Capa do livro: Educação profissional e tecnológica no contexto da contrarreforma: <br> Concepções, experiências e dinâmicas investigativas

Educação profissional e tecnológica no contexto da contrarreforma:
Concepções, experiências e dinâmicas investigativas

Autores: Adão Caron Cambraia - Marcos José Andrighetto - Taniamara Vizzotto Chaves

Esta obra reúne “[...] quatorze textos, escritos por pesquisadores ligados à REGEPT, tratando de temas fundamentais ao debate sobre EPT no Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, relatando seus estudos e pesquisas, escolhas quanto aos aportes teóricos e metodológicos, registrando e consolidando um acervo de conhecimentos produzidos. Uma diversidade de temáticas na unidade que é o desafiador objetivo de construir pesquisa em Rede. Por ser desafiador também é humano e tornado possível com base na contribuição e dedicação de cada uma e cada um. Ao mesmo tempo, potencializam-se a Rede, os pesquisadores e, sobretudo, a causa comum: a Educação Profissional e Tecnológica como política voltada à educação de trabalhadoras e trabalhadores. Meu desejo, renovadamente alimentado, é ver a REGEPT ampliando seus espaços e tempos de produção coletiva, congregando cada vez mais colegas pesquisadores nesse objetivo comum”.
Liliana Soares Ferreira
Líder do Kairós

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4885-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4881-6
DOI: 10.24824/978652514885.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • A ATUALIDADE DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE GRAMSCI E A PRESENTE CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO - 17
  • DEMOCRACIA ENFRAQUECIDA: impactos das contrarreformas neoliberais no currículo integrado - 35
  • O CURRÍCULO INTEGRADO E A NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DO MECANICISMO E DO POSITIVISMO - 55
  • UMA CRÍTICA À CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PRESENTE NA BNCC A PARTIR DA MISSÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - 71
  • UMA ANÁLISE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO A PARTIR DA RESOLUÇÃO 1/2021 DO CNE/CP - 95
  • AVANÇO OU RETROCESSO? IMPACTOS QUE A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO TRAZ PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 115
  • A PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA COMPETÊNCIAS NO NOVO ENSINO MÉDIO: reflexões sobre o teor das competências específicas do ponto de vista da pedagogia transmedia storytelling - 127
  • QUEM CHEGA AO NOVO ENSINO MÉDIO? O PONTO DE VISTA DOS JOVENS EM TRANSIÇÃO - 139
  • IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 157
  • EJA E EJA EPT NA ATUAL CONJUNTURA: disputas, embates e perspectivas - 179
  • SENTIDOS DE TECNOLOGIA NOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAIS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NA RELAÇÃO COM O “NOVO ENSINO MÉDIO” - 197
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRS CAMPUS ERECHIM: registro de algumas vivências na implantação do ensino médio integrado - 219
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EPTNM: uma análise sob a ótica das resoluções vigentes - 237
  • A TRAJETÓRIA DO CURSO NORMAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DA MULHER: conquistas e desafios - 251
  • INDICE REMISSIVO - 273
ADÃO CARON CAMBRAIA

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, doutor em Educação nas Ciências.

ADRIANA TOSO KEMP

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, doutora em Educação nas Ciências.

ANA SARA CASTAMAN

Doutora em Educação, professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

ANDRÉIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre.

CAROLINE SILVA FERREIRA

Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação e Tecnologia (PPGEdu). Instituto Federal Sul-rio-grandense.

CATIÚCIA KLUG SCHNEIDER

Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Instituto Federal Sul-rio-grandense.

CRISTHIANNY BENTO BARREIRO

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Instituto Federal Sul-rio-grandense.

DANIELA FÁTIMA MARIANI MORES

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Erechim. Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS).

ELISANE ORTIZ DE TUNES

Doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Instituto Federal Sul-rio-grandense.

GISELDA MESCH FERREIRA DA SILVA

Doutoranda em Educação pelo PPGE, da UFSM. Mestre em educação, Orientadora Educacional de turmas de EJA-EF, da rede municipal de ensino do município de Uruguaiana.

JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA

Doutor em Educação, professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

JULIANA CARLA GIROTTO

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada (URI). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – campus Erechim. Membro do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS) e do Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas (UPF).

LEANDRO LAMPE

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM).

LILIANA SOARES FERREIRA

Doutora em Educação, Mestra em Educação nas Ciências, professora titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Líder do Kairós – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas.

LUCIA MARTINS GIRAFFA

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências da Computação pela UFRGS e Pós-Doutora pela Universidade do Texas. Professora titular da Escola Politécnica/Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

LUCIANE AMARAL CORRÊA MÜNCH

Professora da Escola Nacional de Formação de Magistrados. Doutora em Direito pela Universidade de Genebra, professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola Nacional de Formação de Magistrados.

LUCÍLIA MACHADO

Socióloga, mestre e doutora em educação, pós-doutora em sociologia do trabalho, professora titular aposentada da UFMG, professora visitante do ProfEPT-IFRS.

MÁRCIA AMARAL CORRÊA UGHINI VILLARROEL

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.

MARCOS JOSÉ ANDRIGHETTO

Doutorando em Educação (PPGE/UFSM), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT/CTISM), Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Santo Augusto.

MARIA AUGUSTA MARTIARENA

Doutora em Educação, professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANÇA

Doutora em Antropologia Social, professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO

Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, doutora em Genética e Biologia Molecular.

MARIGLEI SEVERO MARASCHIN

Pedagoga, especialista em Gestão, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação CE/UFSM e de Pós-Graduação em Educação Profissional CTISM-UFSM. Líder do Grupo TransformAção – Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional.

MARLOVA ELIZABETE BALKE

Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada (URI). Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Líder do Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Cidadania (IFRS) – campus Erechim.

NEILA PEDROTTI DRABACH

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, doutora em Educação.

RENAN SILVEIRO ROSA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFRS – campus Porto Alegre e professor da rede municipal de Alvorada.

RICARDO ANTÔNIO RODRIGUES

Professor do Instituto Federal Farroupilha e Pós-doutor em Filosofia.

ROZILENE VIZZOTTO

Licenciada em Filosofia; Licenciada em Letras: Português/Literatura; Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio; Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

SHIRLEY BERNARDES WINTER

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (UFSM).

SIMONE ROSANELLI DULLIUS

Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFRS – Campus Porto Alegre. Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Informática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Professora da Rede Municipal de Porto Alegre.

TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES

Licenciada em Física; Mestre e Doutora em Educação, Docente de EBPTT e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.

VANESSA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI

Pedagoga, Mestre em Educação nas Ciências; Doutora em Educação nas Ciências, Docente de EBPTT e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.