Capa do livro: Interfaces entre educação e saúde: <br> Diálogos contextuais

Interfaces entre educação e saúde:
Diálogos contextuais

Autores: Ana Luzia de Barros Andrade Marques - Deise Juliana Francisco - Rozana Machado Bandeira de Melo - Simone Natividade

A obra "Interfaces entre educação e saúde: diálogos contextuais" agrega diferentes olhares compostos de debates plurais. Os 13 capítulos transitam sobre diversos temas da atualidade, dentre eles a pandemia de covid-19, que se alastrou pelo mundo em 2020 deixando marcas profundas no cotidiano da humanidade. Os impactos também foram sentidos nas pesquisas dos autores que aqui deixaram seu legado em forma de capítulo. São de suma importância discussões que englobam Educação e Saúde, pois possibilitam um movimento de debate profícuo e que valoriza mais pesquisas promissoras para a comunidade científica.
O livro se trata da segunda edição de artigos escritos por pesquisadores que atualmente transitam nas mais variadas instituições públicas e privadas. Todos os autores foram impactados em algum momento da sua escrita com a nova “pele” esculpida na sociedade globalizada. Desde os rabiscos iniciais dos textos até as conclusões apresentadas nesta coletânea, os autores puderam dedicar um olhar para suas formações e partilhar informações. Por fim, no que tange à fluidez teórica e metodológica utilizada pelos autores, a pauta se apoiou sobre diferentes aspectos do mundo e suas diversas conjunturas. Vale ressaltar que os textos foram construídos pela conjugação e confrontação de práticas teóricas e experiências de pesquisa-formação-prática vivenciadas em diferentes realidades.

Impresso
de R$ 92,30 por
R$ 71,00
Digital
de R$ 82,00 por
R$ 53,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5041-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5037-6
DOI: 10.24824/978652515041.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 218
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO INTERFACE EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL NO PERÍODO PANDÊMICO: em diálogo, múltiplos sentidos - 11
  • O SOFRIMENTO PSÍQUICO E O PROCESSO DE SINGULARIZAÇÃO: como o teatro do oprimido opera na potência de agir - 15
  • ENCONTRO COM DIFERENTES INFÂNCIAS: um laboratório vivo - 31
  • OS IMPACTOS DO DISCURSO NEGACIONISTA NA SAÚDE MENTAL DE PÓS-GRADUANDOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 - 45
  • CORPO, MOVIMENTO E EDUCAÇÃO CORPORAL: uma abordagem para o cuidado - 59
  • ‘O ALUNO POR TRÁS DO LAUDO’: reflexões psicanalíticas sobre o diagnóstico médico no trabalho docente - 75
  • A EXPERIÊNCIA TURÍSTICA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SAÚDE INTEGRAL DO SER SOCIAL - 87
  • TRILHANDO SAÚDE: estudo de validação de produto educacional para capacitação de profissionais de saúde à orientação de atividade física - 105
  • FORMAÇÃO CONTINUADA EM PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS: um olhar atento para professores da Educação Infantil de uma Escola Municipal em Alagoas - 127
  • SOCIAL COMUNICATION, EMOTIONAL REGULATION & TRANSACTIONAL SUPPORT: plano de intervenção numa criança com transtorno do espectro autista (TEA) - 137
  • O OLHAR DA PEDAGOGIA SISTÊMICA SOBRE A AGRESSIVIDADE EM SALA DE AULA: reflexões e possibilidades - 147
  • A IMPORTÂNCIA DO OLHAR ATENTO DA EQUIPE TRANSDISCIPLINAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE CRIANÇAS ATÍPICAS: os aspectos sindrômicos de crianças acometidas pelo zika vírus e as implicações no cotidiano da infância - 159
  • A REESTRUTURAÇÃO COMO METÁFORA: as políticas públicas do estado brasileiro - 171
  • HABILIDADES SOCIAIS E A FORMAÇÃO MÉDICA: uma revisão sistemática da literatura - 185
  • ÍNDICE REMISSIVO - 201
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 205
  • SOBRE OS AUTORES - 207
ELIANE CALHEIROS CANSANÇÃO

Psicóloga Clínica (CESMAC/AL). Atua como psicoterapeuta de crianças e adolescentes, realiza orientação familiar, atendimento de psicopedagogia clínica (E.Psi. BA/B.A e F. Pio X/SE) e orientação vocacional/profissional. Possui formação em Pedagogia Siste?mica (ISPA/Alemanha e Conexa?o Siste?mica/SP) e Constelac?o?es Familiares (IBS Siste?mica/Goia?nia). Especialista em Pedagogia Siste?mica (CUDEC/Me?xico e F. Innovare/SP). Realiza supervisa?o psicopedago?gica, orientac?a?o em pedagogia siste?mica e formac?a?o de professores. Coordenadora do Centro de Desenvolvimento Pessoal Eliane Cansanc?a?o (www. cdpec.com.br ) e cocoordenadora do Centro de Estudos de Psicopedagogia e Pedagogia Siste?mica de Maceio? (www.cesppma.com.br). Coautora de artigos nos livros: “Orientac?a?o Familiar I: Teoria e pra?tica” e” Um ini?cio de caminho: a intelige?ncia aprisionada”, além de publicações em revistas: Um olhar da escola para os pais (Conexão Sistêmica), Autonomia de pensamento e psicopedagogia e o Desenho infantil: um olhar psicopedago?gico (E.Psi.BA).

ELLEN KARLA NOBRE DOS SANTOS

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Doutora em Imunologia pela Universidade Federal da Bahia (2018). Mestra em Biologia Urbana com ênfase em Biologia Molecular (2010). Especialista em Genética Humana e Biologia Molecular Aplicada (2008). Especialista em Microbiologia (2018). Especialista em Gerontologia (2021). Integra o grupo de pesquisa Imunoperio, no Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular (LABIMUNO - ICS - UFBA); o Núcleo de Pesquisa, Prática Integrada e Investigação Multidisciplinar (NUPPIIM), da Universidade Estadual de Feira de Santana; e o Grupo de Estudo Transdisciplinar em Ensino e Formação para Gestão em Saúde do Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ). Atua na Docência (Odontologia, Enfermagem e Fisioterapia) e na Coordenação de Estágio Extramuros (Odontologia) no Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ, Maceió, AL).

FLÁVIA ACCIOLY CANUTO WANDERLEY

Natural de Maceió, Alagoas. Licenciada em Educação Física com habilitação para atuar como Bacharel pela UFAL. Especialista em Fisiologia Aplicada ao Treinamento e à Saúde pela da Universidade de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas – UNCISAL. Mestre em Atividade Física para Terceira Idade pela Faculdade de Ciências do Esporte e Educação Física da Universidade do Porto. Doutora em Atividade Física em Saúde pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto, Portugal. Professora Adjunta (40h) da UNCISAL. Temas de pesquisa: prevenção e promoção da saúde, levantamento de prevalência de agravos de saúde e fatores de risco, investiga a utilização de tecnologias da informação e metodologias de ensino.

GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE-UFAL). Especialista pelo Programa Sesi de Gestão Escolar (REDE SESI). Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora no Ensino Superior (UFAL).  Professora no Ensino Superior (FAPIDE). Professora no Ensino Superior (FACULDADE DELMIRO GOUVEIA). Pedagoga na Educação Básica (SEMED-MACEIÓ). Integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira (GEPE – CEDU – UFAL). Tem experiência na área de educação, com ênfase em gestão educacional, educação profissional, formação de professores, metodologias ativas, didática e planejamento da educação. É escritora e pesquisadora.

GIANE MEYRE DE ASSIS AQUILINO

Graduada em Nutrição e Direito, pós graduada em Docência do Ensino Superior, mestre em Pesquisa em Saúde, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário CESMAC da área de alimentos e gestão em Nutrição.

GRAZIELA CARBONI CONTI BOSA

Graduada em Pedagogia no ano de 2012 pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI- EAD). Pós-graduada em Neuropsicopedagogia no ano de 2013 pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI – EAD). Participou do Grupo de Estudos da América Latina para Reggio Emília – Itália (1º a 6 de maio de 2016). No momento está finalizando Pós - graduação em Gestão Escolar pela Faculdade CENSUPEG. Atua como Coordenadora Pedagógica desde 2012, na Escola da infância: CEIC Paraíso das Crianças, Forquilhinha, Santa Catarina.

IGOR ANDRADE SOUSA

Graduação em Medicina pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2022). Atualmente, atua como médico na Estratégia Saúde da Família vinculado à Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (ADAPS) no município de Caraúbas no Rio Grande do Norte. Atua, além disso, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município de Mossoró-RN. Na docência, atua como professor da disciplina de Urgência e Emergência na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró. Em adição às suas atividades profissionais, possui um interesse de pesquisa na área de educação em saúde e neurociências do desenvolvimento.

ISABELLY PATRÍCIA NASCIMENTO E SILVA

Natural de São Luis do Quitunde, AL. Graduada em Nutrição pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC. Pós Graduanda em Nutrição Esportiva Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional-VP e Pós Graduanda em Alimentação Escolar pelo Grupo Educacional Faveni. Encantada pela diversidade de alimentos suas preparações e possibilidades. Atualmente atua como Nutricionista Escolar na Secretaria Municipal de Educação de São Luis do Quintude, AL e atua como Nutricionista esportiva de Adolescentes, Adultos e idosos em academias em São Luis do Quintude, AL.

JOELMA FREIRE CORDEIRO

Natural de Fortaleza, CE é graduada em Pedagogia e especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestranda em Ciências da Educação: Educação Especial pela Universidade Fernando Pessoa (UFP) na cidade de Porto – Portugal. Pesquisadora na linha de educação inclusiva e educação especial. Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atualmente é professora do Atendimento Educacional Especializado – AEE.

LAYLA DE ALBUQUERQUE BORGES

Psicóloga e professora universitária, atua tanto em escolas públicas quanto em escola privada de Alagoas como supervisora de estágio nesta área. É mestra em Psicologia (PGP-IP/UFAL). Professora do curso de Psicologia no Centro Universitário CESMAC, na disciplina Psicologia e Processos Educacionais, e também integra o Núcleo Docente  Estruturante(NDE) deste curso. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão através de temas que relacionam Psicanálise, Educação e formação de professores na perspectiva da Inclusão.

LILIAN MARIA SILVA DE LIRA

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Mestra em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alagoas (2019). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2008). Docente do Centro Universitário Mario Pontes Jucá e membro do Núcleo Transdisciplinar em Ensino e Formação para Gestão em Saúde (UMJ). Atua como cirurgiã-dentista na Estratégia Saúde da Família em município alagoano (Satubal, AL).

MANOEL SANTOS DA SILVA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), graduado em Letras pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Membro do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (MULTIEJA) da UFAL, Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Linguísticos e Literários (NELL) do IFAL, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Empreendedorismo, Letramento e Tecnologias (GPEELT) do IFAL. Coordenador Pedagógico no Campus Satuba – IFAL, Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino em Alagoas. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação de jovens e adultos, educação profissional, formação de professores, e educação a distância. É escritor, poeta e pesquisador.

MARCOS DIEGO DE LIMA SILVA

Nascido em Maceió, AL, mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura – (PPGLL /UFAL); Graduado em Letras/Português pela Faculdade de Letras – (FALE/UFAL); Bacharel em Direito pelo Centro Universitário CESMAC. Atualmente é membro-pesquisador e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL); Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Ontologia (GEDON/UFAL) e do Grupo Análise do Discurso Jurídico (CESMAC/GPAD/CNPQ). Foi professor do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, nos Cursos de Formação Inicial e Continuada – FIC no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Mulheres Mil). Atuou como professor na Rede Pública e Privada de Ensino no Estado de Alagoas, lecionando também em cursos preparatórios para vestibulares. Suas pesquisas e produções acadêmicas são desenvolvidas nas áreas de Linguística e Ciências Jurídicas na linha de pesquisa em Análise de Discurso Pêcheutiana, tendo ênfase nos estudos sobre: Políticas públicas, história e discurso; Educação; Propaganda e mídias sociais; Reforma do ensino médio; Reforma trabalhista; Direito do Trabalho e Direitos Humanos.

MARIA DE FÁTIMA DO NASCIMENTO RODRIGUES

Natural de Fortaleza, CE, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), licenciada em Português pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Vale do Acaraú, e em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Já trabalhou como professora da Educação Básica. Atualmente é Técnica-Administrativa em Educação e exerce o cargo de pedagoga na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Interessa-se por Educação Especial.

MARIA ROSEANE ALVES DA SILVA

Natural de São Miguel dos Campos, AL. Tem como formação acadêmica Licenciatura e bacharelado em educação física pela UFAL.
Pós-Graduação na modalidade residência em Saúde da família pela UNCISAL.
Pós-Graduação em atividade física para grupos especiais pela CESMAC.
Atua como Profissional de educação física na secretária de saúde do município de Água Branca, AL

MARIA EDUARDA MACHADO BANDEIRA DE MELO

Natural de Maceió, AL. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário CESMAC. Pós Graduanda em Nutrição Materno-Infantil pelo Instituto Andreia Friques (IAF)Vitória, ES. Possui formação pelo Método NutriKids por Andreia Lins. Apaixonada pelo universo lúdico da alimentação e suas diversas possibilidades. Atua como Nutricionista Clínica de bebês, crianças, pré-adolescentes e adolescentes na cidade de Maceió.
Participa do Grupo de Pesquisa Saúde Mental, ética e educação. Desenvolve pesquisas nos campos da saúde mental, ética e tecnologias digitais.

RANIERY SILVA GUEDES DE ARAÚJO

Nascido em Maceió, AL, Guia de Turismo (SENAC), Turismólogo (IFAL) e Historiador (UNESA), Esp. em Políticas Públicas (CESMAC) e Ens. de História e Geografia (UNIBF), Mestre em Turismo (UFF); Professor/tutor (UNIT/AFYA); Pesquisador das áreas de Memória, Patrimônio e Turismo.

REMERSON RUSSEL MARTINS

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Psicologia no curso de Medicina da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), professor e orientador no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI/UFERSA). Participa do Grupo de Pesquisa em Práticas Integrativas e Espiritualidade, desenvolve pesquisas nos campos da avaliação psicológica nas áreas da Educação e da Saúde.

RISIA CARINE MACIEL MEIRA SCHWARTZ LESSA

Natural de Jequié, Bahia, formada em Fisioterapia (UNIT/SE) e mestre em Ensino em saúde e tecnologia (UNCISAL). Atua como professora na Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisa e atua no estudo do movimento e consciência corporal.

ROSA MARIA RIBEIRO AMÉRICO

Filha de Marilza Gomes Ribeiro e Valdir Ribeiro. Pedagoga, Graduada pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina. Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela UNESC. Gestora Educacional do CEIC Paraiso das Crianças, Forquilhinha, SC, desde 2001. Participou do Grupo de estudos da América Latina para Reggio Emilia – ITÁLIA (1ª a 6 de maio de 2016). Desde 2016 coordena um Grupo de trabalho denominado “Por uma escola que encante”, do LABS - Laboratório de inovação Social da COOPERA.

ROSANE CORREIA DA SILVA

Nascida em Maceió, AL; Graduada em Letras (UFAL); Especialista em Linguagem e Prática Social (IFAL); Coordenadora pedagógica (SEMED - Maceió); Pesquisadora da área de análise do discurso com temas relacionados à mulher e povos afrodiaspóricos.

SALVIONE KLÍVIA CORREIA MARINHO TENÓRIO

É Pedagoga (CESMAC-AL) e Psicopedagoga Clínica e Institucional . Possui formação em Pedagogia Siste?mica (ISPAB-Munique e Espac?o Conexa?o Siste?mica S.P). É diretora pedago?gica do Cole?gio Santa Ame?lia (Maceió, AL). Corresponsa?vel pelo Informativo Psicopedago?gico do CESPPMA e pelo Centro de Estudos de Psicopedagogia e Pedagogia Sistêmica de Maceió. Coordenadora Pedagógica pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Modalidade EJA). Orientadora Familiar e Escolar a partir da abordagem sistêmica.  Possui formac?a?o em Constelac?o?es Familiares pelo IBS Siste?micas, GO e é Pós-Graduada em Pedagogia Sistêmica pelo CUDEC – México/Faculdade Innovare- SP.

SUSANE VASCONCELOS ZANOTTI

Professora Titular do Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Mestre e doutora em Psicologia (UFRJ) com estágio de doutorado no Département de psychanalyse (Université Paris 8) e pós-doutorado no Laboratoire de Recherches en psychopathologie clinique: champs et pratiques spécifiques (Université Rennes 2). Membro da Escola Brasileira de Psicanálise/ Associação Mundial de Psicanálise (EBP/AMP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo e sintoma.