primeiras aproximações - 197
  • SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PRIVADA: limites e possibilidades - 217
  • AS ESCOLAS ADVENTISTAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO CENTRO-OESTE DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E O SERVIÇO SOCIAL - 243
  • ÍNDICE REMISSIVO - 265
  • SOBRE OS AUTORES - 269
ADRIANA FREIRE PEREIRA FÉRRIZ

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2012). Mestra em Sociologia Rural pela UFPB (2004) e graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, 2001). Atualmente é professora Adjunta no Instituto de Psicologia, no curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na área da educação (GEPESSE).
 
AMANDA CRISTINA PIRES

Graduada em Serviço Social pela Faculdade UNIFAC - Faculdades Integradas de Botucatu (2015); Especialista em Gestão Estratégica na Área Social pela faculdade FAEL - Faculdade Educacional da Lapa, Estado do Paraná (2017); Especialista em Direito da Criança, Juventude e Idosos pela Faculdade FAVENI/Instituto Século XIX (2023); Atuante na Área Educacional há 7 anos na Associação Santa Marcelina do município de Botucatu.

DANIELA RIBEIRO CASTILHO

Graduada em Serviço Social (UFPA). Especialização em Teoria Antropológica (UFPA). Mestrado em Sociologia (UFPA). Doutorado em Serviço Social (UFRJ). Docente de graduação da Faculdade de Serviço Social (FASS-UFPA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS-UFPA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Estado e Sociedade na Amazônia (Gep-TESA-UFPA). Conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) nas gestões 2014-2017 e 22017-2020. Membro do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) na gestão 2023-2024.
 
ERLÊNIA SOBRAL DO VALE

Assistente social, professora adjunta do curso de serviço social (UECE); mestre em educação pela UFC, doutora em Serviço Social pela UFPE e pós-doutora em Serviço Social pela UFRN. Atual presidente da ABEPSS (gestão 2023/2024).

ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social – Instituição Toledo de Ensino de Bauru (1983). Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2001). Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2007). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-2018). Livre Docente UNESP/Franca/SP (2022). Atualmente, docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP (2010-atual). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE), Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas da Infância e Adolescência (GEPPIA). Pesquisadora Produtividade CNPq – nível 2.

GRACIELE SILVA DE MATOS

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Rio Grande do Sul-RS (2015). Especialista em Saúde Mental através no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Universidade Franciscana/UFN, Rio Grande do Sul-RS (2018). Experiência profissional como assistente social da política de educação numa rede de ensino privado no município de Santa Maria-RS e Especialista em Serviço Social na Educação UNISC-RS (2021). Atualmente, Assessora de Políticas Sociais e Advocacy da Área  de Solidariedade da Sociedade Meridional de Educação (SOME), da Província Marista Brasil Sul Amazônia (PMBSA) e estudante da Especialização Educação Social e Direitos Humanos UFRGS.

JOSÉ MARCELINO DE REZENDE PINTO

Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1985), Professor titular da Universidade de São Paulo, onde atua desde 1990, com pesquisas na área de financiamento da educação, regime federativo e educação do campo. Mestrado e doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP; pós-doutorado na Stanford University. Docente do programa de pós-graduação em Educação da FFCLRP-USP. Ex-presidente da Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação) e do Conselho Municipal de Educação de Ribeirão Preto.

JOSIE S. SOUZA ARAÚJO

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC/C (2010). Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas – Unimetrocamp (2012). Atua há 12 anos como assistente social na condição de técnica e apoio á gestão em uma organização da sociedade civil das políticas de Assistência Social e Educação no município de Campinas/SP.

LÍDIA COSTA DE ALENCAR

Assistente social formada pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Direitos Humanos e Cidadania. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social pela mesma Universidade. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, ensino médio, pessoa com deficiência, direitos humanos e acessibilidade. Participa do grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Discriminação (TEDis/UnB).

LIDIANE DERMINIO SILVEIRA CAMPOS

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/1999), Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/2012). Atualmente, docente de Graduação em Serviço Social da Universidade de Franca – UNIFRAN (2015-atual), Assistente Social em uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua na Educação no município de Franca, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE), Conselheira no Conselho Municipal da Educação, no município de Franca/SP.

MARINA ISABEL MOHOR

Assistente Social formada na FMU (1980), pedagoga e psicopedagoga formada na FAI (1996, 2003), atua como assistente social na Instituição Adventista – São Paulo desde 2011 até momento atual.

NEY LUIZ TEIXEIRA DE ALMEIDA

Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Assistente Social graduado pela Faculdade de Serviço Social (FSS/UERJ) em 1986. Mestre em Educação pela UFF, em 1996. Doutor em Educação pela UFF em 2010. Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2012. Membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da FSS/UERJ. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Vice-líder Grupo de Pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Serviço Social e Educação (GEPESSE).

PRISCILA AMBROZIO GONÇALVES

Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – Rio. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC Rio (2018). Especialista em Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC Rio (2014). Graduação em Serviço Social pela UNIABEU (2013). Atualmente, presta Assessoria e Consultoria em Serviço Social para Instituições Filantrópicas e Confessionais, na área da Educação. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, proteção social, filantropia, educação e assistência social.

SIMONE ELIZA DO CARMO LESSA

Doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora adjunta na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Núcleo de Estudos da Educação e da Assistência Estudantil (NEEAE).

THAÍS KRISTOSCH IMPERATORI

Graduada em Serviço Social e Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Educação e Promoção da Saúde pela UnB. Mestre e doutora em Política Social pela mesma instituição, com período de sanduíche na Universitat de Barcelona – Espanha. É professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UnB e pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Democracia, Sociedade Civil e Serviço Social (GEPEDSS/UnB).