Capa do livro: FORMAÇÃO DE DOCENTES INTERDISCIPLINARES

FORMAÇÃO DE DOCENTES INTERDISCIPLINARES

Autores: Ivani Catarina Arantes Fazenda - Nali Rosa Silva Ferreira (org)

livro impresso
de R$ 55,89 por
livro digital
de R$ 55,89 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Investir na formação de professores tem sido uma das mais desafiadoras alternativas para os atuais impasses da educação brasileira.  A formação interdisciplinar de docentes constitui passo fundamental nas conexões pela decodificação dos problemas educacionais e imperativo para melhor qualificar a prática pedagógica. Nessa perspectiva, o livro Formação de Docentes Interdisciplinares integra a rede de produção do saber fazer a prática docente, pois apresenta aprofundamento teórico-prático nas questões da formação docente. Reúne resultados de pesquisas e extensão e, ainda, relatos de experiências com abordagens que possibilitam reflexões para o curso e o percurso da formação para a docência na educação básica e superior. Com o comprometimento daqueles que se inscrevem no cenário de discussões desses impasses, os autores deste livro partilham suas experiências com seus escritos apresentando elementos para a compreensão de possibilidades da formação, autoformação e atuação de docentes interdisciplinares.  O livro abre caminhos para uma leitura não linear dos textos, pois em todos os escritos os autores convidam à reflexão teorizando a prática. Instigam o leitor para perceber nos textos, ao mesmo tempo, especificidades da teoria em articulação com a prática interdisciplinar no conjunto das ideias do debate sobre a formação de docentes interdisciplinares.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-638-0
DOI: 10.24824/978858042638.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FORMAÇÃO DE DOCENTES INTERDISCIPLINARES

Autores

Ivani Catarina Arantes Fazenda (Org.)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) (1978). Doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1984). Livre docência em Didática pela UNESP (1991). Atualmente é professora titular da PUCSP, professora associada do CRIE (Centre de Recherche et intervention educative) da Universidade de Sherbrooke- Canadá, membro fundadora do Instituto Luso Brasileiro de Ciências da Educação-Universidade de Évora- Portugal. Membro do CIRET/UNESCO,- França (desde 2007). Membro do comitê cientifico da Revista E.Curriculum (www.pucsp.br/ecurriculum) e de várias revistas na área da Educação. Preside o conselho editorial de duas coleções de livros da Editora Papirus e três da Edições Loyola. Membro da Academia Paulista de Educação (cadeira 37). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (GEPI-PUCSP), filiado ao CNPQ e outras instituições internacionais. Pesquisadora CNPQ- Nivel I, desde 1993. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, educação, pesquisa, currículo e formação. 

Nali Rosa Silva Ferreira (Org.)

Doutora em Educação: Currículo – PUC/SP. Mestre em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET – MG). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, BH). Especialização em Metodologia do Ensino Superior e em Orientação e Supervisão Educacional: visão integrada, pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG). Professora e pesquisadora do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade – GEPI-PUCSP. Membro do corpo Editorial da Revista Interdisciplinaridade – GEPI - PUC/ SP. Tem artigos e capítulos de livros publicados sobre interdisciplinaridade, autonomia, currículo e formação docente. È organizadora do livro Formação docente: Práticas, textos e contextos (Editora Fundac/ BH - 2008). Atua na formação continuada de professores.

Alexandre César Cunha Leite

Doutor em Ciências Sociais/Relações Internacionais – PUC/SP. Líder e Pesquisador do Grupo de Estudos em Economia Política do Imperialismo (UFRRJ). Mestre em Economia Política - PUC/SP. Bacharel em Ciências Econômicas – UMA Especialização em Relações Internacionais – PUCMINAS. Professor e pesquisador da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (GEPAP e NEPDA). 

Ana Rosa Vidigal Dolabella

Doutora em Língua Portuguesa/Linguística pela PUC-MG (Programa de Doutorado com Estágio no Exterior PDEE Capes Université Stendhal Grenole III – França). Mestre em Análise do Discurso (UFMG). Especialista em Psicopedagogia. Formada em Jornalismo/Comunicação Social (UFMG). Professora e Pesquisadora (GEIFoPE) do Centro Universitário de Belo Horizonte (Unibh). Tem publicações relacionadas a projetos desenvolvidos no que concerne à formação de professores e leitura de mídias nas escolas. 

Andrea Borelli

Possui graduação em História pela PUC/SP(1993), mestrado em História pela PUC/SP(1997) e doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP (2003). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos da Mulher da PUC/SP, e coordenadora de História da Universidade Cruzeiro do Sul. Autora de livros e capítulos versando sobre a questão da condição feminina no Brasil contemporâneo. 

Akiko Santos

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Educação de Adultos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciada em Letras pela Universidade de Brasília (UNB). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Educação Agrícola (PPGEA/UFRRJ). Cofundadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares (LEPTRANS/UFRRJ). Tem artigos e capítulo de livros publicados sobre transdisciplinaridade, currículo, didática e práticas de ensino. Co-organizadora dos livros: Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade (2005/2010); Complexidade e Transdisciplinaridade em busca da totalidade perdida (2009) e Didática e Formação de Professores: Complexidade e Transdisciplinaridade (2013). 

Arnoldo José de Hoyos Guevara

PhD Estatística University of California, Berkekey  Pos-doc University of Oxford, UK. Prof. PUCSP, Coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro - NEF/PUCSP (www.nef.org.br). Representante para o Brasil da World Future Society (www.wfs.org), do Projeto Milenio (www.millennium-project.org/)  e  dos ICIM (www.pucsp.br/icim). Tem publicado uma serie de livros nos últimos anos, o último sobre o tema da Educação na Era da Sustentabilidade (GUEVARA, 2011). 

Beatriz Marcos Telles

Mestra em Administração (PUCSP), graduada em Processamento de Dados (UFSCAR-SP). Licenciada em Matemática (Centro Universitário Claretiano-SP), especialista em Administração de Empresas (FAAP) e Design Instrucional para Cursos de EaD (UNIFEI). Experiência na docência do ensino superior (UNIVAS, ISEPEC-MG). Pesquisadora pela PUCSP nos grupos: GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) e NEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas do Futuro). Tem publicações sobre educação, interdisciplinaridade, formação de administradores, desenvolvimento sustentável, economia solidária e responsabilidade social empresarial. Atua na docência do ensino superior e com consultoria em educação e sustentabilidade. 

Eliana Márcia dos Santos Carvalho

Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – LAEL, pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidades Católica de São Paulo. Especialista em Linguística Aplicada à Língua Inglesa pela Universidade do Sudoeste da Bahia e Especialista em Avaliação Escolar pela Universidade do Estado da Bahia/Instituto Anísio Teixeira. Atualmente é professora de Inglês do Instituto de Educação Anísio Teixeira e Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VI – Caetité – BA.  Membro do GEPI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade e do Grupo de Pesquisa Leitura, Cultura e Formação Docente. 

Eliane de Souza Silva Bueno

Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás – PUC. Especialização em Psicopedagogia No Processo Ensino-Aprendizagem (União das Faculdades Clarentianas – UNICLAR), Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Especialização em Inspeção Escolar pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2005–2006), (2010–2012). Tem experiência como orientadora educacional, Supervisora e Inspetora Escolar e Técnica em Assuntos Educacionais – Uberlândia /MG. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Pedagógica para Docentes no Magistério Superior da Universidade Federal de Uberlândia 

Elydio dos Santos Neto

Doutor em Educação pela PUC-SP (1998); Mestre em Ciências da Religião também pela PUC-SP (1993). Possui pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP (2010). Trabalhou durante muitos anos no PPGE-Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo). Atualmente está na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Educação. Autor de “Por uma Educação Transpessoal” (Ed. Metodista/Lucerna, 2006); “Educação e Complexidade” (Editora Salesiana, 2002) e “Os quadrinhos poético-filosóficos de Edgar Franco” (Editora Marca de Fantasia, 2012). Organizador de “Histórias em quadrinhos & Educação: Formação e Prática Docente” (Editora Metodista, 2011). 

Jucimara Rojas  

Professora Doutora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande (MS), Profª. do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UFMS (PPGEdu). Coordena o Grupo de Pesquisa com registro CNPq - FFLLIPE- Fenomenologia, Formação, Linguagem Lúdica Interdisciplinaridade em Pesquisa e Educação. Autora de diversos artigos e orientadora de pesquisa na área de Educação, Cultura da Criança, Prática Docente, Linguagem Simbólica e Interdisciplinaridade. Organizadora do livro “Educação, Pesquisa e Prática Docente em Diferentes Contextos” (Editora Life, 2012). Autora do CD-Room - Livro de Pano: momentos de Ludicidade construtiva nas Práticas Pedagógicas Portuguesas (Editora Universidade de Aveiro/PT,2004).

Lucrécia Stringhetta Mello

Doutora e Mestre em Educação: Currículo, pela PUC/SP. Professora Associada da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Três Lagoas). Professora do PPGEdu- Programa de Pós Graduação-Mestrado e Doutorado –CCHS/UFMS. Atualmente coordena o Curso de Pedagogia/CPTL. Atua nas áreas de Políticas e Gestão Educacional, Interdisciplinaridade, Currículo e Ensino, Memória e Identidade Docente, Formação Inicial e Continuada. Coordena o NEI - Núcleo de Estudos Interdisciplinares, GEFI- Grupo de Estudos e Formação Interdisciplinar (Três Lagoas), GEMFIC - Grupo de Estudos Memórias de Formação: identidade e  cultura. Tem livro editado na área de Interdisciplinaridade; livro organizado na linha de pesquisa, educação, psicologia e prática docente; artigos em periódicos e capítulos de livros com temas da área de atuação. lucrecia.mello@uol.com.br

Mariana Aranha Moreira José

Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Pedagoga pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher de Jacareí/SP e pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (PUCSP). Administradora Escolar II do Centro Educacional SESI (São Paulo, desde 2003). 

Marianela Costa Figueiredo Rodrigues da Silva

Mestre em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET – MG). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Cultural Newton Paiva e em História pela Faculdade de Letras de Lisboa- Portugal. Especialização em Dificuldades de Aprendizagem. Professora do Centro Universitário de Belo Horizonte (Unibh). Pesquisadora do GEIFoPE – Grupo de Estudos Interdisciplinar e de Formação e Prática Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (Unibh). Coordenadora do curso de Psicopedagogia (Unibh). Tem artigos e capítulos de livros publicados sobre tecnologias, currículo e prática educativa. E organizadora do livro “Olhares Plurais sobre o meio ambiente: uma visão interdisciplinar”. Editora Icone (2010). marianela.silva@prof.unibh.br

Marina Graziela Feldmann

Possui graduação em Pedagogia pela PUCSP (1971). Mestra e Doutora em Supervisão e Currículo pela PUCSP. É Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da PUCSP. Docente pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo. Pró- Reitora de Graduação da PUCSP (2008-2012). Membro do corpo Editorial da Revista Olhar de Professor -UEPG Paraná, da Revista E-Curriculum da PUCSP. É líder do grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar – certificado pelo CNpq desde 2000.Tem experiência na área de educação com ênfase em: Formação de professores, Currículo, Escola Brasileira e Paradigmas Curriculares Inovadores. 

Rosana Toledo

Possui Graduação em Gastronomia, Mestre em Educação pela UNICID. Participante do GEPI/PUC/SP. Líder do Grupo de Estudos em Gastronomia (GEGASTRO), certificado pelo CNPq. Coordenadora do CST em Gastronomia e CST em Eventos da Universidade Cruzeiro do Sul. Possui artigos publicados sobre formação docente, história de vida e interdisciplinaridade. rftoledo@uol.com.br

Sandra Barros Sanchez

Licenciada em Ciências Agrícolas, Mestre e Doutora em Agronomia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  Docente e pesquisadora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Docente e Chefe da Divisão de Assuntos Pedagógicos do Colégio Técnico da Universidade Rural.  Pesquisadora do Grupo Educação, ambiente, território e identidade. Tem experiência no ensino técnico agrícola e na pós-graduação. Tem artigos e livros publicados sobre práticas interdisciplinares e temas transversais no ensino técnico agrícola. Coautora dos livros: Muares: tema transversal para o ensino médio e técnico em agropecuária (2006/2007); Interdisciplinaridade na prática: a disciplina de informática na formação do técnico em agropecuária, frente aos arranjos produtivos locais (2011). 

Solange Maria Moreira de Campos

Licenciada em Letras pela PUC-Minas, Mestre em Educação, Administração e Comunicação (UNIMARCOS-SP), Pós-Graduada em Literatura (FAFI-BH), Professora e Pesquisadora do GEIFoPE – Grupo de Estudos Interdisciplinar e de Formação e Prática Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (Unibh). Tem artigos publicados sobre lexicologia e literatura, com ênfase na produção literária para crianças e jovens.

Valda Inês Fontenele Pessoa

Graduada em Pedagogia (1978-1981) pela Universidade Federal do Acre-UFAC, especialização em Planejamento Educacional - UFAC (1986), especialização em Metodologia do Ensino - UFAC (1994),   mestrado em Educação - Metodologia do Ensino - pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1998-1999) e doutorado em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP (2011). É professora da Universidade Federal do Acre e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (GEPI/ PUC/SP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente da Universidade Federal do Acre – GEPE-UFAC. Tem  experiência na docência do ensino médio e do ensino superior. Tem orientado pesquisas que enfatizam questões da formação do professor, história de vida docente, gestão e cultura escolar. 

Ruy Cezar Do Espírito Santo

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1957), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Atualmente é professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado; professor de graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor na UNIMESP, no programa latu-sensu denominado "Docência do Ensino Superior". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Auto Conhecimento na Formação do Educador, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, autoconhecimento, formação do educador, fragmentação e transformações. É autor dos livros: Pedagogia da Transgressão (SP: Papirus, 1996); O renascimento do Sagrado na Educação (SP: Vozes, 2008) e Autoconhecimento na formação do educador (SP:Ágora. 2007) dentre outros.