Capa do livro: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM RESPOSTAS DE ANSIEDADE E MEDO <br> Aspectos teóricos, pesquisas e prática em contextos aplicados

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM RESPOSTAS DE ANSIEDADE E MEDO
Aspectos teóricos, pesquisas e prática em contextos aplicados

Autores: Iran Johnathan Silva Oliveira

O método científico, o senso comum e a religião são instâncias que produzem o conhecimento e as três descrevem sobre nosso estado emocional, em especial a ansiedade e o medo. O fato é que todas sabem o que são esses estados emocionais, até precisarem definir. A partir daí, ninguém mais sabe.
Por isso a importância de descrever os termos, um diferencial valorizado em várias abordagens para a ciência, sendo fundamental para a análise do comportamento. Qualquer que seja a área de estudo, é necessária uma descrição do fenômeno estudado.
O termo ansiedade pode se referir a fenômenos bem distintos, tanto em relação aos estados internos do organismo humano quanto aos eventos do ambiente que produzem as condições corporais sentidas. É empregado para sinalizar uma relação do indivíduo com estimulação aversiva, caracterizado por apreensão, pela impossibilidade de prever ou controlar os eventos que estão por vir. Envolve espera.
O medo, por outro lado, é uma resposta emocional imediata de uma situação perigosa atual ou de suposição de perigo, caracterizada por tendências de ações escapistas.

Impresso
de R$ 79,30 por
R$ 61,00
Digital
de R$ 71,00 por
R$ 45,75

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4559-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4556-3
DOI: 10.24824/978652514559.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • CAPÍTULO 1 AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NAS INABILIDADES SOCIAIS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM UNIVERSITÁRIO - 15
  • CAPÍTULO 2 AVALIAÇÃO FUNCIONAL DAS RESPOSTAS EMOCIONAIS DE PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE - 41
  • CAPÍTULO 3 AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DO MEDO DE ESTUDANTES PARA FALAR EM PÚBLICO - 113
  • CAPÍTULO 4 MEDO DE DIRIGIR: um estudo do comportamento de mulheres que obtiveram Carteira Nacional de Habilitação - 165
  • ÍNDICE REMISSIVO - 207
  • SOBRE O ORGANIZADOR E AUTORES - 211
IRAN JOHNATHAN SILVA OLIVEIRA
Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO, 2007) e Especialização em Criminologia e Ciências Criminais pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense – ESMAT (2016). Mestre em Psicologia, em Processos Clínicos pela PUC-GO (2010). Doutor em Psicologia com ênfase na análise do comportamento aplicada pela PUC-GO (2022). Autor do livro Síndrome de Down – Modificando comportamentos, juntamente com a Dra. Ilma A. Goulart de Souza Britto. Supervisor de estágios na clínica comportamental. Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso na graduação e na pós-graduação lato sensu. Professor ligado ao curso de Psicologia da ULBRA/Palmas e do curso de Medicina da UNIRG, ministrando disciplinas de psicopatologia, inteligência emocional, análise do comportamento e formação humana. Sócio proprietário do Instituto de Ciência, Comportamento e Tecnologias de Ensino (ICC.TECH) e psicólogo clínico atuando no desenvolvimento pessoal, nos comportamentos humanos mais complexos, como transtornos de ansiedade e do estresse, em respostas de dor, comportamento suicida e negociação de conflitos. Sócio pleno da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr).

ANA BEATRIZ DUPRÉ SILVA
Doutora em Ciências do Comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2012). Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002). Especialista em Análise do Comportamento voltada para o Autismo e outras Neurodivergências pelo IBAC (2021). Especialista em Avaliação Psicológica pelo IPOG (2020). Formação em Terapia Comportamental pelo Instituto São Paulo de Análise do Comportamento (2000). Licenciada em Psicologia e Psicóloga pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1997 e 1998) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (1988). Analista do Comportamento Acreditada pela ABPMC (12/2018). Professora da ULBRA Palmas, trabalhando com Análise do Comportamento em vários contextos. Atua como psicóloga clínica em consultório particular e no Tribunal de Justiça do Tocantins. Perita em avaliação psicológica no TJTO entre 2016-2021).

ANA MARIA LISBOA CESARINO DE PAULA
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (1979). Graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Goiás (1980) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica. Leciona a disciplina de Bramatologia.

DAEDY GONÇALVES OLIVEIRA
Psicóloga. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas – (CEULP/ULBRA, 2020), Especialista em Psicologia do Trânsito pela Faculdade Unyleya (2021) e Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação (2022). Aprimorada em comportamento no trânsito e avaliação psicológica em pessoas que atuam no trânsito pela Vetor Editora.

ILMA A. GOULART DE SOUZA BRITTO
Psicóloga. Professora titular, pesquisadora e orientadora dos programas de graduação e pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – Goiás). As orientações de mestrado, doutorado e pós-doutorado são desenvolvidas com o uso dos princípios e métodos da Análise do Comportamento Aplicada ao que é definido como Transtornos Mentais dentro da cultura clínica tradicional. Possui livros, capítulos de livros e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, nas versões impressas e eletrônicas, avaliadas pelos conceitos Qualis/CAPES A e B. É sócia da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) e sócia plena da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBr).

LARISSA QUEIROZ AZEVEDO DE AQUINO
Doutoranda em Psicologia pela PUC – Goiás. Mestra em Psicologia pela PUC – Goiás. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela FACIMAB. Graduada em Psicologia pelo Universidade de Gurupi – UNIRG. Atualmente é docente efetiva da Universidade de Gurupi – UNIRG, onde já coordenou o curso de Psicologia entre os anos de 2017 a 2021, orientando em linhas de pesquisas relacionadas às questões comportamentais, sociais, ambientais e organizacionais desde 2011. Atua como psicóloga clínica desde o ano de 2011, com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada e Psicopatologia Clínica. É responsável técnica por uma clínica multiprofissional privada em Gurupi-TO desde 2017. Atua ainda, ministrando palestras e assessorando empresas locais na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.

LORENA DIAS DE MENEZES
Psicóloga na Clínica Desenvolver. Supervisora da Intervenção Precoce em casos de atrasos de neurodesenvolvimento. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada. Especialista em Desenvolvimento Humano. Pós-Graduanda em Neuropsicopedagogia e em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo e deficiência intelectual.

VILKER NASCIMENTO BEZERRA DE AQUINO
Doutorando em Psicologia pela PUC-GO. É mestre em psicologia pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com ênfase em psicopatologia clínica com a utilização da Análise do Comportamento Aplicada (ABA). É psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (Campus Gurupi). Graduado em Psicologia pela Universidade de Gurupi – UNIRG. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá-PA. Cursou até o último semestre do curso de Filosofia e une as duas ciências buscando bons resultados científicos e profissionais. Atua principalmente nas áreas de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, Análise do comportamento aplicada, Autismo, Neurodesenvolvimento, Comportamentos Ansiosos e Fóbicos, Psicoterapia Comportamental e Pesquisa.