Capa do livro: AMAZÔNIA <BR> olhares para a Educação e o Ensino <br> Coleção Série Vidas <br> Volume 3

AMAZÔNIA
olhares para a Educação e o Ensino
Coleção Série Vidas
Volume 3

Autores: Rosineide da Silva Bentes - Cláudia Laurido Figueira

Ao refletir sobre suas vivências, professores, pesquisadores, alunos e pedagogos constroem uma fotografia interessante de aspectos importantes da educação e do ensino no mundo amazônico fora das capitais e de suas consolidadas universidades. O foco se dá em uma área do Estado do Amazonas onde atua a Universidade Federal do Amazonas – UFAM e, principalmente, no Oeste do Pará, onde Santarém, uma cidade de médio porte, ocupa uma posição de polo educacional. Esta cidade possui uma considerável rede de ensino fundamental e médio, com grandes colégios públicos e privados de boa qualidade; uma universidade estadual, uma universidade federal e três universidades privadas de tamanho médio a grande, que ofertam uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação, além de residências médicas e multiprofissionais. Com isso, a cidade atrai profissionais de todo o Brasil e estudantes da região do Baixo Amazonas e Tapajós. Em especial, os cursos de graduação, pós-graduação e residências médicas e multiprofissionais da área da saúde da UEPA atraem estudantes também da capital e de outras áreas do Pará e de todo o Brasil.

Impresso
de R$ 125,17 por
R$ 96,28
Digital
de R$ 104,00 por
R$ 72,21

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4248-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-4247-0
DOI: 10.24824/978652514248.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 402
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AMAZÔNIA <BR> olhares para a Educação e o Ensino <br> Coleção Série Vidas <br> Volume 3
CLÁUDIA LAURIDO FIGUEIRA
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú, graduação em Pedagogia (UFPA) e mestre em História Social (PUC/SP). Atualmente é efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Pará e atua como professora colaboradora do PARFOR pela UFOPA. Atuou como professora assistente do Centro Universitário Luterano de Santarém e coordenou o Curso de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, Teoria da História, História Afro-brasileira, Estágio Supervisionado em História e História do Brasil. É membro efetivo da Associação Nacional de História e associada do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós.

ROSINEIDE DA SILVA BENTES
Possui Ph.D. em História Social/Política Social (1998) – London School of Economic and Political Sciences – LSE, Universidade de Londres/Inglaterra. Mestrado interdisciplinar em Planejamento Internacional do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), graduação em Serviço Social (UFPA). Por dez anos (1993-2003), residiu, quer estudando, quer trabalhando no exterior: na Inglaterra (Londres), na Escócia (Edinburgo e Glasgow), e nos EUA (São Francisco, Davis, Santa Cruz e Milwaukee). Formação nas terapias holísticas Reiki I, II e III e Cura Quântica. Experiência de mais de 30 anos em pesquisa interdisciplinar sobre a Amazônia brasileira. Lecionou em três universidades norte-americanas (Departamentos de História, Estudos Ambientais e Casa Latina) e várias universidades brasileiras. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Pará – UEPA. Foi líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde Coletiva – GEPEMASC (2008-2019). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Socioambiental na Amazônia – GEPEMAZON e Coordenadora da linha de pesquisa “Ambiente, Bem-Estar e Qualidade de Vida na Amazônia”. Organizadora da Coleção Série Vidas.

WHISNEY LUIZ PEREIRA MESSIAS
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Pós-Graduação em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Pará. Atualmente trabalha na Escola Estadual de Ensino Médio Frei Constâncio e no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – SINTEP.

MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO RODRIGUES CHAVES
Professora Titular do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Política Científica e Tecnológica – UNICAMP/CIRED, Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia – Grupo Interação.

NARA MACIEL FALCÃO LIMA
Doutora em Processos Socioculturais na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta desde 2006 do Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) da Universidade Federal do Amazonas, membro dos Grupos de Pesquisa Linguística: Análise do Discurso e Interdisciplinaridades, Pesquisa, Educação e Cuidado de Enfermagem no Contexto Amazônico e Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia – Grupo Inter-Ação.

JOÃO MARCELO RODRIGUES CHAVES
Mestrando em Letras, Professor de Língua e Literatura Inglesa da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Membro do Grupo de Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia (Grupo Inter-Ação).

CAROLINA CASSIA BATISTA SANTOS
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas-SP (Unicamp), professora adjunta do Departamento de Serviço Social da UFAM e docente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS). Vice-líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Trabalho, Educação e Discriminação – TEDis da UnB e do Grupo Interdisciplinar de Estudos Socioambientais e de Desenvolvimento de Tecnologias Sociais na Amazônia – Inter-Ação.

AMADEU DE FARIAS CAVALCANTE JUNIOR
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1999). Defendeu tese de doutorado no início de 2009 pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPA, onde também fez o mestrado (2004), ambos na área de concentração em Sociologia. Foi Bolsista da Capes e CNPq em ambos os cursos. Sua área de pesquisa foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa em “Violência e Não-Violência nos Processos Sociais”, na área da sociologia jurídica e ciência política. Foi bolsista de pós-doutoramento pelo PRODOC/Capes, vinculado ao programa de pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFPA) em 2009. Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Oeste do Pará, na área de Sociologia Jurídica. Pesquisa atualmente os conflitos e violências socioambientais na Amazônia.

NELCILENE DA SILVA PALHANO CAVALCANTE
Possui graduação em Pedagogia pela UFPA (1998). Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela UFAM (2006). Doutorado em Educação pela UNICAMP (2016). Atualmente é professora Adjunta da UFOPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, Meio Ambiente, Currículo, Educação, Escola.

PEDRO TEODÓSIO DOS SANTOS PINHEIRO DA PAIXÃO
Graduando em licenciatura em Ciências Biológicas, participou de programas PIBID, PEEX e atualmente no PIBIC.

MARCOS MOURA GENTIL
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, pedagogo, especialista em Gestão de Recursos Humanos (IESPES). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (Universidade Cândido Mendes). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Institucional, acadêmica, regulação do Ensino Superior, Gestão Escolar. Atualmente é assessor educacional da Secretaria Municipal de Educação de Santarém. Faz parte da Comissão Municipal de implantação de Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental de Santarém – Pará.

AUXILIADOR JAIRO DE SOUSA
Doutorado em Letras (Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica – PUCRS, Mestre em Letras pela Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, especialista em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Tem Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Professor de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, nas redes municipais de Altamira e Vitória do Xingu. Pesquisador nos temas: Narrativas orais amazônicas; Leitura como o espaço de formação de professores; Leitura e Escrita na Educação Básica; História do Português Amazônico; Cibercultura e Ensino-Aprendizagem de Língua Materna através do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Variação Linguística. Escritor membro perpétuo da Academia Altamirense de Letras.

JAIRO OLIVEIRA MIRANDA
Mestrando em Letras – PROFLETRAS/UFOPA. Possui especialização em Marketing pelo Instituo Esperança de Ensino Superior – IESPES, graduação em Licenciatura em Letras-Inglês pela UFPA e graduação em Licenciatura em Letras Português pela UFPA. Atualmente é professor titular do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA/PA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Língua Materna e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-aprendizagem de línguas e Tradução de textos acadêmicos.

DIEGO MARINHO DE GOIS
Doutor em Educação. Professor da UFOPA/ICED/Curso de História.

TÂNIA MARIA FIGUEIREDO BRAGA GARCIA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Pedagogia Habilitação Supervisão Escolar pela UFPR, mestrado em Educação pela USP e doutorado em Educação pela USP. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Paraná. É líder do Grupo Didática, práticas escolares e publicações didáticas (CNPq), que tem projetos financiados e bolsas de pesquisa de diferentes agências de fomento. Coordena o Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas/UFPRA (www.nppd.ufpr.br) cujas atividades incluem o estudo, a avaliação e a produção de materiais e manuais didáticos destinados a alunos e a professores. É pesquisadora e membro diretor da International Association for Research on Textbooks and Educational Media (IARTEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática e práticas escolares, materiais e manuais didáticos, formação de professores, educação histórica. Dedica-se também à temática da pesquisa educacional, investigando abordagens para o estudo do cotidiano escolar. Editora Adjunta da Educar em Revista, UFPR (2011-2013). É coeditora do IARTEM e Journal desde setembro de 2013.

PETRÔNIO LAURO TEIXEIRA POTIGUAR JUNIOR
Antropólogo, docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA); doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA; mestre em Agriculturas Amazônicas (UFPA, 2008), na Linha temática Antropologia Rural; pós-graduado em Docência do Ensino Superior; foi membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Meio Ambiente e Saúde Coletiva – GEPEMASC. Há seis anos desenvolve e orienta pesquisa em Saúde Indígena. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia Saúde Coletiva, Antropologia Saúde Indígena, Antropologia dos povos afrodescendentes, etnomusicologia; pescadores; metodologia do trabalho científico; movimentos sociais e educação; turismo de base comunitária; Antropologia do Turismo e Planejamento.

ANA CELY DE SOUSA COELHO
Mestra em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (UFOPA), especialista em Psicologia Educacional (UEPA), graduada em Ciências Biológicas (Biologia) (UFPA). Docente do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (UEPA), docente da rede básica de ensino da Prefeitura Municipal de Santarém (PA) na Escola Irmã Dorothy Mae Stang.

ENILDA SANTOS DE SOUSA
Possui Ensino Médio pela Escola Aluísio Lopes Martins (1997). Atualmente é Docente da Escola Irmã Doroth Mae Stang. Tem experiência na área de Letras.

RAIMUNDO MARCIO PINTO DE JESUS
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras/Língua Portuguesa (UFPA), especialização em Lingua Portuguesa em uma abordagem textual (UFPA) e em Mediação de Conflitos (Universidade Unyleya/DF). É professor da rede estadual de Educação, no componente curricular Língua Portuguesa.

OLGACI NOGUEIRA GUALBERTO
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pelo Centro Luterano de Santarém, especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Atualmente é professora – Secretaria de Educação do Estado do Pará, atuando na educação indígena. Tem experiência na área de ensino de História.

ALENILSON ANTONIO MOTA RIBEIRO
Possui graduação em Licenciatura Específica em História pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú e graduação em Pedagogia (UFPA). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de História e Geografia na Educação Básica pelo IBPEX – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Atualmente está cursando especialização em Ensino de História e da Cultura Afro-Brasileira no IBPEX.