Capa do livro: Desempenho escolar de adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação

Desempenho escolar de adolescentes com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação

Autores: Ferreira, Lúcio Fernandes - Farias, Lena Rose Lago Cecílio

A diversidade externa ao contexto familiar proporciona, ao adolescente, a dinâmica da busca por grupos, nos quais há convergências de ideias e interesses comuns. É no ambiente escolar que esses grupos se formam e se consolidam. A sociedade contemporânea ocidental estendeu o período da adolescência, que passou a ser mais do que uma simples preparação para a vida adulta, adquirindo sentido em si mesma, como uma fase do ciclo vital humano. Perceber como o adolescente interage no ambiente escolar e quais são suas dificuldades pedagógicas, oportuniza melhorias no processo ensino-aprendizagem e acesso ao conhecimento. Educar é transformar, é ferramenta de mudança e é a possibilidade de superação das barreiras sociais. Nesta perspectiva, a educação se torna essencial para proporcionar os conhecimentos e habilidades básicas que permitem, não somente aumentar sua produtividade e romper o círculo da pobreza, mas também, adquirir valores de equidade, tolerância, solidariedade e cidadania.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4616-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4614-0
DOI: 10.24824/978652514616.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 17
  • EDUCAÇÃO: questões específi cas quanto ao Direito e à inclusão - 19
  • DESENVOLVIMENTO HUMANO - 37
  • TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC) - 51
  • DESEMPENHO ESCOLAR - 59
  • PERCURSO METODOLÓGICO - 75
  • RESULTADOS - 85
  • DISCUSSÃO - 93
  • CONCLUSÃO - 105
  • REFERÊNCIAS - 107
  • APÊNDICE 1 INTERPRETAÇÃO DO TDE II - 131
  • APÊNDICE 2 APLICAÇÃO DO TDE II - 133
  • ANEXO 1 PERCENTIS ADOTADOS - 135
  • ÍNDICE REMISSIVO - 141
  • SOBRE OS AUTORES - 143
LENA ROSE LAGO CECÍLIO FARIAS

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas, PPGE/UFAM. Pedagoga e Professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto/SEDUC/AM. Coordenadora de Gestão do Núcleo de Inteligência em Gestão/NIG/SEDUC/AM. Tem experiência com os temas: Educação, Educação Especial e Inclusiva.

LÚCIO FERNANDES FERREIRA

Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/PPGE/UFAM. Professor Permanente do Programa em Rede de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar. Tem experiência com os temas: Educação Inclusiva e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação.