Capa do livro: O ensino remoto na formação de professores/as

O ensino remoto na formação de professores/as

Autores: Silva, Virgínia Renata Vilar da – Bona, Viviane de

Isolados/as e privados/as da interação humana essencial, lidando com a doença e suas consequências devastadoras, bem como lutando para subsistir. A pandemia da covid-19 trouxe transformações drásticas para toda a sociedade. Os/as estudantes, por exemplo, enfrentaram muitas dificuldades, como a falta de motivação e concentração para os estudos em seus ambientes familiares: navegaram por um modelo pedagógico contingente, pouco planejado e relativamente improvisado. Se o ensino remoto emergencial teve sua justificativa e mérito por manter a “chama” da educação acesa em tempos tão incertos, conectando estudantes e professores com suas instituições, também teve seus desafios. É na voz de seus protagonistas, especialmente pedagogos/as em formação, que vamos encontrar o retrato da vivência desse momento marcado pela incerteza e pela “solidão conectada” do isolamento social. Entre a luta pelo acesso a recursos tecnológicos adequados — marcada pela nefasta desigualdade socioeconômica — e a ambientes e metodologias propícias ao aprendizado significativo, o panorama traçado neste livro também é um relato de coragem e de resiliência, condições tão necessárias para as futuras professoras e professores de nosso país.

Marcelo Sabbatini - UFPE



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 0 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4774-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-4775-8
DOI: 10.24824/978652514774.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO ESTAMOS EM PANDEMIA! E AGORA? COMO SERÁ NOSSA FORMAÇÃO? - 21
  • CAPÍTULO 1 CONTEMPORANEIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS E TECNOLOGIAS - 25
  • CAPÍTULO 2 ATRAVESSAMENTO PANDÊMICO: Ensino Remoto e suas práxis - 39
  • CAPÍTULO 3 QUEM NOS GUIA? A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COMO LENTE INVESTIGATIVA - 47
  • CAPÍTULO 4 O QUE TÊM A DIZER PEDAGOGOS/AS EM FORMAÇÃO DURANTE A PANDEMIA? - 65
  • CAPÍTULO 5 O QUE SABEMOS ATÉ AGORA? TECENDO CONSIDERAÇÕES FINAIS - 99
  • REFERÊNCIAS - 103
  • ÍNDICE REMISSIVO - 119
VIRGÍNIA RENATA VILAR DA SILVA
Pedagoga e Psicopedagoga. Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora da Rede Pública Municipal de Ensino. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/UFPE/CNPq. Extensionista do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos – LIPLEI/UFPE.

VIVIANE DE BONA
Pedagoga e Doutora em Educação. Professora do Centro de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinar em Formação Humana, Representações e Identidades – GEPIFHRI/UFPE/CNPq. Coordenadora do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos – LIPLEI/UFPE.