Capa do livro: A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO <br> EM DISPUTA A FORMAÇÃO DOS JOVENS E A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
EM DISPUTA A FORMAÇÃO DOS JOVENS E A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA

Autores: SIMONE SANDRI

A relação público-privado no contexto do Ensino Médio, a partir do imbricamento entre o Programa Ensino Médio Inovador e o Projeto Jovem de Futuro, é a temática desenvolvida nesta obra que tem como recorte analítico as concepções de formação humana e de gestão escolar, resultantes desse imbricamento. As problemáticas que atravessam este livro são as seguintes: Quais as formas/conteúdos que o Programa Ensino Médio Inovador assume, em decorrência desse imbricamento? Que concepções e práticas formativas e de gestão resultam da relação público-privado que caracteriza esse imbricamento? Em decorrência dessas questões, a obra considera alguns conceitos gramscianos, como a ideia de hegemonia, para analisar a interferência do setor privado na formação dos jovens e na gestão da escola pública. Uma das conclusões do estudo é de que o setor privado procura a condição pública relacionada ao Estado stricto sensu, a política pública, para produzir e enaltecer a cultura do empresariado brasileiro como consensual. Para tanto, desenvolve formas-conteúdos, sob a perspectiva privada, de formação humana e de gestão escolar com a finalidade de disseminar um processo educacional meritocrático, excludente e de cunho gerencial, buscando fortalecer sua direção política como grupo social ao promover consenso social em torno dela.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4280-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-4277-7
DOI: 10.24824/978652514280.7
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO <br> EM DISPUTA A FORMAÇÃO DOS JOVENS E A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA
SIMONE SANDRI
Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da UNIOESTE, campus de Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES). Atua no campo de pesquisa de Políticas Educacionais com ênfase em Políticas Curriculares para a Educação Básica: Política Curricular e Gestão Educacional/Escolar; Política Curricular e Avaliação em Larga Escala; Público-Privado na Educação.