Capa do livro: ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA <br> reflexões, propostas didáticas e (inter)ações <br> Coleção Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica <br> Volume 1

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
reflexões, propostas didáticas e (inter)ações
Coleção Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica
Volume 1

Autores: Fani Miranda Tabak - Juliana Bertucci Barbosa - Maria Eunice Barbosa Vidal (Organizadoras)

Essas propostas marcadas pela inovação, pela criatividade, pela reflexão, criticidade, pela pesquisa e também pelo lúdico, nesta obra, além de nos levarem a conhecer um pouco do que se tem produzido no âmbito do Profletras, incentivam seus leitores, especialmente os professores – ou futuros professores – que atuam ou atuarão na Educação Básica na área de ensino de língua portuguesa, a implementarem as propostas didáticas que ora são apresentadas, fazendo as adaptações às suas realidades sempre que possível e necessário.

Talita de Cássia Marine
(autora do Prefácio)




Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 0 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4238-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-4235-7
DOI: 10.24824/978652514238.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA <br> reflexões, propostas didáticas e (inter)ações <br> Coleção Ensino de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica <br> Volume 1
ORGANIZADORAS
FANI MIRANDA TABAK
Doutora em Estudos Literários pela Unesp de Araraquara. Realizou pós-doutorado na University of Nottingham (Unino), Grã-Bretanha, com bolsa Capes. É Professora Associada da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com pesquisa em estudos de narrativa poética e historiografia, modernidade e estudos de gênero. Nos últimos anos vem se dedicando à pesquisas que envolvem a abordagem da educação literária para a formação de jovens leitores e a reavaliação dos métodos e conteúdo do ensino literário na escola básica.

JULIANA BERTUCCI BARBOSA
Pesquisadora produtividade CNPq PQ2. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação da Unesp/Araraquara. Pós-Doutorado junto ao programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP – Campus de Araraquara com bolsa PNPD/Capes. Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuando nos cursos de graduação em Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Foi coordenadora do Profletras/UFTM (gestão 2014-2017 e 2017-2019). É líder do grupo de pesquisa em Estudos Variacionistas (Gevar), diretório do CNPq. Coordenadora do Subprojeto na área de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica/Capes na UFTM (11/2022-04/2024). É também professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp/Araraquara.

MARIA EUNICE BARBOSA VIDAL
Doutora e mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Atualmente, é professora adjunta dos Cursos de Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi coordenadora de área do Subprojeto Língua Portuguesa PIBID-UFTM/Capes. Também é docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras). Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Morfossintaxe da Língua Portuguesa e Ensino de leitura/escrita.

AUTORES /COLABORADORES
ACIR MÁRIO KARWOSKI
Doutor em Letras – Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua nas áreas de letras e educação numa visão transdisciplinar dos temas Multiletramentos e Gêneros textuais digitais; História regional da leitura; Políticas de formação de leitores e de professores; História da Universidade no Brasil (Reuni inovação curricular, universidade criativa, gestão universitária). Pesquisador do LABELFE – Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita (UFTM). Docente do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Docente permanente e membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e do programa Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras. Avaliador de cursos do INEP/MEC.

ANA PAULA DE JESUS SILVA
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Letras pela Universidade de Ribeirão Preto e em Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Especialista em Teorias Linguísticas e Ensino pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Araraquara). Atua na rede pública e privada de ensino e estadual como professora de língua portuguesa.

BRUNA CAROLINA ALVES
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora da rede pública estadual de Joinville, Santa Catarina na E.E.B. Plácido Olímpio de Oliveira.

DAIANA LOMBARDI DE CUBA
Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp – Araraquara. Mestra em Letras pelo Profletras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neuropedagogia pelo Centro Universitário Amparense. Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba – Uniube. Graduada em Educação Musical pela Universidade Metropolitana de Santos – Unimes. Participa do Grupo de Estudos Variacionistas (Gevar). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) na rede pública de Uberaba, nas escolas Leandro Antônio de Vito. Preceptora do Subprojeto na área de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica/Capes na UFTM (11/2022-04/2024).

DÉBORA RIBEIRO CEOLIN RODRIGUES
Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada em Letras (Português/ Inglês) – Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Especialização em Linguística Aplicada pela Uniube (Universidade de Uberaba). Atua como professora de Língua Portuguesa para o 7º do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino e de Língua Inglesa, do Ensino Fundamental ao Médio, na rede estadual.

ERILMA DE LIMAS
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem especialização em Língua Portuguesa, Escrita e Oratória pela Universidade Cândido Mendes, Brasil (2016). É professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Lauro Fontoura, Uberaba, MG, Brasil

FABIANA BRAGANÇA DA SILVA OLIVEIRA
Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui graduação em Letras – Português e Inglês pela Universidade de Uberaba. Atualmente, é professora de Educação Básica da Escola Municipal Joubert de Carvalho em Uberaba-MG. Foi contemplada com o título de professor destaque por relevantes serviços prestados à Educação no Município de Uberaba em 2018.

FABIANA MOREIRA CARDOSO
Mestra em Letras pelo Profletras na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com ênfase em estudos literários. Graduada em Letras – Português e Inglês pela UFTM. Atualmente é docente de língua portuguesa no ensino fundamental no estado de Minas Gerais, na cidade de Uberaba.

FRANCIELE POIANO BERGAMIN
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp – Araraquara. Possui graduação em Licenciatura plena em Letras – Português/Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (2013). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade do Sagrado Coração (2016) e graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2018). Atualmente, é professora de língua portuguesa da Preve Lençoense de Ensino e Educação LTDA e professora de redação do Colégio São José. É integrante do Grupo de Estudos Variacionistas (Gevar).

JANICE VALENTINO MAGALHÃES LANA
Graduada em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos. Especialização pela Faculdade Internacional Signorelli (2015) em Língua e Literatura Portuguesas. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca (2016). Especialização em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade de Educação São Luís (2016). Graduada em Artes Visuais (2020) pelo Centro Universitário ETEP. Atualmente, é professora da Educação Básica – Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.  

JOSEANE APARECIDA DA SILVA LOPES DE ALMEIDA
Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com bolsa pela Capes. Atua como professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Dona Anita Costa, na cidade de Olímpia, SP.

JOYCE CRISTINE BONADIO DE OLIVEIRA
Mestranda pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atua como professora de Língua portuguesa na Escola Municipal Professor Giuseppe Carnimeo e no ensino privado – Colégio Plus.

LARISSA GALDIANO DA SILVA MARRA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Unesp – Araraquara, bolsista CNPq. Tem graduação em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Foi bolsista Pibic/FAPEMIG, com pesquisa voltada à Sociolinguística e ênfase nos estudos das crenças e atitudes linguísticas (2016-2019). É integrante do Grupo de Estudos Variacionistas (Gevar).

PÂMELLA ALVES
Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, bolsista Capes (2016). Graduação em Letras, com habilitação em Espanhol, pela Universidade de Franca (2009) e em Pedagogia (Unifran – 2021). É integrante do Grupo de Estudos Variacionistas (Gevar). Na Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo, é docente de Língua Portuguesa e Literaturas no Programa de Ensino Integral – Escola Jerônimo Barbosa Sandoval. Atuou no Proatec (Projeto de Apoio à Tecnologia e Inovação) e no Senai – Franca foi professora de Comunicação Oral e Escrita nos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnicos.

PATRÍCIA MIRELE DE CAMPOS NETTO
Mestra em Letras pelo Profletras da UFTM, com bolsa da Capes. É integrante do Grupo de Estudos Variacionistas (Gevar). Atua como professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal Coronel Quito Junqueira, no Ensino Fundamental, em Igarapava-SP e na Escola Estadual Ivan Mattar Soukef em Delta-MG, no Ensino Médio.

POLYANA FLÁVIO DE OLIVEIRA
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), na área de em estudos literários. Atualmente, é professora da rede Municipal de Frutal, Minas Gerais.

SANDRA LEITE MARTINS
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade de Brasília. Atualmente, atua como professora do Ensino Fundamental I, Ensino Especial, professora de Sala de Recursos e Professora/ tutora na modalidade EaD.

TANIA APARECIDA PEREIRA REI
Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com bolsa da Capes. Atualmente é professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Francisco Gomes, em Cravinho, SP.