Capa do livro: Polos de inclusão e acesso à informação: <br> Uma experiência em duas comunidades cariocas

Polos de inclusão e acesso à informação:
Uma experiência em duas comunidades cariocas

Autores: Alencar, Maria Simone de Menezes – Silveira, Naira Christofoletti (Orgs.)

Esta publicação apresenta o trabalho desenvolvido no contexto do projeto de extensão intitulado “Polo de inclusão e acesso à informação digital”, que teve como compromisso apoiar a comunidade, incentivando e promovendo a integração entre o conhecimento adquirido por intermédio de cursos de inclusão digital. As suas ações estavam relacionadas ao fomento de políticas públicas para democratização do acesso à internet a pessoas em situação de vulnerabilidade social, proporcionando capacitação e a possibilidade de integrar a sociedade civil e serviços do poder público. Este projeto buscou enfrentar as dificuldades de uso das tecnologias de informação e comunicação, permitindo a ampliação do acesso ao saber e o desenvolvimento tecnológico e social do país. Apresentar publicamente os resultados de um trabalho de pesquisa é também uma maneira de reiterar o compromisso da instituição pública brasileira com a criação de uma sociedade engajada em promover o bem-estar de todos, sem exceção. Sendo assim, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) entrega à sociedade mais uma produção acadêmica comprometida com a solução de problemas sociais contemporâneos, como é a questão da inclusão digital.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 0 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4902-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4899-1
DOI: 10.24824/978652514902.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 116
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • OS POLOS DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL: breve introdução - 11
  • TECNOLOGIA, INCLUSÃO DIGITAL E POLÍTICAS PÚBLICAS COMO ELEMENTOS DA CIDADANIA - 15
  • BIBLIOTECAS NO INSTAGRAM: percursos de mediação da leitura e da informação em tempos de covid-19 - 31
  • PRÁTICA INFORMACIONAL DE IDOSOS EM MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS - 55
  • PERFIL E CONTEXTUALIZAÇÃO DOS POLOS - 83
  • INTEGRAÇÃO E USO DOS POLOS - 95
  • ÍNDICE REMISSIVO - 111
  • SOBRE OS AUTORES - 113
MARIA SIMONE DE MENEZES ALENCAR

Professora adjunta da UNIRIO, doutora na área de Gestão e Inovação Tecnológica pela Escola de Química da UFRJ, realizou pesquisas durante o doutorado no Finland Future Research Center, no âmbito da Rede SELF-RULE (Strategic European and Latin-American Foresight for Research and University Learning Exchange). Tem mestrado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT, mestrado em Engenharia Química pela USP e graduação em Engenharia Química pela UFRRJ. Professora permanente do Doutorado em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) da UNIRIO.

NAIRA CHRISTOFOLETTI SILVEIRA

Professora Associada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH/UNIRIO) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em cooperação Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

ALBERTO CALIL ELIAS JUNIOR

Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO). Doutor em Ciências Sociais (UERJ).

ELLEN FERNANDA DA SILVA COSTA

Graduada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

GABRIELA FALCÃO KLEIN

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisadora no projeto “MemoCAp: uma história social do CAp-UFRJ”, vinculado ao Colégio Brasileiro de Altos Estudos (UFRJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

MARIANNA ZATTAR

Doutora e mestra em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Inteligência Competitiva e Gestão Estratégica da Informação pelo SENAC-RJ. Graduada em Biblioteconomia e Documentação na Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG).

MAYLTA BRANDÃO DOS ANJOS

Professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ.