Capa do livro: Memórias:<br> Trajetos, afetos e saberes

Memórias:
Trajetos, afetos e saberes

Autores: Camila Rocha Cardoso - Fabiana Rodrigues Carrijo - Manoel Messias de Oliveira

Memórias: trajetos, afetos e saberes nasceu de um projeto maior que contempla igualmente outras obras organizadas por distintas comissões que tinham e têm como princípio contribuir para a divulgação de escopos teóricos plurais na temática e diversos na abordagem e estilo destas temáticas. A essa obra e à nossa comissão coube o generoso expediente de organizar um livro de memórias que resgatasse a contribuição de nossos colegas docentes que passaram pela FAE – Faculdade de Educação – nesta caminhada de trinta e cinco anos de ensino, pesquisa e extensão; mas não é que a vida impõe regras outras e tivemos que tomar outros percursos, porque se apresentou concomitante à possibilidade de homenagear nossos colegas formadores, uma pandemia que assolou o mundo, nós mesmos e a vida (de todos) que ficou ‘inerte/suspensa’ diante de um vírus desconhecido e avassalador. Assim, nosso ofício de presentear nossos colegas educadores a priori não pode ser cumprido na íntegra e tivemos que nos reorganizar contando com a prestimosa contribuição de outros pares de outras instituições do nosso país e de outro (Moçambique) que, generosamente, atenderam ao nosso chamado de: sentar para escrever e descrever sobre o ofício de ser educador.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4868-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-4869-4
DOI: 10.24824/978652514868.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 144
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • APRESENTAÇÃO - 11
  • HISTÓRIA E MEMÓRIA: revisitando o passado - 17
  • VIDA DE DOCENTE E PESQUISADOR: memórias da minha trajetória pessoal, acadêmica e política - 25
  • REFLEXÕES SOBRE AS CONTRADIÇÕES DA EXISTÊNCIA, DOS TRAJETOS, DOS AFETOS E DOS SABERES - 41
  • TRAJETOS E TRAVESSIA DE UM VERANDANTE NA LIDA PROFESSORAL - 57
  • MEMÓRIAS, AFETOS E SABERES: por detrás do vitral somos todos (im)perfeitos - 67
  • VIVÊNCIAS E MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DOCENTE - 77
  • AS POLÍTICAS SOCIAIS EM MOÇAMBIQUE: o caso da reinserção de pessoas surdas e mudas nas comunidades da cidade de Nampula - 97
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL: uma arena de disputa nas políticas educacionais- 111
  • ENSINO, MOTIVAÇÃO E AS QUATRO CAUSAS - 129
  • ÍNDICE REMISSIVO - 143
CAMILA ROCHA CARDOSO

Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Ciências na Infância, Metodologias de Ensino em Ciências e Biologia, Educação do Campo.

FABIANA RODRIGUES CARRIJO


Doutora em Estudos Linguísticos – UFU (2013). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1994) e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). É professora efetiva do departamento de Educação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Subjetividade a partir de Michel Foucault: práticas de leitura e escrita de si; Escrita e Leitura – produção de subjetividade; leitura e produção de textos I e II; Lendo a literatura ou a literatura nos lendo: práticas de leitura e escrita de si, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, letramento, gêneros literários, escrita de si, discurso das minorias e ficção. Participa de um grupo de pesquisa, cadastrado junto ao CNPq, a saber: LEDIF (LABORATÓRIO DE ESTUDOS DISCURSIVOS FOUCAULTIANOS). É autora de dois livros de crônicas: Contratos de amor lacerados e Vento na roseira. Coordenadora do projeto de extensão intitulado: COÇA, COÇA, PULA, PULA: OLHA A PULGA: PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ANOS INICIAIS – COTEJANDO OS TEMAS TRANSVERSAIS E A INTERDISCIPLINARIDADE

MANOEL MESSIAS DE OLIVEIRA

É docente na FAE (Faculdade de Educação)/UFCAT (Universidade Federal de Catalão). Possui graduação em Filosofia pela PUC-MG; graduação em Teologia pela UCG; especialização em Filosofia e em Ciências da Religião pela UFU; mestrado em Filosofia pela UFU e doutorado em Educação pela UFU.

ADÃO JOSÉ PEIXOTO

Possui graduação (1984) e mestrado (1991) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984), e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, Educação e Formação Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia grega clássica e formação; Fenomenologia e formação; Personalismo e formação; Educação, ética e cidadania.

ARMINDO QUILLICI NETO

Cursou Graduação em Filosofia pela PUC Campinas. Mestrado em Filosofia na PUC Campinas. Doutorado em Educação na UNICAMP. Desde 2008 trabalha na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, atuando no Campus Pontal da Cidade de Ituiutaba/MG, onde foi Diretor da Unidade Acadêmica - FACIP, de 2011 a 2016. Leciona no Curso de Pedagogia, a disciplina de Filosofia da Educação. Atua na Pós-Graduação em Educação FACED/UFU (mestrado e doutorado). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação (NEPE). De 2017 a 2020 foi Pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

CLÁUDIO LUIZ ABREU FONSECA

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e Doutorado em Letras, Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS, do Câmpus Universitário do Araguaia – CUA, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise Semiótico-Discursiva, Linguística Aplicada ao ensino de língua portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa: história, políticas, sentido social, pesquisa e metodologia; formação do professor de língua portuguesa; historiografia linguística e semiótica das culturas.

NAÍSA AFONSO DA SILVA

Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia – Crianças com Autismo – Psicologia Histórico-Cultural. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialização em: Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial e Gestão Escolar. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Uberlândia. Professora Convidada nos Cursos de Pós-Graduação. Tem experiência em Assessoria Pedagógica, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior, com ênfase na Psicologia Histórico-Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: crianças com autismo, Educação Infantil, formação de professores e práticas pedagógicas.

ISIDRO ANTÓNIO SAMO CHONGOLA

Ocupa o cargo de chefe do Departamento de Graduação na Direção Acadêmica, na Universidade Rovuma, Nampula. Ensina Linguística Geral, Introdução aos Estudos Linguísticos e Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa no Departamento de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes. Os seus interesses de pesquisa são dirigidos para as áreas de línguas sociolinguística e Didática. Possui Mestrado em Ciência Política e Estudos Africanos pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2014), Licenciatura em Ensino do Português pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2007), Bacharelato em Ensino do Português, pela Universidade Pedagógica de Moçambique (2005).

ANTÔNIO FRANCISCO JACAÚNA NETO

Licenciatura em Filosofia e Pedagogia; Bacharelato em Teologia; Especialização em Libras e em Gestão Pública; Mestrado em Teologia na FAJE-BH e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia/MG – UFU. Membro dos Grupos de Pesquisas: GEPEPES da UFU (Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas em Educação Especial e Inclusão Educacional) e do Negr@Luz ((Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e suas Intersecções). Integra o grupo de assessores do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos do Planalto Central) do Planalto Central. É membro da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Atuou como: Assessor da Secretaria de Educação no Município de Luziânia-GO (2012-2013); coordenador de Parcerias Públicas, Privada na Prefeitura de Luziânia-GO (desde 2015-2019); Professor no curso EAD, AEE-Surdos da UFU-MG (2018-2019); e professor na área de Educação, e na de Teologia, em redes públicas e privadas (1996-2019). Possui vários artigos em periódicos e sites especializados na área da Educação e na da Teologia. Além de professor é palestrante de minicursos, encontros, retiros.... Atualmente é Professor efetivo no Instituto Federal de Educação- IFG, campus de Luziânia-GO e Coordenador do Napne (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais).

JOSÉ BENEDITO DE ALMEIDA JÚNIOR

Professor do Instituto e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (PNPD/CAPES). Coordenador do Grupo de Estudos “As Máscaras do Sagrado” e do Projeto de Pesquisa “A filosofia e a linguagem simbólica da alquimia” (PROPP/UFU). Atualmente suas pesquisas versam sobre as relações entre Ética, Política e Religião e, dentro deste campo, sobre a mitologia e os ritos. Publicou recentemente as obras: “Felicidade e vida autêntica: pensando a felicidade no século XXI” (2018) Editora Paco. “Introdução à Mitologia” (2014) Editora Paulus SP “Como ler Jean-Jacques Rousseau” (2013) Editora Paulus, SP.