Capa do livro: INVESTIGAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE RELAÇÃO AO SABER NAS AMÉRICAS <br>  (INVESTIGACIONES SOBRE LA NOCIÓN DE RELACIÓN AL SABER EN LAS AMÉRICAS)

INVESTIGAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE RELAÇÃO AO SABER NAS AMÉRICAS
(INVESTIGACIONES SOBRE LA NOCIÓN DE RELACIÓN AL SABER EN LAS AMÉRICAS)

Autores: Dilson Cavalcanti - Soledad Vercellino - Constantin Xypas

A edição do livro Investigações sobre a noção de relação ao saber na América do Sul foi pensada no marco da celebração dos 60 anos das primeiras utilizações do sintagma “rapport au savoir” na literatura científica francesa. O livro reuniu pesquisadores de diversos países, constituindo um panorama geral da difusão dessa noção na América do Sul.
O livro é constituído por 16 capítulos, sendo metade escrita por pesquisadores brasileiros em língua portuguesa e metade escrita por pesquisadores da Argentina, do Uruguai e da Colômbia em língua espanhola. Contribuíram com esta obra 10 pesquisadores e 16 pesquisadoras de diversas universidades distribuídas na vasta geografia latino-americana.
Esta é uma obra escrita em dois idiomas (espanhol e português) que, na multiplicidade de interesses investigativos, influências teóricas, estratégias metodológicas, inscrições territoriais e institucionais, conclui em um ponto de encontro: a utilização da noção de relação ao saber. É nesse sintagma, noção, ideia ou paradigma, em sua rica amplitude, que cada pesquisador, com suas diferentes problemáticas de estudo, coloca em ação suas vozes e encontra diálogo com outras tantas, criando um cenário de multiplicidade de pontos de vista autônomos, mas que são harmônicos e articuláveis.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4241-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4240-1
DOI: 10.24824/978652514241.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 288
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INVESTIGAÇÕES SOBRE A NOÇÃO DE RELAÇÃO AO SABER NAS AMÉRICAS <br>  (INVESTIGACIONES SOBRE LA NOCIÓN DE RELACIÓN AL SABER EN LAS AMÉRICAS)
ADRIANA ALVES NOVAIS SOUZA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da rede estadual de Educação de Sergipe. Membro do grupo de pesquisa EDUCON.

ADRIANO FERREIRA NOBRE
Instituto de Educação Física e Esportes – Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Iniciação Científica – Universidade Federal do Ceará/Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes.

ANA MARÍA FERNÁNDEZ CARABALLO
Prof. Tit. Instituto Psicología Clínica, Facultad de Psicología y Prof. Tit. Departamento de Enseñanza y Aprendizaje, FHCE. Doctora por la Universidad Complutense de Madrid, magíster en Psicología y Educación y licenciada en Psicología (Facultad de Psicología, Udelar), licenciada en Lingüística (FHCE, Udelar). Especialización en Clínica psicoanalítica con niños (Universidad de Buenos Aires) y en Psicoanálisis (Hospital Torcuato de Alvear, Argentina). Miembro del SNI de la ANII. Dirige la línea de investigación «Infancias, pedagogías, arte y saberes psi en el Uruguay», Centro de Investigación Clínica en Psicología. Psicoanalista,
miembro de la École Lacanienne de Psychanalyse.

ANA ZAVALA
Profesora de Historia y de Didáctica de Historia en Uruguay. Profesorado en Historia (IPA), Licenciatura en Historia (FHCE-UDELAR), Maestría en Didáctica (UBA). Autora de numerosos artículos y libros referidos a la enseñanza de la Historia.

ANDREA CECILIA MORENO
Pedagoga, Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce, MG, Brasil. Atualmente integra a equipe pedagógica do Grupo Educacional FAVENI, na cidade de Caratinga (MG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em juventudes. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar em Educação, Saúde e Direitos (NIESD/UNIVALE).

ANDREIA DOS ANJOS BASTOS
Doutoranda em Ciências da Educação (Universidade de Coimbra). Mestre em Educação, Ciências e Matemática (UFPE, 2022).  Especialista em EaD e Novas Tecnologias Educacionais (UNICESUMAR,2020). Licenciada em Pedagogia (FAFICA, 1982). Integrante do NUPERES (Núcleo de Estudo e Pesquisa da Relação ao Saber). Docente na formação inicial e continuada de professores.

BEATRIZ EDITH PEDRANZANI
Profesora Titular Exclusiva de Didáctica y Currículum en la Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional de San Luis. Es Especialista en Didáctica de la Universidad Nacional de Buenos Aires. Es investigadora categorizada en el Programa de Incentivos Ministerios de Educación de la Nación. Ha sido Secretaria de Planeamiento UNSL y ha participado en diversas actividades de gestión. Cuenta con numerosas publicaciones sobre temáticas de su especialidad.  

CINTIA APARECIDA ATAIDE
Doutoranda em Educação (Universidade Federal de Sergipe). Mestre em Ciências da Saúde (UFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão em EAD (UFF). Bacharel em Psicologia (UFES) e Licenciada em Ciências Biológicas (UFS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCOM) e Pesquisadora do NUPITA (Núcleo de Estudo, Extensão e Pesquisa em Inclusão Educacional e Tecnologia Assistiva).

CLAUDIA BROITMAN
Maestra de escuela primaria, Licenciada en Ciencias de la Educación (UBA) y Doctora en Ciencias de la Educación (UNLP). Profesora titular de Didáctica de la Matemática en la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata. Directora del posgrado “Especialización en Enseñanza de las Matemáticas. Coordinadora del equipo de Matemática de la Dirección de Primaria de la Provincia de Buenos Aires. Autora de numerosos materiales curriculares, artículos científicos y libros para docentes y alumnos. Participó y coordinó proyectos curriculares y equipos de formación docente en diversos ministerios de educación de Argentina y en otras instituciones educativas de América latina.

CYNTIA EMANUELLE SOUZA LIMA
Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membros do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes.

EANES DOS SANTOS CORREIA
Licenciado em Educação Física e Pedagogia, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Docente da Faculdade do Nordeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq.

ELDA M. MONETTI
Doctora en Educación (UBA). Licenciada y profesora en Ciencias de la Educación (UBA), Profesora para la Enseñanza Primaria. Magister (UBA), Especialista en Investigación Científica (UNER). Profesora regular asociada de Didáctica General y Asesora Pedagógica de la Universidad Nacional del Sur. Directora de proyectos de investigación (PGI – UNS) vinculados a la educación universitaria. Autora de diversas publicaciones y libros. Coordinadora de redes interuniversitarias relacionadas con la docencia universitaria.

EMMANUELLE CYNTHIA DA SILVA FERREIRA
Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes.

LIANA LIMA ROCHA
Faculdade de Ciências da Educação – Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes.

LUCIANA VENÂNCIO
Pós-Doutora em Educação. Professora Adjunta no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (ProEF/Polo UFC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS).

LUIZ SANCHES NETO
Pós-Doutor em Educação. Professor Adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado Profissional em Educação Física Escolar (ProEF/Polo UFC). Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes (GEPEFERS).

MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE SOUZA
Pedagoga, Dr.ª em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, docente do Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território, Universidade Vale do Rio Doce, MG, Brasil. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON/ UFS); Núcleo Interdisciplinar Educação Saúde e Direitos (NIESD/UNIVALE).

MARÍA GUADALUPE GARCÍA
Doctoranda en Educación del Programa Específico para la formación de Investigadores en investigación Narrativa, Autobiográfica y Biográfica en Educación de la Universidad Nacional de Rosario. CONEAU RES. N° 12.1060/16. Especialista en Educación Superior. Licenciada  en Ciencias de la Educación. Profesora de la carrera de Educación Inicial en la Universidad Nacional de San Luis e Institutos de Educación Superior de Formación Docente. Integrante del equipo del proyecto de investigación Educación y Subjetividad: Las prácticas, el currículum, los saberes y los vínculos en la producción de subjetividad. PROICO 4-1518. Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de San Luis, Argentina. 

MARÍA JOSÉ PORTA
Profesora y Licenciada en Ciencias de la Educación. Docente auxiliar en el espacio curricular "Didáctica y Currículum" para las carreras de Prof. y Lic. en Ciencias de la Educación en la Facultad de Ciencias Humanas – Universidad Nacional de San Luis. Investigadora en temáticas vinculadas con: la formación docente, Didáctica y Currículum, los saberes docentes, educación secundaria, entre otras.

MARÍA VICTORIA ALZATE PIEDRAHITA
Licenciada en Educación preescolar. Universidad Fundación Monserrate. Bogotá-Colombia. Maestría en educación especial. Universidad San Buenaventura. Cali-Colombia. Diploma de Estudios Avanzados en Psicodidáctica de la Universidad del País Vasco-España. Doctora en educación de la Universidad de Valladolid-España  Profesora em la Universidad Tecnológica de Pereira-Colombia. Facultad de Ciencias de la Educación. Maestría en Infancia.

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS
Doutora em Educação para a Ciência (UNESP, 2009). Mestre em Educação (UEL, 2004). Mestre em Matemática (UEL, 1989). Bacharela em Matemática (UEL, 1983). Licenciada em Matemática (UEL, 1982). Docente Permanente do PPG em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Docente Permanente do PPG  em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP).

MIGUEL ÁNGEL GÓMEZ MENDOZA
Diploma en Filosofía-Historia, Universidad “Babe?-Bolyai”. Cluj-Napoca. Maestría en Ciencias Sociales por la Universidad de Burdeos III-Francia. Estudios de maestría en Filosofía- Universidad Javeriana-Bogotá-Colombia. Doctorado en historia por la Universidad Sorbona Nueva, Paris, Francia. Profesor em la Universidad Tecnológica de Pereira-Colombia. Facultad de Ciencias de la Educación. Maestría en Infancia.

OTONIEL CARNEIRO FERNANDES
Faculdade de Ciências da Educação – Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes.

ROSEMEIRE REIS
Pesquisadora Produtividade CNPq (PQ). Doutora em Educação pela USP. Professora e pesquisadora do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Coordena o Grupo "Juventudes, Culturas e Formação" (GPEJUV-UFAL). Participa, como pesquisadora associada, do “Centro de Pesquisa EXPERICE”, pela Universidade Sorbonne Paris Nord e integra a “Rede de Pesquisa sobre a Relação com o saber” (REPERES).

SERGIO DE MELLO ARRUDA
Doutor em Educação (USP, 2001). Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994). Bacharel em Física (USP, 1976). Docente Permanente do PPG em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL). Docente Permanente do PPG em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP). Docente Colaborador do PPG em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR).

VELEIDA ANAHÍ DA SILVA
Licenciada em Ensino de Ciências e Matemática, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Docente Titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq.

VIVIANA MANCOVSKY
Licenciada en Ciencias de la Educación. Doctora en Ciencias de la Educación por l’Université Paris X (Nanterre) y por la Universidad de Buenos Aires. Profesora de la Universidad Nacional de San Martín y de la Universidad Nacional de Lanús. 

WILDMA MESQUITA SILVA
Administradora, Pedagoga. Mestre em Gestão Integrada do Território pela Universidade Vale do Rio Doce, MG, Brasil. Pedagoga e Design Educacional do Núcleo de Educação a Distância da UNIVALE Seus estudos concentram-se no âmbito da Educação, com o foco no Ensino Superior. Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (NIESD/UNIVALE).

WILLDSON ROBSON SILVA DO NASCIMENTO
Licenciado em Física, Mestre e Doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Bauru. Docente do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade – EDUCON/UFS/CNPq.

YAN CAPUA CHARLOT
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-graduado (lato sensu) em Direito Tributário e Bacharel em Direito, ambos pela Universidade Tiradentes. Licenciando em Pedagogia – Centro Universitário Claretiano.