Capa do livro: A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores: Anelise Auler Hartmann

São inegáveis os avanços que a Educação Infantil tem alcançado nas últimas décadas, especialmente visíveis nas concepções e orientações presentes nos documentos norteadores das políticas para essa etapa da Educação Básica. Dentre esses avanços, destaca-se o reconhecimento da criança como um sujeito social de direitos, que deve ser protagonista de seu desenvolvimento, em interlocução com seus pares, com os adultos e com o ambiente. A escola é, por excelência, um espaço de socialização onde os sujeitos interagem dialogicamente e se inserem nas formas da cultura, palco central para que a criança possa protagonizar seus processos de aprendizagem e constituir-se socialmente. Nessa direção, este livro investiga a relação entre documentação pedagógica, reflexão e qualificação docente na Educação Infantil, a partir da questão: Quais são as possibilidades de a prática da documentação pedagógica ser utilizada como estratégia de reflexão e desenvolvimento profissional docente? Esta análise, espera-se, estende a possibilidade de questionar pressupostos naturalizados na prática pedagógica, ampliando possibilidades de pensar sobre as condições de qualificação do profissional da Educação Infantil.

Impresso
de R$ 53,30 por
R$ 41,00
Digital
de R$ 48,00 por
R$ 30,75

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4115-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-4116-9
DOI: 10.24824/978652514115.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • CAPÍTULO 1 SOBRE A PESQUISA: questões introdutórias - 13
  • CAPÍTULO 2 DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA - 25
  • CAPÍTULO 3 CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE - 55
  • CAPÍTULO 4 DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 89
  • CAPÍTULO 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS - 107
  • REFERÊNCIAS - 115
  • ÍNDICE REMISSIVO - 127
ANELISE AULER HARTMANN
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo/UPF. Especialização em Gestão e Psicopedagogia com Ênfase em Dificuldades de Aprendizagem pela Associação Catarinense de Ensino, Faculdade de Educação de Joinville. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Passo Fundo/UPF. Professora.