Capa do livro: CEGUEIRA, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA<br>a perspectiva da psicanálise

CEGUEIRA, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
a perspectiva da psicanálise

Autores: Eliana Maria Ormelezi

Eliana Maria Ormelezi nos oferece, neste livro – fruto de sua tese de doutorado –, a alegria de sua leitura, principalmente para os profissionais que têm contato com o mundo da cegueira na infância e sentem o desejo de conhecer e compreender como se constitui a subjetividade em uma criança que acessa o mundo por diferentes percepções e requer respostas e acompanhamento adequados desde o início de sua vida.
A bibliografia sobre cegueira infantil é escassa, ainda mais na perspectiva psicanalítica. Por isso, o enfoque proposto a partir deste novo olhar, e que nos ajuda a pensar e a encontrar respostas, é um presente.
Na análise da observação participativa de três crianças cegas congênitas e das entrevistas com suas mães, a autora nos conduz com maestria aos primórdios da vida e às dificuldades que encontraram na relação mãe-filho com reflexos para suas existências.
Uma obra extremamente inteligente e interessante, única em sua abordagem, que fará o leitor adentrar um mundo novo e apaixonante, e que o levará a pensar sobre quando as percepções são resultado das possibilidades que cada um tem de descobrir o mundo a partir de suas habilidades ou deficiências e sobre o lastro emocional que as relações humanas produzem nos primeiros anos de vida.

Prof.ª Dr.ª Mercè Leonhardt Gallego
Professora colaboradora na Universidade de Madri, na Universidade Central e Autônoma de Barcelona e nas Universidades de Salamanca, Santiago de Compostela, País Basco, Málaga, Granada, Varsóvia, Paris, Birmingham, Lima, Arequipa, Piura, Trujillo, Bogotá.
Consultora em Atenção precoce a crianças cegas e com baixa visão em toda a Espanha, Peru, Bolívia, Ucrânia, Curgistão e Índia.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4338-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-4339-2
DOI: 10.24824/978652514338.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 308
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

CEGUEIRA, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA<br>a perspectiva da psicanálise
ELIANA MARIA ORMELEZI
É psicóloga pela PUC-SP. É Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP, com formação também em Psicanálise e Psicopedagogia. Atua na Educação Especial – na área da deficiência visual e dos transtornos globais do desenvolvimento – desde 1978, em escolas e centros especializados; e na Educação Inclusiva, desde 1996, como membro da equipe técnica e gestora da Laramara: Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com   Deficiência Visual. É membro do ICEVI (International Counsil for Education of People with Visual Impairment). É consultora, supervisora e docente em cursos de pós-graduação nesta área de estudo e pesquisa. É autora, coautora e organizadora de várias publicações, dentre elas, Os caminhos da aquisição do conhecimento e a cegueira: do universo do corpo ao universo simbólico (Brazil Publishing, 2020); A deficiência visual associada à deficiência múltipla e o atendimento educacional especializado (Laramara, 2010); O aprender interrompido: impasses na constituição da subjetividade. In: MASINI, E. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos (Vetor, 2008).