Capa do livro: EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE <br>Inlcuindo multiplas vozes

EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, GÊNERO E SEXUALIDADE
Inlcuindo multiplas vozes

Autores: Maria Eulina Pessoa de Carvalho - Áurea Augusta Rodrigues da Mata - Flávio José de Carvalho

Este livro é resultado de diálogos e debates oriundos do “chão” da escola e de outros espaços educacionais, que aconteceram no “I Encontro de Educação, Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade: incluindo múltiplas vozes”, realizado no Centro de Educação da UFPB nos dias 1 e 2 de dezembro de 2022. O evento foi uma ocasião importante de troca com e entre as/os profissionais da educação – professoras/es, psicólogas/os, assistentes sociais, pedagogas/os das áreas de orientação e supervisão escolar, e demais educadoras/es que atuam na Educação Básica e/ou em espaços de educação não escolar, bem como pesquisadoras/es e estudantes universitários interessadas/os nas questões de gênero e sexualidade, educação para não violência e para os direitos humanos. Com esta obra, pretendemos socializar amplamente as experiências e pesquisas que foram compartilhadas no evento.  
A obra é composta por 16 textos que abordam as questões de gênero, sexualidade e diversidade na educação básica, na formação docente inicial e continuada, no currículo, na educação de forma geral, na perspectiva de uma educação democrática e não violenta, destacando os corpos trans, a proteção à saúde da população LGBTQIAPN+ e a violência contra meninas e mulheres.
Tratar das questões de gênero e sexualidade na educação formal e não formal é mais que necessário, é urgente.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4734-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4728-4
DOI: 10.24824/978652514734.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO MÚLTIPLAS VOZES NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE E DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E PARA A NÃO VIOLÊNCIA - 11
  • PREFÁCIO - 23
  • EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: equilíbrio entre acesso, inclusão e marcadores sociais da diferença - 25
  • UM OLHAR SOBRE CURRÍCULO E DIVERSIDADE: refletindo sobre as questões de gênero e sexualidade - 33
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: rompendo preconceitos, construindo possibilidades de atuação - 41
  • O CORPO TRANS ENQUANTO PRODUTOR DE LINHAS DE RUPTURA E CRIAÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR - 51
  • “EU POSSO... VOCÊ PODE...”: do que meninos e meninas podem brincar? - 61
  • REFLEXOS DE CONCEPÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS - 73
  • REFLEXOS DE CONCEPÇÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS - 81
  • CORPOS, SEXUALIDADE E GÊNERO NAS AULAS DE FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 91
  • A PRÁTICA EDUCATIVA E OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO: memes como ferramenta didática para contrapor o patriarcado - 99
  • EDUCAÇÃO PARA NÃO VIOLÊNCIA E PARA OS DIREITOS: a intencionalidade da temática de gênero e sexualidade - 109
  • VIVÊNCIAS ENTRELAÇADAS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM GÊNERO E SEXUALIDADES - 121
  • GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: debate necessário na formação docente - 137
  • CONEXÃO MARIA DA PENHA: educar para prevenir e coibir a violência contra mulheres e meninas - 147
  • COMPUTAÇÃO E GÊNERO: uma reflexão sobre as trajetórias e experiências das estudantes mulheres - 159
  • VOZES PELO FIM DAS VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES - 167
  • PESQUISA DE CAMPO SOBRE A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIAPN+: Perfil, Preconceito e Cuidados durante a Pandemia - 181
  • POSFÁCIO - 193
  • ÍNDICE REMISSIVO - 195
  • SOBRE AS AUTORAS E AUTORES - 199
MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Pedagoga (UFPB), Mestra em Psicologia Educacional (UNICAMP), PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional (Michigan State University, USA), com Pós-Doutorado na Universidade de Valencia, Espanha. Professora titular da UFPB. Bolsista de produtividade CNPq. Fundadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM/CE/ UFPB). Coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2021-2023).

ÁUREA AUGUSTA RODRIGUES DA MATA
Licenciada em Educação Física e Pedagogia. Mestre em Educação (UFPB) e Doutora em Educação (UFPE). Professora Adjunta no Centro de Educação da UFPB. Atual coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM/CE/ UFPB). Ativista no Movimento de Mulheres da Paraíba.

FLÁVIO DE CARVALHO
Doutor em Filosofia. Professor na graduação em Filosofia e na pós-graduação em Filosofia (PPG PROF-FILO) da UFCG. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Filosofia (CNPq/ UFCG). Membro dos GTs Filosofar e Ensinar a Filosofar, e Filosofia e Gênero, vinculados à ANPOF; Membro do NIPAM/UFPB. Pesquisa e publica sobre: Filosofia e estudos de gênero, Filosofia Francesa Contemporânea, Ensino de Filosofia.

ALICE OLIVEIRA LOPES
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Atuou nos Projetos de Extensão “Gênero e Sexualidade: Somos mesmo iguais?” (2020) e “Educação para não violência e para os direitos” (2021); e no Projeto PROLICEN “Educação para não violência: articulando formação inicial e continuada de professoras/es no âmbito da Educação Básica” (2022). Interesses de estudo: educação em e para os direitos humanos, educação para não violência.

ANA CRISTINA BATISTA DE SOUZA ROSA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Psicopedagogia pelo CINTEP. Mestra e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Estudos Culturais da Educação (PPGE/UFPB). Atua como psicopedagoga clínica e institucional e como professora convidada em cursos de pós-graduação na área da educação. Interesses de estudo: aprendizagem, gênero, diversidade e inclusão.

ANA PAULA BRITO NUNES
Graduação em Direito e Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas na Linha de Educação em Direitos Humanos e Políticas Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua na Ong Amazona. Interesses de estudo: educação para os direitos humanos e não violência no espaço escolar. Ativismo: direitos humanos das mulheres e meninas.

ANANDA NEVES ARNOUD GUIMARÃES
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pelo CINTEP. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Estudos Culturais da Educação (PPGE/UFPB). Atua como Psicóloga Escolar na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB. Interesses de estudo: gênero e sexualidade na escola, violência de gênero, violência nas relações de namoro, psicologia escolar e direitos humanos.

ANITA LEOCADIA PEREIRA DOS SANTOS
Doutora em Educação. Docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Interesses de estudo: violências de gênero e educação, mulheres, racismo, direitos humanos. Ativismo: feminismo acadêmico, movimentos de mulheres e anti-racistas, coletivo de mulheres artistas.

ANITA VITÓRIA PEREIRA DOS SANTOS TIMÓTEO
Graduanda em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Interesses de estudo: direitos humanos, feminismo, marxismo, racismo. Ativismo: União da Juventude Comunista, Centro Acadêmico Sobral Pinto.

ÁUREA AUGUSTA RODRIGUES DA MATA
Graduada em Educação Física e Pedagogia. Mestre em Educação (UFPB) e Doutora em Educação (UFPE). Docente no Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (DHP/CE/UFPB). Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulheres e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM/CE/UFPB). Integrante do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI). Coordena o Projeto de Extensão “Educação para não violência e para os direitos” e o Projeto PROLICEN “Educação para não violência: articulando formação inicial e continuada de professoras/es no âmbito da Educação Básica”. Integra o Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA/UFPE). Interesses de estudo: política educacional, formação docente continuada; gênero e sexualidade na educação básica. Ativismo: Direitos das mulheres e das pessoas LGBTQIAPN+.

DANIE MARCELO DE JESUS
Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP (2007). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Interesses de estudo: estudos de gênero, discurso e sexualidades, raça e intersecções. Ativismo: Grupo de apoio às pessoas negras, gays e trans.

EDENILZA SILVA LUCENA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como Coordenadora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa/PB. Interesses de estudo: identidade de gênero e formação continuada na educação infantil. Ativismo: Rede de proteção às crianças e adolescentes dos bairros do Cristo Redentor e Rangel no Município de João Pessoa/PB (REDE CRES SER).

EDNA MARIA LOPES DA SILVA
Licenciada em Letras. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Interesses de estudo: currículo, gênero, educação e diversidade. Ativismo: pautas feministas.

ERICKA KATHARYNE RÊGO DA SILVA
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. Interesses de estudo: gênero e sexualidade. Ativismo: pautas feministas.

ERICO JOSÉ CRUZ SOUZA JÚNIOR
Graduando em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba. Interesses de estudo: religião, saúde, gênero e sexualidade. Ativismo: Lutas contra o racismo e a LGBTQIAPN+fobia na academia e nas ideologias culturais e religiosas.

FERNANDO SEFFNER
Licenciado em História, Mestre em Sociologia e Doutor em Educação. Professor no Departamento de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena a linha de pesquisa em Educação, Sexualidade e Relações de Gênero e Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero GEERGE do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Integra a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) e a THEMIS - Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Interesses de estudo: processos de produção, manutenção e modificação das relações de gênero, masculinidades, situações de vulnerabilidade à AIDS, conexões entre direitos humanos e políticas públicas de gênero e sexualidade, interseccionalidade e marcadores sociais da diferença. Ativismo: Movimento Educação Democrática.

FLÁVIO DE CARVALHO
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na graduação e na pós-graduação em Filosofia (PPG PROF-FILO). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Ensino de Filosofia (CNPq/UFCG). Membro dos GTs Filosofar e Ensinar a Filosofar e Filosofia e Gênero da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulheres e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM/CE/UFPB). Interesses de estudo: filosofia e estudos de gênero, educação universitária, formação de professoras/es.

FRANCISCA JOCINEIDE DA COSTA E SILVA
Pedagoga, Mestra e Doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua nas Secretarias de Educação das Prefeituras de Cabedelo e João Pessoa. Interesses de estudo: relações de gênero, diversidade, ensino fundamental e educação infantil.

FRANCISCO RIBEIRO VILAS-BOAS NETO
Licenciado em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Interesses de estudo: sexualidade, gênero e educação.

HENRY CHINASKI RAMALHO DOS SANTOS
Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Sociologia e do Programa de Apoio às Licenciaturas (Prolicen), atuando no Projeto “Educação para não violência: articulando formação inicial e continuada de professoras/es no âmbito da Educação Básica”. Atualmente é bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) de Sociologia. Interesses de estudo: gênero e sexualidade, sociologia da educação.

IZAURA SANTIAGO DA CRUZ
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Sexualidade Humana pela UNESA/RJ e Mestre e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas e Sexualidades – NuCuS/UFBA. Interesses de estudo: formação docente em gênero e sexualidade, sexualidades, gêneros e juventudes, feminismos, gênero e ensino de ciências. Ativismo: Direitos das mulheres e das pessoas LGBTQIAPN+.

JEANE FELIX
Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutora com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (CEDU/UFAL). Interesses de estudo: gênero e sexualidade, juventudes, HIV/aids, educação em saúde, currículo e didática, estudos culturais, educação vegana e animalidades. Ativismo: pautas feministas, animalistas e veganas.

JOAQUIM D’AGOSTINI MORESCA
Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Interesses de estudo: filosofia da diferença, pedagogia e filosofia da libertação, teoria crítica decolonial, processos educativos em práticas sociais, processos identitários e direitos humanos, direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e institucionalização. Ativismo: rede de proteção social à criança e adolescente, acolhimento institucional e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

LIDIANE BRITO DO NASCIMENTO
Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela UNIFESP e em Mídias da Educação pela UERN.  Mestranda do PROF-FILO núcleo UFCG. Integrante da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF - Ensino Médio). Atua na Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN) como docente efetiva. Interesses de estudo: ensino de filosofia e gênero. Ativismo: movimentos sociais voltados para mães/pais/responsáveis na elaboração e efetivação de leis para a pessoa com deficiência; grupo de mulheres, mães e mães de pessoas com deficiência; sensibilização para o respeito e desmistificação das doenças mentais.

MANOELA DE JESUS SOUSA ARGOLO
Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Interesse de estudo: sexualidade na educação básica.

MARCOS PIRES LEODORO
Doutor em Educação - área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2016). Docente do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação (DME/CE/UFPB). Vice-coordenador do grupo de pesquisa Des:mutação: Vida, Ciência e Educação (https://www.xn--desmutao-xza3b.com.br). Coordenador do projeto de extensão “Laboratório Aberto de Ensino de Ciências e Tecnologia” (LAETEC) (www.laetec.blogspot.com). Interesses de estudo: educação em ciências, tecnologia, sociedade e ambiente (CTS&A), interdisciplinaridade, gênero na educação em ciências.

MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (1978), Mestra em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e PhD em Currículo, Ensino e Política Educacional pela Michigan State University, USA (1997). Pós-doutorado na Universidade de Valencia, Espanha (2011). Professora titular da Universidade Federal da Paraíba, do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI). Bolsista de produtividade CNPq. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM). Coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED. Interesses de estudo: Gênero e educação superior, mulheres em CTEM, gênero e educação infantil, gênero e formação docente, relações escola-família e dever de casa. Ativismo: pautas feministas.

MAYANNE JÚLIA TOMAZ FREITAS
Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Estudos Culturais da Educação (PPGE/UFPB). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM/CE/UFPB) e do grupo de pesquisa Gênero, Educação, Diversidade e Inclusão (GEDI). Interesses de estudo: relações de gênero na educação superior, feminismos, identidades, representações sociais e pedagogia. Ativismo: pautas feministas.

NAYARA DE LIMA OLIVEIRA
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Mestra em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical e Pedagogia Universitária (GEPEMPU) e do Laboratório de Educação Ubíqua e Tecnológica no Ensino de Química (LEUTEQ/UFRPE). Interesses de estudo: educação, ensino de química, tecnologias, educação personalizada, currículo e gênero.

THATIANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO
Pedagoga e Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra pelo Programa de Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba (PPGFP/UEPB). Professora da Rede Municipal de João Pessoa/PB e Supervisora da Prefeitura Municipal de Sapé/PB. Interesses de estudo: formação docente, gênero e práticas educativas.

WALBER MARTINS
Graduando em Teatro pela Universidade Federal da Paraíba. Interesses de estudo: gênero e sexualidade, negritude nas artes cênicas. Ativismo: Movimento do Hip-Hop no teatro, Políticas Estudantil (Coordenador de Assuntos Acadêmicos).

WILDERLANE COSTA DE OLIVEIRA
Graduada em Pedagogia e Mestra em Linguística e Ensino pela UFPB. Professora da educação infantil da Prefeitura Municipal de Cabedelo/PB e do ensino fundamental da Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB. Interesses de estudo: educação infantil e fundamental, ensino, raça e gênero.

ZAINEIDE DOS SANTOS PINTO
Licenciada em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Colabora com as “Oficinas de Sexualidade, cuidado de si e do/a outro/a”, vinculadas ao Programa Permanecer da UFBA. Desenvolve uma abordagem terapêutica em Tantra e Sexualidade, Interesses de estudo: corpo e sexualidade.