Capa do livro: O ENSINO DE HISTÓRIA E A AMAZÔNIA EM SUAS MÚLTIPLAS TEMPORALIDADES

O ENSINO DE HISTÓRIA E A AMAZÔNIA EM SUAS MÚLTIPLAS TEMPORALIDADES

Autores: Heraldo Márcio Galvão Júnior - Anna Carolina de Abreu Coelho - Laércio Rocha de Sena

O Ensino de História e a Amazônia em suas múltiplas temporalidades. Uma coletânea composta de quinze capítulos, articulados por historiadores envolvidos no II Simpósio Internacional de História e V Semana de História do IETV. Organizado e realizado pelo colegiado de História da UNIFEESPA (campus Xinguara), oportuno encontro entre pesquisadores amazônicos e oriundos de universidades nacionais e internacionais. O conjunto de historiadores que o público leitor terá a oportunidade de conhecer, abrindo as páginas desta coletânea, entregou capítulos que abarcam distintos objetos de pesquisa, mas que se relacionam:  as abordagens giram em torno da “nova” história indígena; da história e cultura afro-brasileira e, por extensão, de um estudo sobre os mais de dez anos da Lei nº 11.645/08. Por outro ângulo, cogitações sobre a relação dialógica entre História e Literatura, nesse contexto, o mote do Modernismo e da Antropofagia, assim como o protagonismo feminino na conjuntura desses eventos socioculturais e políticos. Outrossim, a importância da obra de Bruno de Menezes para a construção de uma determinada história patrimonial e para o ensino de História. A coletânea contempla também as intempéries do ensino de História no contexto da pandemia de covid-19.  Assim, esta obra assume o compromisso de trazer a lume reflexões sobre a História e o Ensino de História, através dos mais diversos objetos de interesse.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4526-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-4524-2
DOI: 10.24824/978652514526.6
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO  - 9
  • LAS FRONTERAS INVISIBLES: indígenas, africanos y misioneros en el bajo Amazonas - 11 
  • A AMAZÔNIA NA VISÃO DE DALCÍDIO JURANDIR  - 29
  • ATUAÇÃO DOS OMÁGUA NA DISPUTA PELA FRONTEIRA NOROESTE AMAZÔNICA (FINAL DO SÉCULO XVII)  - 47
  • APROPRIAÇÃO DE UM LEVANTE: a Revolta dos Malês de 1835 e os ecos que ouviram de manifestações de escravizados vindos de ilhas caribenhas de 1791-1804 em seu presente  - 57
  • AMAZÔNIA NEGRA: fotografia pública e memória nas fotografias de Sérgio Carvalho - 65
  • LITERATURA DE VIAGEM E MODERNISMO: Raul Bopp leitor de Ignácio Moura - 79
  • UMA MULHER SEM SOBRENOME: as contribuições de “Eneida” para o movimento antropofágico da região amazônica  - 89
  • POVOS INDÍGENAS E POLÍTICA DE OCUPAÇÃO E COLONIZAÇÃO EM GOIÁS (SÉC. XIX) - 101
  • RELATOS DE UMA REALIDADE IMAGINÁRIA: da literatura presente na revista de instrução pública primária paranaense (1891-1895) - 115
  • A HISTÓRIA DO POVO APINAJÉ  - 125
  • OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL – A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA  - 139
  • ENSINO REMOTO – OS DESAFIOS DE SE ENSINAR HISTÓRIA NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19, NA CIDADE DE XINGUARA-PA (2019-2022) - 149
  • ENCONTROS ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE: educação, diversidade e a “nova” história indígena no âmbito da Lei nº 11.645/08  - 159
  • COMO A LITERATURA DE BRUNO DE MENEZES PODE CONTRIBUIR COM O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DAS RELAÇÕES RACIAIS (1920 – 1930) - 167 
  • REFLEXÕES SOBRE O VER-O-PESO E O ENSINO DE HISTÓRIA NA TRAJETÓRIA DE BRUNO DE MENEZES: 1920 – 1930 - 175
  • ÍNDICE REMISSIVO  - 185
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES  - 189
HERALDO MÁRCIO GALVÃO JÚNIOR
É Professor da Faculdade de História (FHT), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) do Instituto de Estudos do Trópico Úmido e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) do Instituto de Ciências Humanas da UNIFESSPA. Doutor em História pela UFPA, título obtido na condição de bolsista da CAPES, com estágio doutoral junto à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS / Paris), por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Coordena o laboratório intitulado Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Literatura e Arte (GEPHLA).

ANNA CAROLINA DE ABREU COELHO
É Professora da Faculdade de História (FHT), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) do Instituto de Estudos do Trópico Úmido e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) do Instituto de Ciências Humanas da UNIFESSPA. Graduada, Mestre e Doutora em História pela UFPA, lidera o grupo de pesquisa História, Memória e Natureza na Amazônia (HIMeNA) com enfoque na orientação de atividades de pesquisa sobre a memória e a política no estudo das cidades desta região. É pesquisadora da Cátedra João Lúcio de Azevedo (Universidade Federal do Pará e Instituto Camões).

LAÉCIO ROCHA DE SENA
Graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Unifesspa, e Doutorado em História Social da Amazônia pela UFPA. É Professor Adjunto da Faculdade de História da Unifesspa, campus de Xinguara. Desenvolve pesquisa sobre história indígena e do indigenismo na Amazônia no século XIX, mais precisamente no vale do Araguaia-Tocantins.