Capa do livro: ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR<br> VOLUME 4<br> Coleção Ciência Aberta - Volume 24

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
VOLUME 4
Coleção Ciência Aberta - Volume 24

Autores: Sérgio Nunes de Jesus (Coordenador) - Ana Christina de Sousa Damasceno - Elizângela Ataíde de Souza - Jorge Luís de Freitas Lima - Nara Dantas de Azevêdo (Organizadores)

O processo de formação continuada no território brasileiro a cada dia se reinventa e se conecta nas milhares de escolas que convivem diretamente com as metodologias e nuances dos processos formativos. A cada discussão teórica, aprimoramos e refletimos sobre como essa prática interfere diretamente no processo de ensino e de aprendizagem, contribuindo para a formação de cidadãos/ãs críticos/as e que são capazes de mudar a realidade em que vivem. A formação dos/as professores no Brasil é hoje regida por estudos, documentos e programas que visam o aperfeiçoamento da prática e a reflexão da teoria. A 4ª edição da Coletânea Almanaque de Formação Continuada do Professor nos apresenta estudos e pesquisas realizados em espaços educativos e acadêmicos que ampliam a visão da necessária prática de formação docente para o amplo trabalho da aprendizagem significativa proposta por nossos/as docentes pesquisadores. Partindo da leitura da obra, que ora entregamos aos professores, almejamos que todos e todas estejam inteiramente abertos/as para a construção do seu conhecimento, em todas as áreas de atuação na educação brasileira, ao tempo que recomendamos a leitura crítica e reflexiva das pesquisas como forma de mediação e desenvolvimento de habilidades e competências docentes, bem como para o processo de conectar-se com a pesquisa atual de sua área, ampliando horizontes do saber teórico/prático e das discussões pertinentes ao processo educativo.

Parnaíba-PI, 14 de abril de 2023
Profa. Ana Christina de Sousa Damasceno

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4470-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-4467-2
DOI: 10.24824/978652514470.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ALMANAQUE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR<br> VOLUME 4<br> Coleção Ciência Aberta - Volume 24
ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO
É Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU/2011) e em Letras/Português (UESPI/2012). É especialista em Educação Infantil (UESPI/2016); Gestão Municipal de Educação (UFPI/2016); Formação de Professores em EaD (FAESPA/2021); Psicopedagogia e Clínica (Instituto Dexter/2022); e em Linguagens, suas tecnologias e mundo do trabalho (UFPI/2023). É mestre em Letras (UESPI/2016). Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Pesquisadora nos Grupos de Pesquisas Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia – PDA/CNPq-IFRO e também no Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos – GREPET. Bolsista Capes/ CNPq através do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Participa dos Grupos de estudos: GEALF (UESPI) e GETE (UNICAP/UPE/UESPI). Professora Efetiva da SEMEC/Caxingó, PI. Professora do Curso de Pedagogia na FAESPA onde atua na coordenação do Curso de Pedagogia, no Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas e na Equipe Multidisciplinar do Curso de Pedagogia em EaD. É formadora regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (SEDUC/PI).

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA
Professora no Governo do Estado de Rondônia. Possui licenciatura em Letras/Português e suas respectivas literaturas (UNIR). Pós-Graduanda em Linguística e Análise do Discurso (Líbano) e pós-graduanda em MBA Comunicação e Marketing (USP). Especialista em Mídias na Educação (UNIR) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia – PDA, CNPq-IFRO.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia – PDA, CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – CNPq-UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – CNPq-UFAM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Benjamin Constant – AM. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e de processos socioculturais em região de fronteira. Coordenador de Pesquisa sobre a inclusão de alunos indígenas pela linguagem (Edital HUMANITAS/FAPEAM) Co-autor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Participa como organizador e autor do Almanaque de formação Continuada do Professor (vol. I, II) e como organizador no vol. III, com o quarto volume em produção e como organizador na obra Educação Direto ao Assunto – nossas mazelas e nossas esperanças(2022) e na obra Qual é o Problema das Gramática Normativas? (2022). Autor de capítulos nas obras Transbordando Fronteiras: lenguages desde el entrelugar, resistência y pluralidade em los Brasiles (2020). Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo (2021) e na obra Ensino de Graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas (2021). Organizador e autor da obra Vivências PIBID: atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant – AM (2021).

NARA DANTAS DE AZEVÊDO
Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade, UNEB- Campus VI, Caetité-BA, Especialista em Língua, Linguística e Literaturas – FACIBA – Bahia. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFBA-Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional – UNEB – BA. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Coautora da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Coautora da obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Participa como organizadora e autora do Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I. Participa como organizadora do Almanaque de Formação Continuada do Professor (Vol. II e III). Faz parte do Grupo de Pesquisa PDA-IFRO-CNPq. Licenciada em Letras Inglês/Português – UNEB, Campus VI. Licenciada em Letras – Espanhol/Português – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão de Marketing – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP do Sertão Produtivo) Caetité, BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE-13

ÁGATA DOS SANTO GABRIEL
Discente do Curso Técnico em Agroecologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal-IFRO.

AMANDA PEDROSO DE BARROS
Discente do Curso Técnico em Agroecologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal-IFRO.

ANA CHRISTINA DE SOUSA DAMASCENO
É Licenciada em Pedagogia (FAP/UNINASSAU/2011) e em Letras/Português (UESPI/2012). É especialista em Educação Infantil (UESPI/2016); Gestão Municipal de Educação (UFPI/2016); Formação de Professores em EaD (FAESPA/2021); Psicopedagogia e Clínica (Instituto Dexter/2022); e em Linguagens, suas tecnologias e mundo do trabalho (UFPI/2023). É mestre em Letras (UESPI/2016). Doutoranda em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP). Pesquisadora nos Grupos de Pesquisas Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia – PDA/CNPq-IFRO e também no Grupo de Pesquisa em Inovação de Recursos Didáticos, Produtos Educacionais e Tecnológicos – GREPET. Bolsista Capes/ CNPq através do Programa de Doutorado em Ciências da Linguagem da UNICAP. Participa dos Grupos de estudos: GEALF (UESPI) e GETE (UNICAP/UPE/UESPI). Professora Efetiva da SEMEC/Caxingó, PI. Professora do Curso de Pedagogia na FAESPA onde atua na coordenação do Curso de Pedagogia, no Grupo de Estudos Formação Docente e Práticas Pedagógicas e na Equipe Multidisciplinar do Curso de Pedagogia em EaD. É formadora regional do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (SEDUC/PI).

BÁRBARA PEDROSO DE BARROS
Discente do Curso Técnico em Agroecologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal-IFRO.

BENEDITO GOMES BEZERRA
É graduado em Letras (1996) e especialista em Descrição da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2001) e doutor em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). É professor da Universidade de Pernambuco (UPE), onde coordena o Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, e professor da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). Integra, atualmente, o Conselho Gestor do PROFLETRAS. Tem desenvolvido pesquisas em Análise de Gêneros desde o mestrado, com ênfase em gêneros acadêmicos e digitais e na relação entre letramentos acadêmicos e gêneros. Além disso, tem se dedicado a estudar as teorias internacionais sobre gênero e sua recepção no Brasil.

CELSO FERRAREZI JUNIOR
Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989). Mestrado e Doutorado em Linguística – Semântica (1997/1998) e pós-doutorados (2005/2016) também na área de Semântica. É autor de 50 livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas. Escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atua como consultor de diversas instituições e tem publicações científicas no Brasil e no exterior. É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem.

CLAUDINÉIA APARECIDA BERTÓCHI
Graduada em Letras-Português e Literatura pela UNESC - Cacoal/RO. Graduada Letras-Inglês pela Faveni/PR. Pós-Graduada em Ciências da Educação - Linguística/Cáceres-MT e Pós-Graduada e História pela Claretiano Batatais/PR. Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia – PDA, CNPq-IFRO, campus Cacoal (atua na linha de pesquisa Literatura e Sociedade).

DANDARA OLIVEIRA SEBASTIÃO
Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, campus Colorado do Oeste. Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

DANIELE OLIVEIRA DINIZ
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento e Gestão Escolar. Pós-Graduanda em Psicopedagogia e Educação Especial. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (UNIFAL). Professora de Educação Especial na Educação Básica na Rede Municipal de Botelhos.

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA
Professora no Governo do Estado de Rondônia. Possui licenciatura em Letras/Português e suas respectivas literaturas (UNIR). Pós-Graduanda em Linguística e Análise do Discurso (Líbano) e pós-graduanda em MBA Comunicação e Marcketing (USP). Especialista em Mídias na Educação (UNIR) e em Metodologia e Didática do Ensino Superior (UNESC). Faz parte do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia – PDA, CNPq-IFRO.

FERNANDA GIRON MOREIRA
Acadêmica do curso Letras em Português/Inglês pela União das Escolas Superiores de Cacoal (UNESC). Técnica em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal). Estudou Língua Inglesa na Escola de Idiomas Wizard (Cacoal-RO).

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia – PDA, CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – CNPq-UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – CNPq-UFAM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Benjamin Constant – AM. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e de processos socioculturais em região de fronteira. Coautor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Participa como organizador e autor do Almanaque de formação Continuada do Professor (vol. I e II) com terceiro volume em produção e como organizador na obra Educação Direto ao Assunto – nossas mazelas e nossas esperanças (2022). Autor de capítulos nas obras Transbordando Fronteiras: lenguages desde el entrelugar, resistência y pluralidade em los Brasiles (2020). Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo (2021) e na obra Ensino de Graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas (2021). Organizador e autor da obra Vivências PIBID: atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant – AM (2021).

JUMARA CARLA AZEVEDO RAMOS CARVALHO
Doutoranda em Desenvolvimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES-MG). Mestre em História Social (UNIMONTES-MG). É graduada em História (UNEB-BA) e em Educação Física (UNOPAR polo Caetité). Especialização em Práticas Docentes Interdisciplinares; Gestão do Trabalho Pedagógico; Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação – na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias e em Filosofia Contemporânea. Professora das redes municipal e estadual em Caetité, BA. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa “Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces.

JUSSARA DOS SANTOS MASALSKAS
Discente do Curso Técnico em Agroecologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal-IFRO.

MARCIA ANTONIA DE SOUZA CARVALHO
Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Licenciatura em Letras – Português-Inglês (UNICAP). Especialista em Metodologia do Ensino em áreas de conhecimentos específicos (UFRPE). Possui graduação em Secretariado pela (UFPE). Atualmente exerce a função de coordenadora pedagógica – Secretaria de Educação de Pernambuco.

MARIANA CASSIMIRO ESTEVES
Discente do Curso Técnico em Agroecologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal-IFRO.

NARA DANTAS DE AZEVÊDO
Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade, UNEB- Campus VI, Caetité-BA, Especialista em Língua, Linguística e Literaturas – FACIBA – Bahia. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFBA-Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional – UNEB – BA. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Coautora da obra Gramática – compreender & comunicar (2020). Coautora da obra Figuras e Tropos em Contextos Sociais (2022). Participa como organizadora e autora do Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I. Participa como organizadora do Almanaque de Formação Continuada do Professor (Vol. II e III). Faz parte do Grupo de Pesquisa PDA-IFRO-CNPq. Licenciada em Letras Inglês/Português – UNEB, Campus VI. Licenciada em Letras – Espanhol/Português – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão de Marketing – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP do Sertão Produtivo) Caetité, BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE-13).

PEDRO HENRIQUE CARDOSO ROLIM
Discente do Curso Técnico em Agroecologia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Cacoal-IFRO.

REGINALDO CONCEIÇÃO DA SILVA
Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia pela Universidade Estadual do Maranhão/Universidade Federal de Minas Gerais. Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VI, Caetité. Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade, pela UNEB, Campus VI. Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela União das Escolas Superiores de Cacoal – UNESC, Rondônia. Professor da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, lotado no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga – CESTB, Amazonas. Onde, é Membro do “Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia”. Coordenador do projeto Projeto Redes de Valor na Amazônia (PROVALOR): fortalecimento do mapeamento do extrativismo da Amazônia e dos laboratórios de cartografia, da FAPEAM. Pesquisador do Laboratório Nova Cartografia Social: Processos de Territorialização, Identidades Coletivas e Movimentos Sociais e Coordenador do Núcleo de Cartografia Social da Amazônia UEACSTB e UFAM – PPGAS. Pesquisador do Núcleo de Estudos Socioambientais da Amazônia – NESAM, na linha de pesquisa: CULTURAS, RELIGIÃO E REPRESENTAÇÕES SOCIOESPACIAIS. Membro do GEPCULTURA/UNIR – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Modos de Vida e Populações Amazônicas – RO. Tem experiência na área de Educação, Nova Cartografia Social da Amazônia, Povos Extrativistas, Cadeias de Valor, Povos de Terreiro e demais Povos Tradicionais da Amazônia. Bolsista Produtividade pela Universidade do Estado do Amazonas.

RENATA FONSECA LIMA DA FONTE
Possui Pós-Doutorado (2017) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2011). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (2003) e formação pedagógica em Letras (2022) pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Atualmente é professora e pesquisadora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, atuando nos seguintes temas: multimodalidade, aquisição e transtornos da linguagem, interação, atenção conjunta, cegueira, autismo e tecnologia digital.

SÉRGIO NUNES DE JESUS
Pós-Doutor em Ciências da Educação (UFLO 2015). Doutor em Ciências da Educação (UTIC 2010). Mestre em Linguística (UNIR 2008). Graduado em Letras Português-Inglês (UNEB 1997). Cursa doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP 2021-2023). Professor Efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO, campus Cacoal 2010). Foi professor visitante na York University (YU), Toronto-Canadá (2019) e na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL PPGE – GPLin 2022). Da Associação Brasileira dos Professores Negros (ABPN); Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (ALED Brasil); Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Afiliado aos Grupos de pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas (UNIFAL-CNPq); Discurso, Sujeito e Sociedade (UNICAP-CNPq); Língua(gem), Cultura e Sociedade (IFRO-CNPq). Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia (IFRO-CNPq); Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem, Educação, Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador associado nos projetos PAINTER e HUMANITAS, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, FAPEAM 2020-2024) e no Projeto Semântica Descritiva, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL 2020-2024). Autor, coautor, coordenador nas obras Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende; Gramática: compreender e comunicar; Figuras e tropos em contextos sociais; Análise do Discurso Francesa: afinidades epistêmicas franco-brasileiras, v. 1 e 2; Pilares da teoria dialógica do discurso (a obra de Valentin Volóchinov); e também, Qual é o problema das gramáticas normativas? Pesquisador, escritor, músico e poeta.

ZORAIDE PORTELA SILVA
Doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); Mestre Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente é professora Assistente no Departamento de Ciências Humanas-DCH/VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas em Língua Portuguesa, especialmente a brasileira e a africana. Pesquisadora na área de literaturas africanas de língua portuguesa com ênfase em Angola, orienta-se pelas linhas de pesquisa: Literatura Comparada, literatura e sociedade; literatura e ensino (com consonância com as Leis 10.639/03 e 11.645/08). Atualmente privilegia enfoques críticos sobre o comparativismo entre Angola e Moçambique (Séculos XX e XXI); Relações entre Cultura e Literatura afro-brasileira; relações entre memória e guerra; escrita, identidade e alteridade.