Capa do livro: AMBIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PROTAGONISMOS PEDAGÓGICOS

AMBIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PROTAGONISMOS PEDAGÓGICOS

Autores: Francisco Ari de Andrade - Isaíde Bandeira da Silva - Magnólia Maria Oliveira Costa

A coletânea AMBIÊNCIAS PEDAGÓGICAS E PROTAGONISMOS COLETIVOS, elaborada por pesquisadores da área da educação, que discorrem especialmente sobre as leis, as políticas educacionais, a sala de aula, os livros didáticos, a formação docente, pedagogia de projetos, currículo, tecnologias e metodologias, aponta reflexões, a partir de uma compilação de conhecimentos científicos que caminham da teoria à prática e consistem num modo de sistematização dos saberes que compõem o projeto de formação docente nos diversos contextos sócio-históricos. Com essa iniciativa, arremetamos esse debate com especialistas de reconhecida notoriedade acadêmica em sua área disciplinar sobre os pressupostos que fundamentam a educação brasileira, buscando desse modo, [re]elaborar princípios e diretrizes para uma proposta educacional que contribua para a elaboração de políticas públicas educacionais, reafirmando o compromisso dos nossos autores com a educação. Assim, considerando que todo profissional da educação necessita em sua caminhada manter-se informado sobre as mudanças que ocorrem em sua área e fora dela, convidamos o público em geral para caminhar conosco, num processo que segundo Cora Coralina “O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”  

Impresso
de R$ 88,40 por
R$ 68,00
Digital
de R$ 78,00 por
R$ 51,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4837-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-4834-2
DOI: 10.24824/978652514837.3
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A LEI Nº 5.692/1971: possíveis similaridades no contexto histórico - 15
  • MIGRAÇÃO E HOSPITALIDADE: para se pensar em sala de aula - 29
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES NA CONSTRUÇÃO DO AUTOCONCEITO INFANTIL - 41
  • A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II - 55
  • A INOVAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: o case do programa de apoio e acompanhamento pedagógico (PAAP) - 67
  • CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: tessituras históricas e bases legais no Brasil - 81
  • PERSPECTIVAS EM NEUROEDUCAÇÃO: a utilização da interface cérebro-computador como ferramenta na aprendizagem - 91
  • O ACERVO DO PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA - PNBE EM FOCO: uma análise de obras para a educação infantil - 107
  • A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ATUAL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: uma discussão inicial - 119
  • O PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA ORGANIZAÇÃO DA SEMANA ACADÊMICA DE MODA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - 131
  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA: narrativas das vivências de uma professora mediadora da aprendizagem em cárcere privado - 145
  • CURADORIA DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA - 159
  • SENTIDOS PRODUZIDOS SOBRE A ATUAÇÃO DA BNCC NO CONTEXTO DA PRÁTICA - 169
  • OUTRORA, QUANDO O ENSINO ERA REMOTO: reflexões sobre o ensino de história para a (pós)pandemia - 183
  • ENSINO DE HISTÓRIA E AS CULTURAS CIGANAS: da formação docente à prática educativa escolar - 195
  • ENTRE FIOS E TRAMAS: urdiduras de um projeto de pesquisa como instrumento formativo e de aprendizagem - 207
  • O IMPACTO DAS CONTINGÊNCIAS DO HÁBITO DIGITAL NO COMPORTAMENTO DA APRENDIZAGEM - 221
  • A PEDAGOGIA DE PROJETOS E A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO - 237
  • ÍNDICE REMISSIVO - 251
FRANCISCO ARI DE ANDRADE

Professor Associado IV do Departamento de Fundamentos da Educação, pesquisador e docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Teológica, da Universidade Federal do Ceará-UFC. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará-GEPHEC.

ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará-UECE, pesquisadora e professora do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras-MIHL/UECE e Docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN. Professora e pesquisadora colaboradora do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade do Cariri - URCA.

MAGNÓLIA MARIA OLIVEIRA COSTA

Professora do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação-FE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE, pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação POSEDUC- UERN.

ALEKSANDRA NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional – PPGEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Natal central.

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR

Professora Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

STENIO DE BRITO FERNANDES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

ALINE FREITAS DIÓGENES MENEZES

Mestranda em Ciências Políticas pela Universidade de Lisboa. Especialista em psicopedagogia Universidade Federal do Ceará (2012). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Atualmente é Secretária Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Chorozinho-CE.

ANA PAULA VASCONCELOS DE OLIVEIRA TAHIM

Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é consultora pedagógica – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC- CE. Docente da Faculdade Cearense- FAC.

ANTONIA KÁTIA SOARES MACIEL

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. Professora Assistente Nível I A da Faculdade Cearrense – FaC), no curso de Pedagogia.

CAMILA SILVA BARBOSA

Graduada em Pedagogia (FaC), especialista em neuropsicopedagogia (UniAteneu) e professora do Fundamental I do Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó.

WALMARA DAIANA COSTA MARIANO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004), Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional (2011), pela FAERPI – Faculdade entre Rios do Piauí.

ANTONIA MARYANE ALVES CAVALCANTE

Bolsista de pesquisa da FUNCAP (Fundação de Cearense de Apoio e Desenvolvimento a Pesquisa) no período de 2022-2024.

ANTONIA VALDILENE ROCHA DE SOUSA

Bolsista de pesquisa da FUNCAP (Fundação de Cearense de Apoio e Desenvolvimento a Pesquisa) no período de 2021-2023.

ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Professora do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras-MIHL/UECE. Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN.

BRUNA KESSIA RODRIGUES DA SILVA CAETANO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2018). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Ceará.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação – (PPGE/UFC) e no Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC).

DENIZE DE MELO SILVA

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Assessora pedagógica no Master Soluções Educacionais (MSE).

NÁGILA RABELO DE LIMA

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE.

PAULO DIEGO MOREIRA DE BRITO

Especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário 7 de setembro (UNI7). Coordenador pedagógico no Master Soluções Educacionais (MSE).

MARCOS ANTONIO MARTINS LIMA

Professor Adjunto do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação-FACED. Professor Permanente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará.

EDGAR MARÇAL

Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica- UFC Virtual. Superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação-STI-UFC.

MELINE MESQUITA DE CARVALHO BARROS

Psicóloga, Mestrado em Educação pelo PPGE-UFC. Atualmente é Psicóloga do Exército Brasileiro, trabalhando na Seção de Assistência Social (SAS), no comando da 10a Região Militar, em Fortaleza.

LUANA DE SOUSA SALES

Professora da Educação Básica do Estado do Ceará. Mestrado em Educação Tecnológica- PPGET-UFC-Virtual

PAULO CESAR VIANA AZEVEDO

Professor da Educação Básica do Município de Fortaleza. Especialização em Qualificação do ensino de matemática no estado do Ceará - lato sensu.

ERIKA MARIA DA SILVA CAVALCANTE

Mestranda na linha de Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2021).

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO

Professora Associada do Departamento de Estudos Interdisciplinares – DE INTER, da Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica – PPGET, da UFC.

FRANCISCA FÁTIMA DE ARAÚJO OLIVEIRA

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2010). Professora Adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

JUCILENE QUERINO DE SOUSA

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. (2021).

FRANCISCA R. N. MENDES

Professora da área de História e Pesquisa do Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará. Tutora. Tutora do Programa de Educação Tutoria (PET) do mesmo curso. Doutora em Sociologia.

DIJANE MARIA ROCHA VICTOR

Professora Associada da área de Tecnologia Têxtil e da Confecção do Curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará. Mestre em Engenharia de Produção e Doutora em Educação.

JOSY KELLY ABREU BEZERRA

Doutorando em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará-UFC. Servidora Técnico-Administrativa da UFC.

MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS CHAGAS

Doutorado em Ciências da Educação na especialidade Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho, Portuga (2021). Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido- UFERSA.

MARIA DO SOCORRO SOUZA

Doutoranda em Educação na Universidade de Lisboa.

CRISTHIANE MARQUES DE FREITAS

Mestrado em Cognição, Tecnologias e instituições pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

ELIANE ARAÚJO XAVIER DA COSTA

Aluna do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC/UERN.

MEYRE-ESTER BARBOSA DE OLIVEIRA

Profa. Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – POSEDUC/UERN.

JEFFERSON FERNANDES DE AQUINO

Professor na EEEF Dom Moisés Coelho, no município de Cajazeiras-PB. Supervisor do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

JOÃO KAIO MIGUEL ARRUDA

Professor de História na Escola Nossa Senhora da Conceição Ltda, São José de Piranhas, Paraíba.

PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO

Professora Titular no Curso de História, da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Pesquisadora e orientadora do Mestrado em Serviço Social. É Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena Neabí – UEPB.

ROSILENE DA COSTA BEZERRA RAMOS

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil (2018).

CHARLES LAMARTINE DE SOUSA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, (2022). Diretor Geral e Docente da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.


FERNANDA RAQUEL BEZERRA RAMO

Graduação em andamento em Direito. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.

SIDENY GUERRA REGINALDO

Professor da Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Ceará do Departamento de Direito Privado e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

SAMARA FERNANDA GUIMARÃES GALVÃO

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2022). Pós-Graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Cerquilho/FAC (2023).

BRENA KÉSIA DA SILVA BRAGA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2023). Professora da rede pública de ensino do município de Icapuí, CE.

ZACARIAS MARINHO

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2017). Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.