Capa do livro: ESTIMULANDO A INTELIGÊNCIA DAS CRIANÇAS <br> História de práticas para o desenvolvimento infantil e para formação de professores em educação especial

ESTIMULANDO A INTELIGÊNCIA DAS CRIANÇAS
História de práticas para o desenvolvimento infantil e para formação de professores em educação especial

Autores: Laênia Martins Petersen

Tenho a satisfação em apresentar aos colegas, psicólogos e professores, bem como o público acadêmico, esta obra composta por estudos da minha dissertação de mestrado intitulada “Ortopedia mental”: contribuições de Helena Antipoff para educação especial.
Contempla estudos das práticas inovadoras para a educação implementadas no período da reforma 1930-1935 de ensino em Minas Gerais por Antipoff e seus colaboradores. Como parte fundamental do trabalho foi proposto a estimulação da inteligência das crianças através da ortopedia mental — técnica elaborada por Alfred Binet também criador da escala métrica de desenvolvimento infantil. Tratava-se de um conjunto de exercícios voltados para estimular e promover o desenvolvimento e a organização de capacidades intelectuais nas crianças, como atenção, memória, percepção e outras.
A técnica era composta de orientações aos professores, que deveriam elaborar atividades capazes de despertar o interesse das crianças e desenvolver, ao mesmo tempo, suas faculdades mentais.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4726-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-4727-7
DOI: 10.24824/978652514726.0
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • A REFORMA FRANCISCO CAMPOS E A ATUAÇÃO DE HELENA ANTIPOFF NA ORGANIZAÇÃO DAS CLASSES HOMOGÊNEAS - 19
  • É POSSÍVEL EDUCAR A CRIANÇA DEFICIENTE OU ANORMAL? - 37
  • A CRIANÇA ANORMAL NO SÉCULO XX E A ORTOPEDIA MENTAL PROPOSTA POR HELENA ANTIPOFF - 57
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 99
  • REFERÊNCIAS - 103
  • APÊNDICE - 107
  • ÍNDICE REMISSIVO - 109
LAÊNIA MARTINS PETERSEN
Psicóloga, docente do curso de psicologia e supervisora de estágios psicossociais em instituições educativas. Graduada em psicologia pela Pontifícia Católica de Minas Gerais, com Formação em Reabilitação Neuropsicológica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em educação pela Faculdade de educação FaE/UFMG com estágio de pesquisa em Paris e Rouen/França.